31 de ago. de 2015

GALERIA INDÍGENA TERÁ APRESENTAÇÃO DE BEN CHARLES


A abertura da ‘Galeria Itinerante Jaider Esbell’ terá a apresentação do músico, compositor e produtor Ben Charles. O evento será realizado nessa terça-feira (01) na Rua Bento Brasil, 369 a partir das 19 horas com entrada franca.

O músico irá apresentar um novo show onde irá tocar todos os instrumentos. As músicas fazem parte do seu último trabalho gravado em 2008 em Brasília intitulado “Carimbó electro seco ou o amor e a esperança em tempos de aquecimento global”.

A Galeria seguirá com uma programação até o sábado (05) com instalação de obras de arte e artesanato produzidos por indígenas representantes de diferentes etnias de Roraima. A ação contará com obras de nove artistas plásticos, diversos artesãos e artesãs, além de produtos feitos pelas mulheres indígenas, como a damurida.

Participam da mostra os seguintes artistas: Jaider Esbell (macuxi), Isaias Miliano (patamona), Bartô (macuxi/patamona), Carmézia Emiliano (makuxi), Amazoner Okaba (wapixana), Luiz Matheus (Macuxi), Diogo Lima (makuxi), Mário Flores (Taurepang) e Vinicius Kenedy. Além do coletivo KAPOI de artesanato com peças de cerâmica.

Segundo o organizador da galeria, Jaider Esbell, a ideia é valorizar a produção artística dos índios roraimenses. A proposta é ampliar as discussões e estreitar o entendimento sobre as várias possibilidades que a arte pode trazer, não só para os artistas indígenas e seus povos, mas para toda a sociedade.

“Além de incentivar o debate sobre o fazer artístico. A Galeria Jaider Esbell de arte indígena dá continuidade aos artistas e artesãos para fazer e evidenciar a função social, cultural e comercial da arte”, relatou.

O artista é da etnia Macuxi e coordena a galeria, que foi criada com o objetivo de apoiar os artistas e artesãos indígenas como uma forma de contribuir para a identidade cultural. Ativada em 2013, no bairro Paraviana, a galeria é um centro de referência em arte, literatura e culturas indígenas em geral, bem como promove os artistas envolvidos.

O espaço é privado, mas aberto gratuitamente para visitação guiada e agendada previamente. Além de arte e artesanato a galeria tem biblioteca, recebe estudantes para estágio, oferece vivência artística, colabora em pesquisas e recebe escolas e instituições. Periodicamente os artistas realizam a Galeria Itinerante com o propósito de aproximar cada vez mais as artes e culturas indígenas da grande sociedade e vice-versa. Contato para visitação: 99959-2025.

Serviço
Galeria Itinerante
Data: 01 a 05 de setembro
Hora: 15h às 22h
Local: Rua Bento Brasil, 369
Informações: 99959-2025

Nenhum comentário: