30 de abr. de 2013

PRA QUEM NÃO FOI OU ACABOU INDO - HEY YOU MUSIC FESTIVAL


Por Albenizio Júnior - http://sobreacena.blogspot.com.br

A ideia de se fazer um evento do porte do Hey You Music Festival é corajosa! E em Manaus, terra de céticos (quando se fala em eventos de Rock'n'Roll) esta coragem triplica. Não à toa: o medo de comprar ingressos, o medo de que certa banda não venha, o medo de gastar dinheiro, o medo que dê tudo errado faz com que as pessoas não acreditem em nada, criando naturalmente uma pseudoanálise de suas "divinas" intuições.

As pessoas hoje em dia estão tão atualizadas e ligadas no que está acontecendo no mundo, que conseguem fazer muitas atividades apenas num computador com acesso à internet em casa e até opinam sobre diversos temas, muitas vezes sem ter estudado, trabalhado ou vivido. A opinião surge a partir de uma série de postagens parecidas e convincentes daqueles que analisam o mundo sem tirar a bunda do assento... Interessante

A Vans é uma patrocinadora no mínimo incrível e a banda Velhas Virgens não ter recebido suas passagens aéreas depois de meses de divulgação do evento é no mínimo também muito incrível, que rima até com horrível.

Houve muitos erros, eu sei, eu vi, eu estava lá nos dois dias. Organizo eventos de pequeno porte na cena rock manauara com amigos há seis anos. Sei o que é fazer algo que todos querem, mas onde ninguém quer ajudar, só ganhar. Se for ajudar é porque quer ganhar e tem certeza que vai ganhar. A esperança é firme no bom senso alheio e por essas bandas da margem direita do Rio Negro "camaradagem" é palavra que deve apenas ficar no dicionário e que sirva pra brincarmos com nosso imaginário.

No meio do rock, as pessoas querem tudo do bom e do melhor. Reclamam do nome do evento, da data, do preço do ingresso, do banheiro, da cerveja, do som, das bandas, de tudo! Aos poucos, ou melhor, cada vez mais, me parece que as pessoas não estão mais indo para eventos de rock pra curtir uma noite de rock! O olhar crítico é destrutivo, o ego é inflado. Estamos longe de tudo do que seja ideal, tanto em organização de eventos como na postura do público, mas já foi bem pior. Um exemplo, quando falam de Belém ficam putos, mas a verdade é que eles (público) estão bem adiantados que os amazonenses no quesito prestigiar. Este mês, a Sodom (famosa banda de thrash metal alemão) foi tocar numa quarta-feira e o público foi em torno de 2.000 pessoas, se fosse em Manaus, essa mesma banda, nesse mesmo dia não daria nem 100 pessoas. Tenho certeza e nem sou profeta ou oráculo!

Poderia traçar uma lista de erros do Hey You, mas essa atitude seria covarde de minha parte e agiria como a maioria que não se satisfaz com porra nenhuma, imaginem como vocês são em suas casas, roqueirinhos! As mães devem sofrer pra mimá-los. Se forem casados, a mulher (ou marido) devem pôr em vocês muitos chifres. E se moram a sós, devem achar que seu mundinho é o máximo, não é?

Antiga Roll

Um erro que poderia ser evitado era o de não divulgar o horário das bandas, nisso, já se mostrou amadorismo da produção, porque: Não se sabe que horas banda X vai tocar? E a banda Y, que horas sai o voo dela? Ela precisa tocar logo! E a banda W, não tá a fim de tocar no palco K, quer tocar no palco J? Que porra é essa? Só trouxeram os caras pra cá e na hora do evento a gente resolve, foi essa a ideia? Todas as bandas deveriam sair com todo o itinerário desde a saída de sua casa até a volta, com informações sobre passagens, voos, translado, hotel, horário pra tocar, palco definido, alimentação, bebidas, tempo de show, etc. E o público que comprou o ingresso tem todo o direito de saber da bosta do horário das bandas, assim como entrar no festival no horário que divulgaram que os portões seriam abertos, aí um passarinho chegou no meu ouvido e me fez o seguinte comentário:

- Se divulgar os horários, as pessoas só irão querer vir no horário do show de suas bandas preferidas e não vão prestigiar as bandas locais!

Foda-se! O ingresso é do cara! Ele comprou! Se ele quer perder todos os shows e assistir somente um, o problema é dele! E convenhamos, pra mim é difícil conseguir R$ 100,00 pra compra de ingresso, mas pela quantidade de bandas consagradas nacionalmente, mano, estava muito barato! Nem vem reclamar!

Me admiro de gente que curtiu muito várias bandas e quando chegou em casa foi pro Facebook e falou mal pra porra kkkk... Ou é hipócrita, ou é poser! Não tem pra onde correr!

Como músico, pra mim foi excelente! Curti muito o festival e estava tão a fim de ver as bandas de fora, como estava a fim de ver as bandas de meus conterrâneos. Fiquei feliz assistindo e ouvindo: Dpeids, Antiga Roll, Os Acossados, The Mones, Ed Ondo, Tudo Pelos Ares, Einsehower, Roodie, Uzíndio e Evil Syndicate. Quando foi a vez dOs Playmobils, conseguimos arredondar nosso som no palco, só o que nos foge é o som que vai pro público, esse não nos compete, mas fomos muito bem tratados pela equipe do som, foram muito prestativos e cordiais. E de certa forma, demos sorte por termos tocado no Palco Hey You que auditivamente estava com o som melhor.

The Mones

Espero que o próximo seja bem melhor que este e de preferência, num local mais centralizado de Manaus. Mayko, Rodrigo e sua equipe, junto com o Coletivo Difusão tiveram um trabalho em tanto, um trabalho que necessita dedicação total, sendo desse porte. Sei que eles tiveram e os erros não foram cometidos de propósito, não existe isso! Os erros aconteceram por falta de experiência ou por situações inesperadas, que querendo ou não sempre acontecem, isso é o que me vem à cabeça, é o que me convém acreditar. Espero que não desistam e façam outras edições e que contratem o máximo de profissionais da área pra lidar até com a forma de tratar o cliente, que mesmo sendo mal educado, não quer dizer que todos sejamos mal educados também.

O Rock'n'Roll das bandas que está sendo feito em Manaus está a todo vapor e está com muita qualidade. O público também tem que acompanhar o mesmo processo das bandas: o de melhorar, agir em conjunto, pois somos na verdade um só, uma única cena. Chega de brigas verbais e confusões desnecessárias. Chega desse medo e cautela que demasiado só atrapalha. Todo mundo tem que meter a cara junto num único ideal (bandas e público) se quiserem realmente fazer valer a pena e poder responder num futuro pra seus filhos e netos: "O que foi o Rock'n'Roll de sua cidade, na sua geração?", isso se lhes interessam mesmo.

E chega de dizer que valeu por não ter ido pro festival (a partir do que os outros comentaram no seu feed), na verdade, você estava liso! Só isso, não tenha vergonha. O Hey You Music Festival foi muito bom! Pegue corda de mim também, eu fui público e músico, pareço mais convincente, não acha?

Abraços e viva o Rock'n'Roll!

* A opinião deste artigo é de responsabilidade do seu autor e não reflete a opinião do Blog Roraimarocknroll

Fotos: Cobertura Colaborativa Coletivo Difusão

Nenhum comentário: