14 de jan. de 2013

PAPO RETO – CYNEIDA CORREIA SENTA A PÚA SEM PERDER A TERNURA


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma idéia polêmica e apimentada com a jornalista CYNEIDA CORREIA, que literalmente senta a púa na cena rock Roraimense, e no melhor estilo Roraimarocknroll joga a merda no ventilador. Entre a polêmica envolvendo seu nome com uma banda local, os fracassos de 2012 e a briga de egos do rock local, a jornalista rocker mostra que o rock roraimense tem muito a evoluir. Confira como foi o papo:


Blog Roraimarocknroll 
O rock veio até você, ou você foi até o rock? Como e quando surgiu sua paixão pelo estilo? 

Cyneida Correia 
Eu sempre me senti deslocada. Quando todas as meninas da minha idade usavam roupinhas meiguinhas, eu andava pela cena de rock de Belém recebendo influências musicais como Cazuza, Titãs, ACDC, andando de preto, ouvindo, usando boinas, casacos do exército... Eu era esquisita! 

Blog Roraimarocknroll 
Esse espírito volátil já fazia parte desde sempre de você ou foi apimentado pelas experiências da vida, principalmente relacionado a sua profissão que lida diariamente com o mundo das notícias boas e ruins? 

Cyneida Correia 
A profissão ajuda... Sou jornalista desde os 17 anos. Nunca fui outra coisa... Então você recebe muita influência de rebeldia, de olhar para o mundo de forma diferenciada, de querer fazer a diferença... 


Blog Roraimarocknroll 
Por isso alguns te amam e outros te.. bem... respeitam? 

Cyneida Correia 
Mamãe passou pimenta malagueta em mim... E eu não consigo compactuar com essa hipocrisia epidêmica do mundo, não consigo ficar fingindo ser o que não sou. Comigo é 8 ou 80. Me odeiam ou me amam... Mas eu ligo muito pouco pra isso... Os outros são os outros e só... já dizia a Paula Toller. 

Blog Roraimarocknroll 
Você foi inspiração e homenageada por uma banda local com uma canção. Ficou surpresa com a homenagem? 

Cyneida Correia 
Homenagem é um modo de ver a situação, e com certeza não é o meu modo. Até hoje não entendi a desses caras com essa música e briguei tanto com essa historia que eles acabaram mudando o titulo e tirando do youtube. Mas se você colocar meu nome e youtube na busca do Google vai achar a porra da canção me chamando de devassa, dizendo que faço sexo a três e sei lá mais o que esses moleques inventaram. Pensei em processar, mas depois achei que era dar ibope demais para quem não tinha. Tudo que eu faço dá muito ibope, não sei porquê cargas dá água, então preferi brigar em bastidores e deixar a historia rolar... Não conhecia esses meninos até a canção. Um deles é meu amigo no twitter, mas não entendo de onde eles tiraram essa letra sendo que eu nunca nem jamais falei com eles antes dessa historia. Ficou todo mundo pensando que eu tinha ficado com o moleque e tal, mas bicho, quem gosta de menino é mãe e playstation, ainda mais menino moleque, porque homem de verdade não faria esse tipo de coisa, falando sobre uma garota desconhecida, como se ela não prestasse. Fiquei muito triste na época com o envolvimento e apadrinhamento do Coletivo Canoa Cultural com essa situação, porque eu tenho muitos amigos por lá, o Manoel, o Vinícius e o Pablo, a Jessica e as meninas e não curti nada do envolvimento deles nessa história! Sou mãe, sou filha, sou profissional respeitada no estado onde atuo. Os colegas do meu filho baixaram o video na escola dele e ficaram fazendo bullyingm zoando geral. Foi constrangedor e ninguém nunca se preocupou com a repercussão disso em minha vida, tratando sempre como uma brincadeira. 

Blog Roraimarocknroll 
Por isso sua afirmação na sessão O BOM DO ROCK de que o pior do rock roraimense era a Johnny Manero? Há alguma possibilidade de apaziguar os ânimos com a banda em relação a este acontecimento? 

Cyneida Correia 
Ainda acho, e não pela canção. Eles não sabem tocar direito e deveriam ensaiar mais, ser menos arrogantes, ficar mais tempo na garagem se afinando antes de subirem ao palco, e não são a única banda do estado assim... Esses jovens que estão aí, na tal cena, são jogados nela sem nenhum tipo de aperfeiçoamento musical, não se preocupam em ler, aprender, treinar. Ser musico é um talento, mas o aprendizado tem 99% de transpiração e 1% de inspiração. Muitas bandas jovens de Roraima treinam uma semana na garagem e depois sobem ao palco se achando os fodões. Falta humildade brother! Fiquei com mágoa, mas não guardo nem dinheiro quanto mais rancor. Tirarem o vídeo do youtube, foi um bom passo, mudarem a letra e tal e isso ajuda também, mas volto a dizer, nada tenho contra essa ou aquela banda. Apenas acho os caras ruins como acho outras bandas ruins também... Aqui em Roraima os caras querem tocar sem esforço... Não querem ensaiar, se deslumbram e logo se acham os caras! 


Blog Roraimarocknroll 
O que falta de fato, para as bandas da nova geração do rock roraimense se tornarem a principio mais relevantes no cenario rock local? 

Cyneida Correia 
Acho que a cena de rock de Roraima tem equívocos, mas essa é minha opinião pessoal. Um deles é que é preciso aproximar o rock do publico e isso não é feito. Admiro e aplaudo o esforço do Coletivo Canoa Cultural em levar rock para o interior, mas na minha opinião a cena na capital tinha que ser mais fortalecida primeiro... O rock alternativo tem que ser levado para as praças, tem que estar a disposição de quem gosta e de quem não gosta, não pode ficar restrito a uns camisas pretas que estão sempre lá na mesma historia... 

Blog Roraimarocknroll 
Pelo seu discurso, o Coletivo Canoa Cultural parece ser a única salvação do rock roraimense... 

Cyneida Correia 
Não amore. Citei o Coletivo Canoa Cultural porque é o que temos de mais expressivo em relação a eventos consolidados na área. Isso vale para todos os produtores. Você, por exemplo, que produz festivais, sabe o quanto é difícil. Considero a maneira como você faz os eventos, mais eficiente do que o modo como é feito ate agora... Tem mais público, aproxima mais daquele a quem o rock deve chegar, mas tanto da parte de produtores independentes como você, como da parte de produtores consolidados como o Coletivo Canoa Cultural, falta humildade! Nada pessoal, todos meus brothers, mas tanto de um lado como do outro desse barco, são beneficiados só os amigos. Os inimigos, bang bang neles! É preciso união, é preciso deixar o orgulho de lado e ver que quem tem talento precisa ser reconhecido, e não deixado de lado em festivais pelo fato de ser de grupo oponente... Acho isso uma babaquice e não é apenas minha essa opinião... Hoje de independente só o rock da periferia, A IECUANA, o ARROTO DO SAPO porque eles vão onde chamam e tocam com qualidade o que tem que ser tocado. A música devia estar acima disso! É sofrível termos que ouvir em festivais de Roraima bandas que não sabem tocar, enquanto outras melhores ficam de fora por serem de grupos opostos... 


Blog Roraimarocknroll 
… Mas convenhamos, o blog Roraimarocknroll sempre divulgou a cena independente e as bandas independentes e undergrounds de Roraima. Sempre participamos como público dos eventos de rock da cidade, inclusive estando presente em eventos do Coletivo Canoa Cultural, e NUNCA fizemos qualquer tipo de evento na mesma data para competir ou boicotar o evento de outros produtores locais... Talvez a humildade deva partir de quem faz justamente o oposto daquilo que deveria fazer, ao invés de querer que nos tornemos pilotos de tapetes voadores.... 

Cyneida Correia 
… Acho que quem olha de fora vê melhor. Todos precisam amenizar e deixar alguma coisa de lado. Já somos a margem da sociedade e ainda nos marginalizamos de dentro, excluindo os competentes e dando lugar aos incompetentes. O que existe hoje está sendo feito da forma errada e devia mudar. Essa é minha opinião... Agora cada um tem que se tocar qual a sua parte no processo. Não adianta outro apontar... Humildade é quando a gente reconhece que está errado. Acho digno ser contra, inclusive sou contra muitas coisas e admiro sua postura em relação a isso, de jogar a merda no ventilador e tal e tal, mas acho que as criticas como vem sendo feitas não servem de nada. Tenho uma visão diferenciada sobre esse assunto que deveria ser debatida numa mesa de bar! (risos) 

Blog Roraimarocknroll 
Como jornalista e testemunha ocular da história do rock roraimense, agora é a sua vez de puxar a orelha... o que precisa mudar urgentemente na cena rock local em relação a quem fomenta? e com relação as bandas? 

Cyneida Correia 
Dentro dessa questão que você citou, o que eu colocaria é o seguinte: Eu não curto muito essas bandas que chegam aí porque eu sei que elas começam e acabam logo. Então nem dá pra saber... Às vezes, um baterista ou guitarrista já mudou. É muita questão de EGO! Têm, claro, muitas bandas novas que são boas, como por exemplo: JAMROCK. Gosto dessa garotada nova. Se fizer sucesso lá fora, parabéns! O que me aborrece na cena local é que fica todo mundo com cara de bonzinho. “OH, ADOREI O SEU TRABALHO”, “OH, SOU SEU FÔ. Mas no fim não tem união, cada um por si! Roqueiro é fundamentalista, mas o problema não é ter estilo A, B ou C - é você ficar parado, e eu acabo entrando em conflito justamente porque não consigo ser hipócrita. Vou para um lado e para outro com a maior naturalidade, mas sempre digo o que penso quando me perguntam. E nem sempre é o que querem ouvir. 

Blog Roraimarocknroll 
… Seria esta a tecla que sempre batemos no Blog em relação a este assunto, da automasturbação excessiva? 

Cyneida Correia 
Exatamente! Mais música, mais humildade, mais proximidade com o publico, mais esforço e menos arrogância! 

Blog Roraimarocknroll 
Então a humildade e o pedido de desculpas deve partir de quem provoca a divisão, de quem prejudica a cena... 

Cyneida Correia 
… Mas para cada lado quem provocou foi o outro. Então acho que a música devia vir em primeiro lugar e o esforço por uma cena melhor devia ser de todos. 

Blog Roraimarocknroll 
O que mais te indignou no rock roraimense em 2012? 

Cyneida Correia 
O fracasso dos eventos, sem público para ver as bandas que vem para Roraima. VER UM SHOW DE ROCK COM MENOS DE 30 PESSOAS É TRISTE! Aqui só o que funciona em termos de show de rock, é o evento organizado pelo Motoclube (Encontro de Motos de Altas Cilindradas) 

Blog Roraimarocknroll 
O fracasso de público não se deve principalmente a falta de credibilidade de quem promove certos eventos? De competência profissional em promover e divulgar? Você acha que só facebook resolve o plano de mídia de um evento em Boa Vista? 

Cyneida Correia 
Não acho que seja falta de credibilidade, credibilidade tem muita. Acho que se algo está sendo feito e não está dando certo , precisa ser modificado, e isso não acontece. Todo ano repete-se a mesma história, COM REUNIÕES DE AVALIAÇÃO NO FINAL ACHANDO UM SUCESSO ALGO QUE NÃO FOI UM SUCESSO. Tem que ser revisto e modificado. Novas frentes tem que ser atacadas. O Encontro de Motos de Altas Cilindradas provou que Roraima tem público para o Rock, então é preciso trazer bandas que as pessoas queiram ver, é preciso investir na aproximação com o público... 

Blog Roraimarocknroll 
...Ou seja, mudar quem administra, quem organiza, quem faz a frente, dar sangue novo, cara nova e eliminar o velho câncer e o pós rancor que permanece por aí... 

Cyneida Correia 
… Acho válido o trabalho e o esforço de todos, só que os caminhos precisam ser diferentes... 

Blog Roraimarocknroll 
Pra fechar a conta... O que você espera do rock roraimense em 2013? Quem merece destaque? E quem merece sair de campo e parar de empatar a foda alheia? 

Cyneida Correia 
Espero mais qualidade. Merece destaque a Jamrock, a Veludo Branco, A Mr. Jungle, a Iecuana, a Garden e a Ditambah, que vai mostrar muita coisa e arrasar por aqui com o som deles... Quanto a sair de campo, rock é que nem tudo na vida, quem não tem competência, não se estabelece. Você pode observar que bandas que mudam de integrantes toda hora, de nome, de estilo não ficam muito tempo. Quem viver verá!


Fecha a Conta.



4 comentários:

Alexandre Horta disse...

Gosto da postura e atitude da Cineyda, que diz o que pensa de forma transparente, sem confetes e sem ser prolixa. Muito boa a entrevista!

Cyneida disse...

Ueba! o unico rokeiro nao poser dessa bagaça. Pq ser a entrevista mais vista e não ter comentários é muito pau no cu rs

Victor Matheus disse...

Hey! eu tbm não sou poser não porra! huuhuuehue então deixa eu comentar aqui pra garantir minha imunidade e reputação! kkkkkkk

Karen Lorene disse...

Na lata, gostei de ver. Uma pena que a Cyneida aponta problemas que existem desde de que deixei Boa Vista, em 2008. Ja passou o tempo de mudar a mentalidade!