23 de jan. de 2013

ALMANAQUE DO ROCK RORAIMENSE: CAP. 5 – PROGRAMA ESTILO ROCK


O ALMANQUE DO ROCK RORAIMENSE chega ao 5º capítulo relembrando a história do programa de rádio ESTILO ROCK, veiculado na FM Monte Roraima, o pioneiro em divulgar o rock alternativo, independente e as bandas de rock de Roraima de um jeito único, inovador, marcando pra sempre história no rádio roraimense.

Por Victor Matheus.

RELEMBRANDO A HISTÓRIA

O rádio é um veículo de comunicação, baseado na difusão de informações sonoras, por meio de ondas eletromagnéticas, em diversas freqüências. Ele pode ser caracterizado como um meio essencialmente auditivo, formado pela combinação do binômio: voz (locução) e música.

O rádio entre os meios de comunicação em massa, pode ser considerado o mais popular e o de maior alcance do público, não só no Brasil mas no mundo, isso pela capacidade que o homem tem em ouvir a mensagem sonora e falada simultaneamente e não ter de interromper as suas atividades e se dedicar exclusivamente à audição. Segundo dados do Ministério das Comunicações, o Brasil possui aproximadamente 3.000 emissoras de rádio, sendo que distribuídas aproximadamente em 50% para AM e FM.

registro do primeiro rádio jornal do Brasil

Como todo meio de massa, a comunicação pode ser caracterizada como pública, transitória e rápida. Ela é pública, porque, na medida em que as mensagens não são endereçadas a ninguém em particular, seu conteúdo esta aberto ao critério público. Rápida porque as mensagens são endereçadas para atingir grande audiência em tempo relativamente curto, ou mesmo simultaneamente. Transitória, pois a intenção é de que sejam consumidas imediatamente, não se destinando a registros permanentes, naturalmente há exceções, como filmotecas, gravações etc.

Fonte: http://srhistoria.blogspot.com.br/

 O ROCK NO RÁDIO RORAIMENSE

Em Boa Vista, o rock sempre teve seu espaço nas ondas radiofônicas das AM e FM, através de radialistas rockers que sempre promoveram esse estilo musical único e revolucionário. Muitos deles estão nas ondas do rádio há um bom tempo, com merecido destaque e reverência desse que vos escreve.

Podemos destacar na memória do rádio local o radialista e cantor JEREMIAS NASCIMENTO, que sempre toca na vitrola do seu programa CLÁSSICAS DA TROPICAL, na 94,1 FM Tropical, o fino do rock de todos os tempos, os grandes sucessos, sempre atendendo os pedidos do ouvinte. JEREMIAS também já apresentou um programa exclusivo sobre  rock, chamado SOM NA CAIXA.

O guitarrista ODELY SAMPAIO é outro rocker e radialista que nos seus programas radiofônicos, na 93,3 FM Equatorial, rola na vitrola o melhor do rock clássico. Um profundo conhecedor como poucos da discografia do rock e testemunha ocular da história do rock local dos anos 80.

Outro rocker, jornalista e músico é  SIDDHARTHA BRASIL, que  apresentou por 5 anos o programa SEXTA ROCK, na 93,3 FM EQUATORIAL, trazendo para o ouvinte pérolas do rock clássico que pouco se ouvia nas rádios comerciais das ondas FM naqueles tempos, inclusive som de bandas pesadas como Sepultura, raridades como THIN LIZZY,  e bandas regionais, além de entrevistas especiais que marcaram época... Quem aí se lembra das conversas etílicas com a turma da LN3? O músico ALEXANDRE HORTA também foi colaborador do SEXTA ROCK. Bons tempos do rádio roraimense...

Siddharta Brasil
Um dos pioneiros em tocar rock no rádio roraimense - Foto: Saulo Oliveira

Na década de 80, o mestre do rádio e lenda NETO ARAÚJO também fez história tocando no rádio e divulgando o rock brazuca nos tempos em que Roraima era terra de desbravadores... Mas essa história a gente deixa pra outra mesa de bar...

O quarteto formado por  NETO ARAÚJO, JEREMIAS, ODELY E SIDDHARTA fez e ainda faz história no rádio roraimense, sendo pra muitos, os percursores que abriram as portas para o público local ouvir e conhecer mais sobre o rock n'roll, porém, o foco sempre foi nas bandas consagradas, nos grandes sucessos do gênero, com divulgação esporádica das bandas locais, até porque nesse período pouco foi produzido em termos fonográficos no rock roraimense.

Foi só em 2005 que o rock made in Roraima passou a ter um espaço definitivo e dedicado exclusivamente ao rock independente e as bandas locais, na rádio FM MONTE RORAIMA, com o programa ESTILO ROCK.

O PROGRAMA ESTILO ROCK

Acervo do programa Estilo Rock era guardado numa caixa de sapato customizada

O programa ESTILO ROCK, esteve no ar na programação da FM Monte Roraima entre os anos de 2005 e 2008. Produzido e apresentado por VICTOR MATHEUS, o ESTILO ROCK inovava o rádio roraimense por ser o primeiro programa de rock dedicado ao rock alternativo, as bandas independentes e o rock de Roraima.

Apresentado aos sábados, das 18h as 19h, e dividido em quatro blocos, o ESTILO ROCK conduzia o ouvinte a uma verdadeira viagem  na história do rock através do bloco VENENOS DO ROCK, dedicado especialmente a tocar o som de bandas de rock obscuras das décadas de 60 e 70, como os australianos do PATTO, os filipinos do JUAN DE LA CRUZ BAND, os ingleses do SKID ROW (do guitarrista GARY MOORE), entre outras raridades nunca tocadas em outras rádios ou programas locais.

Grande parte da programação do ESTILO ROCK era dedicada ao rock independente, sendo o primeiro a apresentar pro público roraimense o som de bandas como MATANZA (RJ), MADAME SAATAN (PA), JOHNNY ROCKSTAR (PA), LOS PORONGAS (AC),  VANGUART (MT), BANDO DO VELHO JACK (MT) CACHORRO GRANDE (RS), ROCK ROCKET (SP), FORGOTTEN BOYS (SP) naqueles tempos ainda desconhecidas do grande público roraimense e da mídia em geral.

Acervo Estilo Rock tinha como uma das fontes o portal Trama Virtual

Porém, nem só de rock obscuro e independente era feito o ESTILO ROCK. O grande destaque e seu maior diferencial no rádio roraimense era a divulgação em massa na sua programação das bandas do rock roraimense.

Foi no ESTILO ROCK que a banda SHEEP lançou dois singles, o sucesso PALAVRAS AO VENTO, e QUARTA. A banda SOMERO também lançou seu primeiro EP no ESTILO ROCK. ESBOÇO DE NADA E VELUDO BRANCO foram outras bandas locais que também lançaram com exclusividade suas músicas no ESTILO ROCK.

SOMERO foi uma das bandas locais que lançou EP no ESTILO ROCK

O rock roraimense tinha seu espaço garantido no programa... SEVERAL BULLDOGS, HANGAR HC, ALTF4, IEKUANA, LN3, MERCEDEZ BAND, GARDEN, VELUDO BRANCO, BELINNI, ARROTO DO SAPO, ESPÍRITO JUVENNIL, LEPTHOSPIROSE, SHEEP, SOMERO, ESBOÇO DE NADA... Todas as bandas autorais daquela época que haviam gravado suas músicas tocavam com muita frequência no programa, inclusive por muitas vezes atendendo pedidos dos ouvintes.

A história do rock roraimense também foi contada pelo ESTILO ROCK. O lançamento da coletânea RORAIMAROCK, do Sesc RR, foi divulgado em primeira mão no programa, a programação do SESC FEST ROCK que passou a ser realizado no SESC MECEJANA foi divulgada pela primeira vez no ESTILO ROCK, os eventos do     ESPAÇO ROCK DO SESC, dos shows especiais no templo do rock, e houve muito mais...

Banda SHEEP também lançou dois EP'S no ESTILO ROCK

… Entrevista exclusiva no ar ao vivo pelo telefone com o guitarrista DONIDA da banda MATANZA, com a banda amazonense TETRIS, divertidos bate papos com CESAR MATUZA e WANDER LONGHI, na época, promotores de eventos, festivais e shows de rock em Boa Vista que tinham espaço livre para divulgar os eventos de rock pelo programa... Até o lançamento de um tal COLETIVO DE BANDAS TOMARROCK, foi noticiado em primeira mão no programa. Alguém aí se lembra?

Havia edições do ESTILO ROCK dedicada exclusivamente ao rock roraimense, principalmente nos mês do rock (julho), do Roraima Sesc Fest Rock, Rock da Independência, Mentira Rock Fest, Festival do Lavrado, Espaço Rock do Sesc, Overdose... O Estilo Rock era o espaço do rock roraimense no rádio.

O ESTILO ROCK também atendia o pedido dos ouvintes. ZÉ DO ARROTO e ANA PUNK, baixista da banda ARROTO DO SAPO, THIAGO MARINHO, vocalista da banda KADIMA, YORI DEVA (Blog Osrocks), IVO ALMADA, as “FÊMEAS DO ROCK”, “FAMÍLIA BRUXUS” e o “POVO DO ROCK” eram ouvintes assíduos do programa.

Thiago Marinho e Márcio Ramone "Shaman"
ouvintes assíduos do programa


Muito antes de surgir a popularidade dos blogs, havia os chamados FLOGS e FOTOLOG'S, equivalmentes ao  INSTAGRAM dos dias atuais. O ESTILO ROCK também tinha o seu FOTOLOG. Curioso pra saber como era?

Flogão Estilo Rock
YORI DEVA foi um dos colaboradores do ESTILO ROCK


O ESTILO ROCK, assim como o Blog Roraimarocknroll, também foi construído com parcerias e colaboradores. YORI DEVA,  do Blog OSROCKS era o responsável pelo design e a divulgação na internet do programa. Além de fazer a publicidade do ESTILO ROCK, YORI DEVA também era um dos principais colaboradores da programação musical, fornecendo muitos material de bandas undergrounds, principalmente do estilo pós punk oitentista, seu maior gosto musical para serem tocadas no programa.

Blog OsRocks  fazia a divulgação do Programa na Rede

No ano de 2008 o programa ESTILO ROCK encerrava os trabalhos na FM MONTE RORAIMA, mas já havia deixado sua marca na história do rock roraimense. Em pouco mais de 3 anos no ar, o ESTILO ROCK abriu as portas pro rock produzido em Roraima ser tocado nas rádios FM com mais frequência e destaque, sendo o pioneiro a apresentar essa proposta no rádio roraimense, e ainda hoje lembrado por todos que fizeram parte da história do rock do extremo norte do Brasil naqueles tempos como o principal veículo de mídia fomentador do rock roraimense. O seu legado ainda permanece vivo na memória do rock local.

RELEMBRE AQUI  O PROGRAMA ESTILO ROCK

Em seguida ao ESTILO ROCK veio outros programas de rádio tentando copiar a proposta do ESTILO ROCK, mas nenhum até hoje teve o mesmo calibre e relevância e foi tão popular como o ESTILO ROCK. Fica aqui registrada  as lembranças de mais um capítulo da era de ouro do rock roraimense, pra ser relembrado sempre com muito carinho por todos que juntos fizeram e ainda fazem rock n'roll  acontecer no extremo norte do Brasil.

Fecha a Conta.
   
Para ler outros capítulos do ALMANQUE DO ROCK RORAIMENSE
  
AGRADECIMENTOS
Agradecimentos especiais a JEREMIAS NASCIMENTO e SIDDHARTHA BRASIL ,
pelas informações referentes a história do rádio roraimense.

* O texto desta publicação faz parte do LIVRO RORAIMAROCKNROLL, 
de Victor Matheus.
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO.  

Nenhum comentário: