21 de jan. de 2013

FATOS E FOTOS - IMMORTAL CHOIR EM BOA VISTA


A Coluna FATOS E FOTOS, assinada pelo músico CESAR MATUZA, relembra o show da banda amazonense IMMORTAL CHOIR em Boa Vista - RR, no templo do rock roraimense, o Espaço Multicultural do Sesc Centro, numa época em que o metal do extremo norte do Brasil fazia história na cena rock roraimense. 

Muito antes da invenção de alguns nomes enfeitados corporativistas, como micro-rotas, associação colaborativa, hospedagem solidária, redes de circulação e outros nhem nhem nhens, por aqui, entre Boa Vista e Manaus, em meados dos anos 2000, aconteceu um grande movimento de integração musical, especialmente no Rock e no Metal, com bandas das duas cidades. 

Inclusive, o episódio deste post de hoje, foi parte de uma associação de amizade da Immortal Choir e da Lepthospirose, que por algumas vezes se apresentou em Manaus a convite dos amigos de lá, se hospedando na casa do André Mendonça e que, diga-se de passagem, fomos muito bem tratados... Mas isso será assunto de uma próxima publicação. 

Talvez iniciado pelo show do Glory Opera em 2002, teve inicio um movimento de contato e circulação de bandas de Manaus fazendo shows aqui em Roraima, e bandas daqui indo tocar em Manaus, especialmente nessa época, com a Lepthospirose, que se apresentou várias vezes na capital Manauara, em diversos pontos e eventos e a Garden, que ficou quase sócia do Porão do Alemão, de tanta moral que eles tinham por lá (risos). 

Vamos falar na FATOS E FOTOS um pouco dos shows das bandas de metal de Manaus que estiveram por aqui nessa época. 


Após a repercussão do show do Glory Opera em Boa Vista, o qual foi aberto pela Lepthospirose, deu-se inicio a uma série de contatos de bandas manauaras que queriam se apresentar aqui e que por sorte, caiam na mão deste que vos escreve, a responsabilidade de organizar esses eventos. 

Vamos começar falando da banda de power metal Immortal Choir, que veio se apresentar no SESC Centro, em 2005, mais precisamente no dia 4 de junho de 2005. 

A banda da esquerda para a direita: 
Alisson Oliveira: Teclados, Sandro Barros: Vocais Eurico Santoro: Baixo, Rodrigo Sampaio: Guitarras, Andre Mendonca: Guitarras e violões 

Com o primeiro CD lançado, “Beyond the great vast forest”, onde a temática predominante era a amazônica, com letras que contavam lendas e histórias do ambiente amazônico, a banda chegou em Boa Vista com grande expectativa, pois já era reconhecida e consagrada em Manaus, abrindo inclusive os shows do Shaman e Angra entre outros, e na festa de lançamento oficial do CD, teve a participação especial de Detonattor do Massacration. 

A Immortal Choir se apresentou em Boa Vista no Espaço Multicultural do (finado) SESC Centro, com a formação desfalcada, mas muito competente, o baterista provisório na época foi o Beto Montrezol, hoje baterista da HiTower, banda que toca no porão do Alemão com freqüência. 

Na época foi um desafio, conseguir montar uma estrutura decente para um show de metal no SESC centro, onde a acústica já tinha fama de ser complicada. 

Immortal Choir 

Mas tudo foi perfeito, o SESC encheu e o publico, junto com uma ótima estrutura de som e luz, fizeram a noite ser um digno evento de Metal.

Lepthospirose 

O show de abertura foi da Lepthospirose, com participação especial nessa noite do nosso amigo guitarrista Álvaro Coelho, que hoje mora em Manaus e toca na Sarcásticos (que também já esteve poraqui), e depois em uma Jam com a Immortal Choir, fechou a noite ao som de Whiplash do Metallica. 

As duas bandas no palco encerrando a noite ao som de Whiplash, 
com direito a invasão de palco e mosh do guitarrista André Mendonça 

Infelizmente a Immortal Choir encerrou as atividades, após uma tentativa de retorno, mas alguns integrantes acabaram se mudando de Manaus e a banda já não teve forças pra continuar. 

Deixaram um ótimo legado, o CD “Beyond the great vast Forest” teve criticas ótimas no whiplash.net e outros sites especializados, e teve menções em vários países, inclusive Japão. 

Ficaram as fotos... 





momento do mosh do guitarrista André Mendonça ao final do show 

O guitarrista Rodrigo (vulgo shampoo), grande fã de Van Halen, 

que arrancou suspiros das Marias Palhetas 

Você estava lá? 


Abraços a todos. 


* Fotos: Arquivo pessoal de Cesar Matuza 
* As opiniões desta publicação são de responsabilidade do seu autor. 

10 comentários:

Alexandre Horta disse...

Tempo bom que não volta mais...semana passada passei pela porta de onde era o Espaço Rock SESC e lembrei de quantas maravilhosas emoções eu vivi naquele "templo" do Rock em Roraima. Devia ser tombada pelo patrimônio histórico...rsrs

Anônimo disse...

Grande materia, relembrando os tempos bons do sesc

Layse Menezes disse...

Eu estive lá. Foi um show muito pancada. Bati tanta cabeça neste dia que desmaiei... Inesquecível.

Anônimo disse...

concordo com a layse aí, tinha muita gente e o show foi cacete na oreia

Anônimo disse...

João: Pessoal muito legal muito bacana mais vou pedir com gentileza dessa vez eu João de Souza e somente eu quero que por favor retire qualquer imagem minha desse blog pois não quero minha imagem ligada a nada que o dono e o colaborador desta coluna faça por isso peço retire minha imagem apague borre a foto faça um recorte qualquer coisa mais não quero minha imagem aqui ok fui claro.
Se meu pedido não for atendido vou tomar minhas providências.

Victor Matheus disse...

João, comentei com o Matuza sobre essa questão e seu pedido quando ele me enviou o material dessa matéria, mas como a coluna é dele, e de responsabilidade dele também, quis que fosse publicado. é seu direito tomar providências e fique a vontade, fale com o Matuza pois o Blog é totalmente isento dos conteúdos publicados nas colunas dos colaboradores. Abraço!

Cesar... disse...

7.ª O retrato de uma pessoa não pode ser exposto, reproduzido ou lançado no comércio sem consentimento dela, não carecendo desse consentimento quando assim o justifique a sua notoriedade, o cargo que desempenhe, exigências de polícia ou de justiça, finalidades científicas, didácticas ou culturais, ou quando a reprodução da imagem vier enquadrada na de lugares públicos, ou na de factos de interesse público ou que hajam decorrido publicamente, salvo se do facto resultar prejuízo para a honra, reputação ou simples decoro da pessoa retratada (artigo 79.º do Código Civil);

Cesar... disse...

Igualmente inquestionável é a possibilidade de limitação deste exercício do direito de imagem quando a pessoa retratada for pública ou quando houver conflito com demais direitos ou princípios fundamentais, como é o caso do direito à informação.

Todavia, o que não se pode esquecer é que mesmo essas limitações devem ser mitigadas ou desconsideradas no momento em que o violador age com os propósitos de: 1) explorar economicamente a vítima, titular do direito de imagem, e/ou; 2) denegrir sua imagem.

Cesar... disse...

como vê, mesmo pedindo eu não seria obrigado a retirar a foto, até pq a foto teve intenção de retratar o Álvaro, e não a você que nem foi citado, mas vou alterar a foto pelo simples fato de que eu não quero pentelhação desnecessária pro meu lado, pq se deixasse e por acaso você fosse me processar, ia apenas perder tempo e dinheiro com advogado. E não acredite em tudo que lhe falam ou te induzem a fazer, pq perto de vc está um cara que é mestre em manipulação. Direito a imagem tem suas especificidades.
Abraços..

convidado disse...

a cara do jones kkk velhas tretas