10 de jan. de 2013

NA REDE: BEN CHARLES LANÇARÁ DISCO EM PARCERIA COM SOM DO NORTE E RORAIMAROCKNROLL


Na próxima sexta-feira (18 de janeiro), o músico BEN CHARLES lançará seu mais recente trabalho, o disco CARIMBÓ ELECTRO SECO OU O AMOR E A ESPERANÇA EM TEMPOS DE AQUECIMENTO GLOBAL, em parceria com o BLOG RORAIMAROCKNROLL e SOM DO NORTE.
O disco, composto de 14 faixas, estará disponível para download gratuito a partir das 16:20 horas, no portal Som do Norte e Blog Roraimarocknroll. O show de lançamento do dsico acontecerá dia 15 de março, na estréia das NOITES SOM DO NORTE em Boa Vista – RR. 

SOBRE BEN CHARLES

Nascer em Boa Vista entre os anos sessenta e setenta era viver em uma cidade ao mesmo tempo isolada e cosmopolita. Com apenas uma estação de rádio e um canal de televisão (situação que durou até 1989), Boa Vista poderia ser considerada a capital mais isolada do país, não fosse o fato de ter como países fronteiriços a Guiana (então colônia da Inglaterra) e a Venezuela. Isso mudava tudo, já que na Guiana se podia adquirir todos os discos da parada Inglesa, incluindo os Beatles, além de contatos com culturas pouco conhecidas do resto do país como a indiana e a chinesa, sem falar no natural contato com a sonoridade dos ritmos caribenhos, tanto da América espânica (via Venezuela) como das Antilhas inglesas (hoje Ben batizou sua banda de apoio de "Los The Os" exaltando a pluralização das riquesas culturais e combatendo a globalização imposta pelo capitalismo). Com um infância tão privilegiada e particular, já na década de oitenta, Ben Charles se vê como tantos outros jovens de sua geração, ou seja, com uma vontade incontrolável de se expressar após tantos anos de regime militar.

Na verdade, desde que se entendeu como ser vivo, pensante e ouvinte, Ben Charles veio sendo tocado por batuques e harmonias até culminar com a inevitável inquietação da adolescência ( com 16 anos ganhou sua primeira guitarra ) formando, assim, sua primeira banda em 1986. A CLASSE MÉDIA (nome tirado de uma das músicas de uma banda chamada "Lado B") tornou-se instantâneamente a banda de rock mais importante de Roraima até o seu término em 1991. De la pra cá, Ben Charles vem se dedicando às suas próprias composições que implicam também em pesquisas pessoais nas áreas de poesia, artes plásticas, cinema autoral, produção de áudio e toda a riqueza da nossa cultura brasileira e principalmente amazônica, esta última de fundamental importância na sua maneira de ser, viver e de expressar.

Quando ainda se chamava Charles Filgueiras, um CD com o nome de “Caminhada” foi gravado com apoio do Governo do Estado de Roraima. Já como Ben Charles tem cinco cd's gravados no seu estúdio caseiro, o primeiro "Ben Charles" focado nos modernistas de 22, na tropicália e no "cotidiano" de nossa história até nossos dias atuais, foi distribuido em alguns bares de pinheiros e vila madalena, dos outros ( "Ben Encarnado","Pra quem gosta do escuro" , "Canaimé" e o mais rescente chamado "O mundo" gravado em São Paulo onde montou seu estúdio e quartel general entre 2004 e 2007") .








Video Clipe da música EU TAVA OCO , do disco inédito DUBEN


Ben é autodidata, e tem dentre outras peculiaridades compor suas letras com um humor satírico e delicadamente áspero e apocalíptico, abordando temas sociais, políticos, não esquecendo as essenciais banalidades que cercam nossas vidas; temas ecológicos não poderiam deixar de existir em seu trabalho, já que Ben é nascido em uma das mais cobiçadas regiões do mundo: O “Eldorado” de Roraima no extremo norte do Brasil.

Outra mania de Ben é se trancar no seu estúdio “La Toca” e solitariamente gravar suas composições tocando todos os instrumentos . Ben é neto de índia com descendente de nordestino e nascido na terra de “Macunaima” , lar das etinias indígenas do tronco Caribe que ali se refugiaram depois da invasão espanhola de suas terras natal no período das colonizações.Toda essa “fermentação de culturas” é bem posta por Ben Charles tanto nas suas músicas como nos “Causos” que costuma contar para os amigos e levá-los às gargalhadas noite à dentro. Ben Charles é Amor, Paz, Alegria e a cima de tudo, Orgulho de ser brasileiro.

Sobre o disco 
CARIMBÓ ELECTRO SECO OU O AMOR E A ESPERANÇA EM TEMPOS DE AQUECIMENTO GLOBAL


“"Carimbó electro seco ou o amor e a esperança em tempos de aquecimento global." Gravado entre 2007 e 2008 no estúdio "La Toca Music" em Brasília-DF. Poesia e ambientalismo com linguagem cabocla amazônica, batuques tradicionais e beats electrônicos entremeados por baixo "abraço de sucurí", guitarradas "vôo de japiním" e teclados de reaggue dos "myfriends"." A tribo é só uma , a aldeia é global".(Ben) . “O Mundo ainda não está perdido, se praticarmos o exercício de pensar e de respeitar as diferenças de cada um, começaremos a eliminar nossos preconceitos e descobrir verdades da essência humana e ambiental. Salve os amores, as flores e as cores do mundo, salve a pluralização cultural ! ” - Ben Charles.

Nenhum comentário: