8 de mar. de 2013

LUGAR AO SOL


Era pouco mais de 6 horas da manhã quando minha filha de algumas semanas despertou de seu sono “ren” reinvidicando o leite materno e a higiene íntima. Tão subitamente, apesar do sono e do cansaço, levantei-me da cama para retirá-la do berço e iniciar os serviços paternos. Ao ligar a TV num canal de notícias, o repórter anunciava: “Vocalista Chorão, da banda Charlie Brown Jr, foi encontrado morto nesta madrugada em seu apartamento.”

Como um soco de um campeão dos pesados, a notícia nocauteou minha consciência imediatamente, e misturada ao sono e a atenção na tarefa paterna, não absorvi de imediato. Poucos minutos depois, já com minha filha sorvendo calmamente o leite no seio da mãe, retornei a dormir, ainda com aquela notícia ecoando no pensamento... Tive um sonho sombrio, no qual, estava no velório do meu melhor amigo, celebrando a sua morte, ao lado dele, ainda vivo, como se estivesse comemorando os últimos minutos de vida antes de repousar no sono eterno a que todos estamos destinados um dia. Acordei mais confuso ainda e fui trabalhar, com a notícia que a pouco tinha ouvido na TV, e a sensação esquisita proporcionada pelo sonho mórbido a pouco interrompido pelo despertador.


"O tempo às vezes é alheio à nossa vontade, mas só o que é bom dura tempo o bastante pra se tornar inesquecível" (Trecho da música 'Vícios e virtudes')

No caminho ao trabalho comecei a refletir sobre os últimos acontecimentos daquelas poucas horas atrás... Lembrei-me de como nasceu minha relação com a banda Charlie Brown Jr, e dei-me conta que suas músicas sempre foram pano de fundo para momentos inesquecíveis da minha jornada nessa vida.

Em 1997 quando o Charlie Brown Jr estourou nas rádios do Brasil, eu tinha 11 anos e só curtia bandas como ACDC, Black Sabbath e Guns N' Roses, mas o som da banda de Santos acertou em cheio a mente do muleque aqui. Gravei muitas fitas K7 com música deles que pedia nas rádios. Aos 14 anos tive meu primeiro emprego, e ao receber meu primeiro salário (R$ 80,00) fui correndo de bicicleta a uma loja de CD'S da cidade e gastei todo o meu dinheiro comprando 3 disco de rock nacional, e um deles era o “Transpiração contínua prolongada” da banda Charlie Brown Jr.

Capa do disco "Transpiração Contínua Prolongada" - O primeiro disco que comprei.

O CBJr, junto com Raimundos e Legião me fizeram gostar de rock brazuca e ter orgulho de fazer rock em português. Por causa deles eu comprei um skate, ganhei cicatrizes no joelho, sem contar os covers que fiz do CBJr quando aos 15 anos formei minha primeira banda - Papa Velhas - nas matinês do Cob e na quadra da ETFRR. Aprendi a tocar guitarra tirando o som dos malucos de Santos. Eu tocava o disco inteiro na íntegra, e ainda tenho hoje as revistas de cifras que comprava nas bancas de jornal para tocar as músicas.

Cresci ouvindo a banda, comprando os discos, tocando as músicas, reprovando atitudes do vocalista quando socou a cara do Marcelo Camelo da banda Los Hermanos... Deveria ter chutado a bunda do cara, seria mais cavalheiro... Fiquei puto da vida quando ele teve uma atitude Axl Rose de tirar todos da banda e botar uma nova formação... Chamei de cuzão e mané e me “divorciei” da banda. Quando o grupo voltou a formação original e assisti esse ano pela TV o show deles no Planeta Atlantida, fizemos as pazes, e vi que a banda continuava afiada e dando aula de como se fazer rock sem ficar preso a rótulos e modismo. Percebi que mesmo eu estando perto dos 30 anos, a música que eles fizeram há 15 anos atrás continua atual e pulsante, ainda me fazendo sentir o mesmo que sentia quando era um muleque fã de skate, de rock, e revoltado com a vida dos homens grandes.


Não importa a causa da morte ou o sensacionalismo babaca da midia, mas sim o legado que esse cara e sua banda deixaram pro rock brasileiro. Morreu o garoto skatista que chorava por não saber dar um rolê, que só queria fazer um som com os malucos de Santos, e nasceu a lenda. Há 13 anos carrego comigo os discos da banda e mesmo detonado pelo tempo ainda continuará num lugar especial na minha estante de discos. Morreu o Alexandre Magno Abrão. Nasceu a lenda Chorão. Ele sempre soube que teria o seu lugar ao sol e ainda hoje o refrão da última faixa do primeiro disco de rock que comprei com meu dinheiro resume o que ele sempre quis da vida: "Deixa estar, que eu... Que eu sigo em frente." Ele continuará seguindo sua jornada, agora em outro plano, e eu nunca deixarei de levá-lo comigo. Vai na paz Alexandre Magno, vai na fé Chorão, Tcharolladrão. Você sempre teve razão, “Um homem quando está em paz não quer guerra com ninguém”.

Victor Matheus

Nenhum comentário: