22 de mar. de 2013

LANÇAMENTO - CAIS VIRADO - SOBRENOME


Banda paraense CAIS VIRADO lança sua música de estréia, SOBRENOME, e disponibiliza para download pelo selo inv.Rec. A canção, que foi gravada em fevereiro de 2013, tem uma sonoridade particular, ritmicamente baseada no zouk, preenchida por versos cheios de poesia e um sotaque rock nas guitarras.

Produzida pela própria banda e por Diego Fadul no estúdio Ataque da Baleia, “Sobrenome” é o cartão de visitas do Cais Virado, que utiliza diversos estilos musicais, latinos, africanos, eletrônicos, e o que resultar da influência de um sobre o outro para criar sua identidade.

CAIS VIRADO


O grupo Cais Virado nasceu do reencontro musical de dois amigos, Bruno Rabelo (guitarra) e Raniery Pontes (bateria). Ao tocarem juntos nos anos 90 na banda experimental Mohamed, os dois estabeleceram uma amizade musical duradoura e o gosto pela conversa. Na década seguinte, Raniery mudou para o Rio de Janeiro, onde participou de projetos musicais de estilos tão diversificados quanto thrash metal e MPB. Bruno, por sua vez, fez parte do seminal grupo Cravo Carbono, marco referência da retomada da guitarrada como um gênero musical relevante na Belém dos anos 2000.

Com o retorno de Raniery à cidade natal, a dupla participou da banda Maquine, que teve uma breve mas produtiva contribuição entre os anos de 2010 e 2011. Com o fim do grupo, o guitarrista e o baterista mantiveram o fluxo criativo e convidaram Keila Monteiro para assumir os vocais de um novo projeto. Keila já era conhecida de ambos, não somente pela sua carreira como vocalista da banda Coisa de Ninguém, mas também como pesquisadora da obra do Cravo Carbono. A proximidade de influências e ideias deu ao trio a leveza e fluidez de antigas amizades. Novas canções foram sendo criadas a partir de um intenso trabalho de gravações caseiras, softwares, programação e a formosa voz de Keila .

Após a escolha do nome Cais Virado, referência à relação conturbada que Belém tem com os rios que a circundam, o grupo teve a honra de contar com a entrada de Príamo Brandão no posto de baixista. Príamo tem um vasto currículo, desde projetos virtuosísticos como o Hermeto Sem Preconceito, até a gravação e participação em shows de Iva Rothe e Andrea Pinheiro. Mais que isso, Príamo também é um conhecido músico gente-fina.

O quarteto gravou recentemente sua primeira canção de trabalho, “Sobrenome”, que traz um zouk abrasileirado, com o sotaque de guitarrada e lembranças de samba. Mostrando um formato que ignora o limite radiofônico dos 4 minutos, mas prefere ser propício à dança agarrada, é a primeira música da fornada de novas canções do grupo.

Quando informalmente consultada, a numerologia deu a seguinte advertência sobre o Cais Virado: “Dinheiro não é o forte por enquanto… mas três palavras surgiram claramente: união, equilíbrio e receptividade”. Que a numerologia esteja certa, exceto pelo dinheiro. E que sejam bem vindos à música da cidade de Belém do Pará (Amazônia – Brasil).

OUÇA O SINGLE "SOBRENOME"





Nenhum comentário: