28 de jan. de 2013

PAPO RETO – AUGUSTO NUNES E O ROCK AMAZONENSE


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma idéia com o guitarrista e vocalista AUGUSTO NUNES, da banda amazonense ROODIE. Um PAPO RETO e direto sobre a cena rock amazonense, seus desafios, e os projetos da banda Roodie para 2013. Confira como foi o papo:

Blog Roraimarocknroll
Você fez parte de uma geração do rock amazonense que fez história. O documentário do músico Bosco, da banda Chá de Flores, conta essa história com maestria... Os desafios daqueles tempos continuam os mesmos nos dias atuais em relação a cena rock amazonense?

Augusto Nunes
Acho que os desafios e algumas mentalidades também! No entanto hoje a gente tem por aqui mais gente e mecanismos pra mobilizar a cena, a ponto de uma banda já conseguir se enxergar em um contexto regional e nacional, sem distorções ou romantismos.

Blog Roraimarocknroll
Além de músico e proprietário do estudio garage 30 você também é um dos agitadores da cena manaura e colaborou na organização do festival Amazonas de Rock, um dos maiores da região norte de 2012. Como foi participar na produção de um evento do porte deste festival? o que mais te marcou nesse trabalho?

Augusto Nunes
O Festival Amazonas de Rock foi fruto de uma construção diferenciada e jamais vista por aqui, envolvendo vários agentes da cena e o Fórum Permanente da Música no Amazonas, numa discussão direta com a Secretaria de Cultura do Estado. Participar dessa organização pra mim foi inspirador e gratificante, no sentido em que pude contribuir um pouco mais - com ações e idéias - para o estabelecimento de um divisor de águas pro rock amazonense. Além dese sentimento de satisfação, meu destaque também paira sobre a clara quebra de um paradigma de assistencialismo, que havia em relação aos formatos de aplicação de recurso público para eventos de rock no estado. Nós tivemos carta branca e orçamento cheio para formatar um evento para 11 mil pessoas, com a nossa cara e que respondesse às nossas demandas locais.

Augusto Nunes

Blog Roraimarocknroll
Em 2012 a cena rock amazonense ganhou muito destaque na música independente com bandas como Tucumanus, Alaíde Negão e Luneta Mágica... Você acredita que finalmente o Amazonas entrou no mapa da música independente do Brasil?

Augusto Nunes
Acredito que as portas já estavam "entreabertas" e estão, hoje, se abrindo mais claramente para as bandas que estiverem dispostas a encarar a nova realidade da música independente. Acredito que a maior projeção de bandas como Alaíde, Tucumanos e Luneta perpassa muito mais pelo trabalho dos caras e pela coragem de encarar de frente essa nova realidade musical. Vejo as bandas daqui dialogando muito mais clara e fortemente com o resto do país nos próximos 2 anos. É uma construção lenta, mas que tende a se acelerar!

Blog Roraimarocknroll
Sobre sua carreira... Recentemente sua banda - Roodie - lançou o disco “67”, entregando para os fãs um belo trabalho. Qual o maior desafio de gravar uma bolacha no norte do Brasil? Acredita que conseguiram sintetizar nesta bolacha a mesma intensidade que a banda apresenta em shows ao vivo?

Augusto Nunes
Acho que captamos no 67 (O nome faz uma alusão ao ano de criação da zona franca e do polo industrial de manaus, que não são as temáticas das músicas, mas sim os contextos culturais, econômicos e sociais, nos quais elas se inserem) uma das faces da banda que tem muito a ver com esse último ano e meio de trabalho. O CD tem uma atmosfera um pouco mais tranquila do que a banda é ao vivo. A energia tá lá, mas um pouco mais canalizada. Mais racionalizada. É um CD honesto, que não enfrentou o que, a meu ver, ainda é o maior desafio pra se gravar um trabalho no país, que é o alto custo de produção. Gravar ainda é um pouco salgado. Essa é uma realidade que nós, seja com o trabalho no Garagem 30 ou inserido em várias outras discussões ligadas ao tema, brigamos diariamente pra mudar. Gravar não precisa ser caro! Outras instancias do processo talvez ainda se mantenham assim por algum tempo, mas gravar não e acredito que essa realidade tá caminhando pra uma mudança também!

Blog Roraimarocknroll
Pretendem circular em tour pelo norte pra lançar o disco?

Augusto Nunes
Sim sim... já estamos viabilizando uns contatos pra que isso ocorra a partir do carnaval, com o lançamento do nosso 1o. Clipe...

Blog Roraimarocknroll
Tem acompanhado a cena rock roraimense? Pra você, quem vem se destacando no cenario rock do extremo norte do Brasil?

Augusto Nunes
Fomos com a Roodie tocar em Boa Vista no Grito Rock de 2011 e de lá pra cá tenho acompanhado alguns trabalhos um pouco menos voltados ao rock, como o do NEUBER e o da EUTERPE, que tem muito do rock, na intensidade com que eles mostram seus trabalhos. Acho que por isso me identifiquei. Mas dentro do Rock, me chamam sempre a atenção o som da IECUANA, por exemplo. O som da SHEEP tambem me agrada. Fora as unanimidades que a gente já elegeu por aqui: VELUDO BRANCO E MR. JUNGLE. Espero visitar Boa Vista logo e tenho certeza que a gente vai trombar com mais coisa legal!

Blog Roraimarocknroll
Quais as suas expectativas para 2013 em relação ao rock amazonense? O Festival Amazonas de rock vai se repetir? E como agitador cultural, o que você pode adiantar em termos de produção cultural para este ano?

Augusto Nunes
2013 é um ano de continuidade pro rock amazonense. Tinhamos pro ano passado uma grande promessa de lançamentos de várias bandas por aqui, e que acabaram não rolando. Agora que o mundo não acabou, a galera aqui não vai ter mais desculpa pra não soltar esse material! O Festival Amazonas de Rock já está sendo pensado dentro do Fórum Permanente de Música do Amazonas. Não sei se eu serei um dos articuladores diretos esse ano, mas vou estar envolvido indiretamente com toda a certeza! Sem falar nas costuras pra circulação de bandas que já vem sendo pensadas desde o meio do ano passado! Tô bem empolgado com o 2013 do rock amazonense!

Blog Roraimarocknroll
Pra você qual é o bom do rock amazonense? e o ruim?

Augusto Nunes
O bom tá nas posturas de bandas novas, que estão nascendo já acreditando que a correria é necessária sempre. O ruim do rock amazonense tem um pouco a ver com o custo amazônico e a dificuldade de disseminar o trabalho daqui. Muita gente se acomoda e acaba gerando um sentimento de derrota pra muita gente. Esse sentimento e essa acomodação ainda são coisas ruins do rock por aqui, no entanto, tem uma galera massa trabalhando muito forte aqui pra mudar esse quadro.

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

Augusto Nunes
Bom... Brigadão ae ao Blog Roraimarocknroll, um canal massa que aproxima a gente aqui, da galera aí e vice-versa! Valeu pela força na divulgação do trampo da ROODIE. O CD novo ('67) rola pra streaming no BANDCAMP (http://roodiemanaus.bandcamp.com/). Já o EP "Entrelinhas" de 2010 ainda tá disponível pra download, no www.tramavirtual.com.br/roodie_manaus. Esperamos concretizar em breve uma visita pra tocar em Boa Vista e mostrar in loco nosso trabalho novamente. A gente continua aqui, na correria pra estreitar de vez esses laços do rock baré com Roraima e o rock macuxi!

Fecha a conta.

Nenhum comentário: