3 de jan. de 2013

FATOS E FOTOS - O ADEUS AO TEMPLO DO ROCK RORAIMENSE


A COLUNA FATOS E FOTOS assinada pelo músico CESAR MATUZA relembra na sua primeira publicação de 2013 a história do ESPAÇO MULTICULTURAL DO SESC CENTRO, por muito tempo e ainda hoje considerado o TEMPLO DO ROCK RORAIMENSE de todos os tempos. Relembre em fatos e fotos o lugar que fomentou e deu espaço pro crescimento da cena rock roraimense.


Tradicionalmente, essa coluna trata de mostrar pra galera, eventos que aconteceram em Boa Vista, em um passado não muito distante, e que foram registrados e que de uma forma ou de outra marcaram a época e deixaram aquela saudade legal de tempos que não voltam mais. 

Hoje, a coluna vem falando de um lugar específico, que foi a casa onde nasceram os festivais da cidade, muitas bandas, amizades, romances, e muita história pra contar. Falaremos do local que foi o abrigo de todos os eventos que foram assunto dessa coluna em quase todas as postagens anteriores: o SESC Centro


Quem não mora mais em Boa Vista, ou morou, ou esteve por aqui frequentando ou tocando nos eventos do SESC, certamente passou pelo SESC Centro, onde era o prédio administrativo do SESC Roraima, mas que também abrigava o Espaço Multicultural do SESC. 

Esse prédio que abrigou no passado a Secretaria de Educação do Estado e mais recentemente o SESC, está sendo demolido e deixará de existir. Ficará para a história e apenas na memória de quem viveu os anos entre 2002 à 2010. 


Ano passado o SESC se viu obrigado a mudar sua administração para um prédio com instalações maiores, deixando pra trás o pequeno prédio da antiga administração, o qual já vinha enfrentando sérios problemas estruturais e de instalações que já eram muito antigas. O próprio Espaço Multicultural, onde aconteciam os eventos, já estava interditado há muito tempo pelo Corpo de Bombeiros por deficiência nas instalações. 

Esse ano o prédio começou a ser desmontado, talvez, provavelmente, para dar espaço para uma edificação maior, mais moderna, e mais eficiente. Talvez será sede novamente da administração do SESC, mas certamente não vai abrigar uma área para shows como havia anteriormente. 


Inegavelmente, para quem fez parte dessa época, ver essas fotos do prédio sendo demolido, fica com um grande aperto no coração, de ver o “nosso local”, onde foi a “casa do rock” por muito tempo em Boa Vista, sendo colocada no chão e deixando de existir definitivamente. 


Quem não tem história pra contar desse local? Quem não tem boas (ou más) memórias dos eventos no SESC? Quem dessa época não se divertiu pra cacete nos festivais e nos shows lá? Quem não gostava quando chegava o sábado a noite e tinha um show, tributo ou qualquer evento no SESC Centro? Era o único local para curtir rock, e por muitas vezes, lotava totalmente. 

Nesse processo de modernização, o antigo SESC Centro, conhecido como “Sesquinho”, depois da construção do SESC Mecejana, está desaparecendo definitivamente da face da terra. 

Ficarão saudades do espaço que moldou a geração de bandas dos anos 2000, que foi ponto de encontro de quem curtia rock nesse tempo, que era o único espaço para as bandas de rock daquela época, que esteve sempre de portas abertas para eventos, festivais, tributos, especiais, festas, teatro, cinema, etc. 


Só pra lembrar, lá aconteceu o primeiro Espaço Rock, os Fest Rocks I, 2 e 3 (2005, 2006, 2007), vários eventos especiais como Tributos ao Metallica, Iron Maiden, Nirvana, Slipknot, onde tocaram Imortal Choir, Divine Symphony, Dominus Praelli, o primeiro show do Matanza em Boa Vista, onde aconteceram os Workshops do Kiko Loureiro, o especial Pink Floyd da Echoes, os Rock a Fantasia da banda Coisa, onde foi a primeira exibição do Divida Sangrenta, primeiro curta metragem de ficção de Roraima, onde acontecia os Overdozes, as peças de teatro do Palco Giratório, e muitos outros, que me falham a memória agora. 

Vai fazer falta, vai deixar saudade, e vão ficar as fotos, apenas as fotos.

 Da hora do descanso...

 Dos corredores...

 No intervalo dos shows...

 Na entrada...

 No final dos shows...

Nas lembranças...

Você estava lá? Passou por lá? Tem alguma história pra contar dos bons tempos desse SESC Centro? Compartilhe com a gente, deixe aqui nos comentários. 

Abraços a todos.

* Créditos das fotos da Coluna: Cesar Matuza

4 comentários:

Layse Menezes disse...

Bons tempos em que o rock era rock aqui em RR.

Só uma correção Cesar. O Sesc, infelizmente não deu inicio aos festivais por aqui. Os Festivais já aconteciam desde os anos 80, em bares e nas praças. Mas sem dúvida, o Sesc foi a verdadeira casa do rock.

Layse Menezes disse...

E fico mais do que feliz por este lugar ter proporcionado muitos momentos de alegria, etílicos ou não e por conhecer pessoas que marcaram a minha vida. Quando ví a destruição deu um arrocho no peito.

Cesar... disse...

hoje dia 6, domingo, passei la em frente, não existe nada mais...

Régis Calixto disse...

Era muito mais rock n roll, do que no atual SESC mecejana...