5 de ago. de 2011

CADÊ O BAIANO?




Por Victor Matheus

Toco em bandas de rock desde 2001. De lá pra cá participei de centenas de shows, dezenas de eventos, e como músico, banda e público, ajudei a construir a cena rock de Roraima. Isso é um fato e me orgulho muito. 

Faço parte de uma geração que cresceu ouvindo os ecos do grunge, acompanhou o sepultamento da indústria fonográfica e aprendeu que para ser um artista respeitado não basta ter talento, carisma e sorte, mas também trabalhar muito e encarar a arte como profissão e meio de vida.


Hoje temos na cena local, bons festivais de música, e não só de rock, que fomentam substancialmente a cadeia produtiva da música em Roraima e a nossa emergente cena rock. Mérito para todos que participam, sendo publico, produtores e bandas, mas nem tudo são flores. Ainda há aglomerados de pessoas por aqui se valendo da boa vontade de instituições e empresas que trabalham em prol da cultura, em benefício de todos, para tirarem proveito dos espaços para interesse próprio, e não adianta choramingar porque isso já está claro há muito tempo.

A maior prova acontece hoje e amanhã no mais tradicional festival de rock de Roraima, que sempre teve o perfil de ser um festival independente, com o propósito de fomentar a linguagem do rock, aglomerar todos que fazem parte da cena, e acima de tudo ser uma festa para se comemorar o dia mundial do rock. Perdoamos a mudança da data por conta do cronograma, mas não aceitamos como público, ver um festival que se tornou grande, o maior de todos em Roraima, ser palco para moeda de troca de grupos corporativistas que beneficiam somente partes desse processo, e deixa visível claramente que os interesses próprios são mais importantes do que realmente propor idéias e ações que possam realmente fomentar a cena rock local e valorizar todos que fazem parte dessa cadeia de forma igualitária, com oportunidades para todos.

Se nas telas de cinema perguntam “cadê o baiano?”, podemos tranquilamente perguntar em nossa cena “cadê o respeito?”. Sim! Cadê o respeito pelos artistas que tem seu trabalho consolidado, de relevância e que sempre buscou somar e não dividir em nossa cena, mas que por inveja de outros grupos e pessoas são excluídos sem um argumento justo? O mesmo papinho de sempre não cola mais. Sinto muito. E digo mais, cadê o respeito com o público? Com as bandas? Com aqueles que oferecem os espaços? Reflita também.

Enquanto existir entre nós pessoas com interesse próprio, usando e manipulando descaradamente os braços da nossa cadeia, com um discurso barato e fanfarrão, que só funciona nas mesas de escritório, ainda presenciaremos momentos como esse, de pura falta de vergonha na cara, e uso indevido dos espaços culturais disponíveis para todos, mas utilizados para poucos que visam olhar somente o próprio umbigo, e eu, como público e artista não vou engolir mais essa jaca. Faço valer meu direito e o exerço sem medo de cachorro latir.

12 comentários:

Cesar... disse...

um Festival que ja teve 32 bandas locais em uma edição, e que teve ultimamente no novo formato, bandas como (na sequencia) Dr. Sin, Forgotten Boys, Marcelo Nova, Raimundos, Madame Satã, Matanza, Dado Villa Lobos.. hoje na primeira noite teremos Nevilton (???) ... a explicação está o texto.. reflitam!

Ellen Carmaine disse...

hehehehe! O problema do Brasil é que engole tudo goela abaixo, não reclama e ainda aplaude! Talvez, o problema seja que não tem concorrência! Daí, todo mundo fala que não tem muitos eventos de rock, que temos que aproveitar os que tem, nos unir e blá, blá, blá... Mas, o nível é de... rir! Quem é Nevilton?

Anônimo disse...

essa banda nevilton é tão desconhecida que alguns foram no youtube buscar pra ver como era...realmente uma bosta, muito longe de ser headline de um festival no top do Fest Rock. (podem até ter vindo sem cobrar nada, mas só as despesas com transporte já são grandes demais pra uma banda tão ruim!)

Mas vejamos o que diram da tal cachorro grande ( sumida geral da mídia - 1 cd e nada mais)

Uma coisa pode ter certeza, nas resenhas que sairão, vão contar como se tivesse rolado o maior sucesso e foi tudo muito foda!

K' Freire disse...

Pra mim Nevilton é tão Coca Cola choca quanto a Madame "Saatã" (corrigindo).
Porém uma outra coisa que eles tem bem em comum, além do fato de serem chatinhos, é o tamanho carisma para com o público.
Pra quem pergunta "quem é Nevilton?" Eu respondo: Também não sei, mas conheço gente que acompanha os caras antes mesmo de sonhar que eles vinham pra cá.
Sinal que a banda já não é tão desconhecida. E o que não agrada aos meus ouvidos, com certeza agrada os de alguém. E se não agradou meu ouvido, pelo menos ganhou meu respeito. Por quê o que falta de humildade em pessoas que comentam nesse blog, sobra naqueles caras.
Estavam todo tempo interagindo com o público, sendo simpáticos, descontraindo e principalmente agradecendo.
Assisti com gosto a apresentação, tava com saudade de toda essa educação e respeito, olha.
Os caras vieram pra mostrar seu trabalho, assim como as bandas daqui saem pra fazer o mesmo.
Fazer show fora de casa, é dar a cara a tapa mesmo, mas parece que muita gente esquece. Sabem que é difícil partir de um lado a outro do país, apresentar seu trabalho... Bate até um friozinho na barriga por não saber se vão ser bem aceitos. Eu sei que vocês são humanos e sentem isso, sabem o que é isso, mas sabe também que só de ter oportunidade de sair do seu estado pra divulgar seu trabalho, já se sobresai sobre as outras dúvidas e medos. Sabem que vale a pena no final das contas. Então, dá pra parar e pensar que as pessoas que vem conhecer Roraima e mostrar serviço aqui, passam pela mesma coisa?! Acorda gente, fala sério. Tem gente aqui que só pensa em si. Isso é decepcionante.

Volto a dizer, eu não gostei da música, mas com certeza, meus R$ 5,00 não foram jogados fora quando eles entraram no palco. Fiquei até o fim, prestigiei todo mundo, fiquei cansada mas feliz e trabalhei morta no outro dia, porém sem arrependimentos por ter gasto meu tempo vendo bandas diferentes.

É muito chato esse povo que só reclama, mas não sabe o que é trabalhar com banda, como é difícil fazer todos os "corres", como é ralado, como muitas vezes não é recíproco, como você pode levar muita porta na cara, mas mesmo assim, não desiste e tenta tirar proveito até das piores lições.

Obrigada Nevilton, eu não sou da casa (estado), mas por mim vocês serão bem vindos sempre (aquela introsada que não é da casa mas abre a porta pra todo mundo entrar).

K' Freire disse...

E esse anônimo desinformado eim? hahaha
Desde quando a Cachorro Grande está sumida da mídia (se for da mídia de RR você está certo, na verdade, não seria nem sumida e sim recém nascida), os caras tão na ativa faz tempo.
E 1 CD? De onde você tirou isso meu caro? Eles 'tão lançando o 6º álbum agora, o "Baixo Augusta".
Que inclusive, foi onde os conheci, dona R. Augusta, mãe das bandas recém chegadas a SP (porque maioria vai morar lá).
Apesar de os narizes do pessoal da Cachorro, furar o vento por onde passam, eles são boas pessoas, inteligentes, ótimo gosto musical, estão na estrada por um bom tempo, entendem de música como ninguém, tão ralando aí, correndo atrás do jeito que tem que ser, afinal, o que dá o pão a boca deles é a música, e no final das contas, quem proporciona esse pão, é o povo que gosta da banda, que tá comprando CD, divulgando, indo em show e os cambal... E eu sei que eles reconhecem isso. Apesar de ter percebido uma certa frieza no palco. Apesar de muita gente não ter do que reclamar da performance deles no show aqui em BV, eu digo, eles são melhores que isso.
Eles conseguem ser mais empolgantes.

E pra quem não gosta da Cachorro Grande, só peço o mínimo de respeito com quem gosta! Expresse sua opinião, mas também não esculache.
Pois sinceramente, pra mim quem lotou o Sesc esse sábado, foi a Cachorro Grande (a Los Porongas também, mas a cachorro ganhou), que fizeram todo mundo curtir seus grandes sucessos, botou muita gente pra tirar o pé do chão, balançar a cabeça de um lado pro outro e abrir roda de pogo, onde até o dono do blog estava.
Mesmo com uma pequena infecção no olho, fui lá curtir a banda, não me considero fãn, tem muita coisa na música deles que eu não curto, mas tenho que adimitir, se eles estão na ativa por quase 12 anos, é porque realmente merecem.

Pra mim não basta ter só música na veia, tem que se mostrar muito além pra ganhar meu respeito. E os caras lá já ganharam a muito tempo.
Valeu a vinda ao estado, foi ótimo revê-los. Que essa seja a primeira de muitas visitas.

K' Freire disse...

E pra quem não gosta do estado, país... Que mora, a porta de saída sempre esteve aberta.
Uma coisa é termos personalidade, saber o que faz bem ou não para nossos ouvidos, agora achar que uma nação toda tem que ser igual, é de mais.
Quem é tão bom o bastante pra reger o gosto musical alheio, deve ser bom o suficiente de se virar lá fora a qualquer momento.

Uma coisa é dizer EU NÃO GOSTO, outra é falar nas entrelinhas que alguém é idiota por gostar de tal coisa.

Mas ta aí, o mercado da musica é assim mesmo. Nem tudo vai agradar a todo mundo, mas se todo soubesse que não é único no mundo, já tava bom.

Cesar... disse...

Caraca K´ , tu escreve pracaramba.. heheh.. e bem coerente.. faz um blog que seria massa essas opiniões no seu espaço..

(é sério, não estou ironizando não)


=)

K' Freire disse...

Obrigada Cesar!
Eu falo de mais mesmo. Rss.
Mas infelizmente me falta um tanto de tempo (quem tem blog precisa estar sempre muito bem atualizado), visão boa e responsabilidade pra criar um blog.

Sempre leio os comentários desse blog, e sempre tem muito nhé nhé nhé, pessoal que chora a toa, só reclama DE TUDO.
Tem uma hora que a gente cansa de ler tanta barbaridade e se vê no direito de se mostrar presente também.

Quem reclama de mais e faz acontecer de menos, não consegue enchergar nada além do seu próprio umbigo.

K' Freire disse...

aushuahsauhsuahs Leram os comentários aqui e acabaram de falar a mesma coisa no meu twitter, pra eu criar um blog. aushaushauhs NEVER!

Cesar... disse...

huehue.. poxa K, o povo clama por seu blog.. kkk

é assim mesmo, tem gente q reclama demais, de todos os lados, mas reclamar é um direito né? ainda mais no lugar que vc quiser, escolher e tiver vontade e liberdade pra isso..

mas o pior é quem é traíra, que faz pose de amigo pela frente e te deruba qd vc vira as costas.. isso é feio demais

K' Freire disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
K' Freire disse...

Antes o povo comentava os textos e um ou outro anônimo destilava seu veneno, mas agora...

Tem um povo apelativo no último, circulando no blog.
Queria saber onde foi que a discussão sobre música se perdeu, porque partir pra vida alheia é foda.

Eu tava afim de ouvir sobre as bandas, pra absorver cada vez mais, a vida alheia, o povo podia deixar pra vomitar todos os desafetos pessoalmente, que aí no anonimato é covardia.
Vão sentar, tomar uma cerveja e discutir a relação, deixem o 'mínimo' da descência repousar novamente nos comentários do blog.

Aproveita que estás viajando Matheus, e nos ponha a par de a quantas andam a cena alternativa ai no lado Sul.