1 de abr. de 2013

PAPO RETO – CLÁUDIO VIANA SENTA A PÚA NA PANELINHA COLETIVADA DO ROCK RORAIMENSE


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma ideia super nice, direta e ácida com o batera-lóki-rocker-nice-boy CLÁUDIO VIANA, que aponta sem meias palavras o dedo para a panelinha coletivada formada na cena rock roraimense, comenta suas impressões sobre o rock do extremo norte do Brasil, e revela que a loucura associada ao seu nome é apenas uma questão de opinião. Confira o papo:

Blog Roraimarocknroll
Você fez parte de algumas bandas da cena rock roraimense entre 2010 e 2012, mas atualmente está fora de ação. Aposentou-se das baquetas?

Claudio Viana
Não, no momento estou com outro foco, com outras idéias mas não pretendo parar de tocar bateria porque é umas das coisa que mais gosto de fazer.

Blog Roraimarocknroll
Você tocou bateria nas bandas Viverde e Hopes, de estilos totalmente antagonistas. Enquanto a Viverde fazia um indie rock embrionário, a Hopes fazia um emo core pastelão. Como era tocar estilos tão diferentes?

Claudio Viana
Era divertido... Estava aprendendo. Eu acredito que um músico tem que saber tocar vários estilos pra ser virtuoso, é até hoje não sei qual estilo que eu me identifico mais se é indie ou hardcore.

Blog Roraimarocknroll
Como você vê a atual cena rock roraimense?

Claudio Viana
Já faz um tempo que estou afastado das bandas, mas sei que tem algumas bandas começando agora com toda força de vontade, mais falta oportunidade para se apresentarem, e com essa falta de oportunidade não tem como mostrar do que são capazes de fazer nos palcos.

Blog Roraimarocknroll
Você acredita que existe uma panela entre bandas em relação à cena rock roraimense?

Claudio Viana
Acredito sim, porque são sempre as mesmas que estão na atividade, isso pode ser falta de banda na cidade ou são as QUERIDINHAS que se acham melhores que as outras.

Cláudio Viana acredita que só as bandas "queridinhas" 
da cena rock roraimense tem espaço para tocar
Foto: Pablo Fellipe


Blog Roraimarocknroll
O termo "queridinhas" está sendo referido a qualidade e profissionalismo das bandas?

Claudio Viana
Sim, mas tenho que admitir que as bandas são boas, vamos supor: A JAMROCK é uma das melhores, os caras tocam super bem e tão sempre na atividade, agora a ALT-F4 nós sabemos que eles tocam muito. Agora eles estão com formação original com Bento Filho de volta e os cara tão super empolgados mas falta oportunidade pra eles mostrarem o que são capazes.

Blog Roraimarocknroll
Pra você quem merece destaque na cena rock roraimense em 2013 e quem merece pegar eu banquinho e sair de fininho? Por quê?

Claudio Viana
Destaque a banda FORTUNIA. Os caras tocam legal são humildes, é tão afim de levar a coisa a séria. Quem pode pegar o bando e sair fora umas das minhas bandas que só ensaiam quando tem evento.

Cláudio Viana aponta a banda Fortúnia como destaque na cena rock roraimense
Foto: Pablo Fellipe

Blog Roraimarocknroll
Você aponta a Fortúnia como uma banda promissora na cena, mas quem já viu o show da banda comenta que o grupo é um genérico da banda Jamrock. Pra você a tendência atual na cena rock roraimense é surgir mais bandas com este estilo, tal qual foi com o emo core há alguns anos atrás com bandas como Hangar Hc, Altf4, Insert Rock e Hopes?

Claudio Viana
Bom, a Fortunia, só porque tem uma menina que toca violão e canta que vai ser igual a jamrock no meu ponto de vista claro que não. Eles podem até tocar o mesmo estilo de musica, os covers, mais covers creio eu que qualquer banda pode tocar, eu acho que tem que aparecer vários gêneros de bandas na cidade

Blog Roraimarocknroll
Pra você quem tem "culpa" pela atual estagnação da cena rock roraimense? A falta de eventos e mesmo de surgimento de novas bandas no cenário?

Claudio Viana
Falta de eventos pelo seguinte motivo: Falta de patrocinio, problemas com produção de eventos e outras coisas, mas quem ta na máquina (governo) tem que correr atraz de fazer alguma coisa... Se estar la não é pra fazer isso? assim eu acho. Esse é meu pensamento, porque bandas sempre tem pra tocar, mais quando tem eventos ja tem as QUERIDINHAS, que já estão prontas na fila.

Blog Roraimarocknroll
Quais eventos você está se referindo?

Claudio Viana
Estou me referindo ao GRITO ROCK BOA VISTA. Disseram que haveria no máximo duas bandas locais... Quando cheguei lá, A PANELA ESTAVA MONTADA, mas o pior de tudo que show da banda principal, COYOTES VOADORES, foi cancelada por algum motivo...

Blog Roraimarocknroll
Ou seja, pra você o Grito do Rock não passa de um evento promovido em prol de panelinha de bandas e que pouco contribui pra cena rock local?

Claudio Viana
Claro! Mas assim, não adianta colocar uma banda ruim no evento desse, mais dar ao menos uma oportunidade pra uma. Eu acho que rolava nem que seja metade do tempo mais tinha que dar a oportunidade.


"Quando cheguei lá, a panela estava montada" - Cláudio Viana 
Se referindo ao Grito Rock BV

Foto: Pablo Fellipe


Blog Roraimarocknroll
O que o rock roraimense tem de ruim, além da referida panela coletivada? e de bom?

Claudio Viana
De bom tem algumas bandas que vale apena pagar pra ouvir num pub e tomar uma breja gelada. Já o ruim é a falsidade que rola entre uns e outros na sua frente... Caralho! Tu toca sua banda e dizem “é boa”, vira as costas e dizem “que banda porcaria, que músico ruim!”

Blog Roraimarocknroll
Se você tivesse o poder de mudar os rumos do rock roraimense com 3 atitudes, quais seriam?

Claudio Viana
Dava oportunidades, criava mais eventos na medida do possíveil, e pagaria cachê pras bandas.

Blog Roraimarocknroll
Falando agora de arte rock, você também é fotógrafo. Já pensou em focar seu trabalho pro mercado do rock?

Claudio Viana
Já sim, mas ainda não faço fotos de bandas, mas em breve vou escolher uma e fazer fotos dessa tal banda e divulgar a banda e minhas fotos.

Blog Roraimarocknroll
Seu carisma se contrasta com sua energia em cima do palco, apesar da falta de técnica nas baquetas. Essa loucura toda é só cena ou a mente do Claudião é tudo que vemos e ouvimos por aí?

Claudio Viana
falta de técnica atrapalha a minha loucura quando estou no palco, mas quando toco eu tento fazer tudo que quero como baterista, tirar camisa, balançar a cabeça, jogar a baquetas pra cima... Eu acho quando as pessoas vêem um músico assim elas acabam gostando... É tipo uma alegria, ja o claudião ele é do jeito que as pessoas veem e falam um cara pura alegria, mas também as pessoas falam coisas demais sabe como é né (risos).

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

Claudio Viana
queria que as pessoas olhassem suas próprias vidas antes de olhar as das outras. Apenas isso.

Fecha a Conta.

4 comentários:

Bruno Fialho disse...

Legal alguém falando sobre a "panelinha" do cenário rock roraimense, porém acho que as perguntas ficam tentando induzir o entrevistado a expor a opinião do entrevistador. O que é, no minímo, estranho. Por fim, dizer que ouve-se por aí que a Fortunia é genérica da Jamrock é piada né?! Nem na formação são parecidas. Fora que percebe-se a diferença no estilo das duas bandas, pra quem realmente já escutou e não registra sua opinião leiga de qualquer forma. Aliás, diferente do que foi falado em outro post seu, a Fortunia tem público sim. E garanto que, enquanto ouvir a Fortunia tocar me alegra, o som de um tal "powertrio" roraimense, com um lindo currículo, me irrita imensamente. Falar de "panelinha coletivada" ao passo que destaca algumas bandas em seu blog e diminui outras é bem contraditório. Mas de boa, as pessoas são livres para publicarem suas opiniões tortas na internet, mesmo. No mais, legal seu blog, parabéns pelos leitores que vão formando suas opiniões a partir de um ponto de vista raso e sem embasamento algum. Sucesso!!

Victor Matheus disse...

Muito legal seu comentário Bruno Fialho, a começar que você, diferente de muitos anônimos aqui, não ficou se escondendo no anonimato, pra deixar suas críticas e comentários rancorosos, e por isso merece que eu responda e esclareça algo que ao meu ver não ficou compreendido claramente pra você e quem sabe mude ou some ao seu ponto de vista. Então vamos lá:

1º - Quanto a você achar que induzo a resposta do entrevistado para expor a minha opinião: O entrevistado aceita a entrevista se quiser, e responde as perguntas que quiser, da forma como quiser, e concorda se quiser com as minhas perguntas, e eu como entrevistador, me vejo no direito de fazer a pergunta que quiser e como bem entender, e prefiro fazer perguntas provocadoras que gerem debate e reflexões, e que muitos inclusive gostariam de fazer ou comentar mas não se expõem por motivos diversos. E outra, eu não sabia que tinha tanta influencia assim, eu tenho? Acho que não ein, até porque quem sou eu pra influenciar a opinião de alguém, ainda mais no caso, o Claudião aí da entrevista? Um cara que fala o que pensa e não tá nem aí pra ninguém?

Continua...

Victor Matheus disse...

2º - Quanto a Fortúnia ser uma genérica da Jamrock: Já assisti shows da banda, e acompanho o trabalho da gurizada que é sim esforçada mas ainda precisa comer muito arroz com feijão se quiser ganhar seu espaço e quebrar esse paradigma de cover da jamrock. A conclusão não é só minha, mas de muitas, repito MUITAS pessoas que assistiram o show da banda e vieram comentar comigo, sendo unânimes em afirmar que a banda faz o mesmo que a Jamrock, tanto que surgiu comentários do tipo "Jamrock fazendo escola ein?" Sacou agora ou tenho que desenhar? Ainda assim daremos o crédito do tempo pra banda Fortunia crescer e mostrar se vale a pena ser ouvida ou se é mesmo só mais uma andorinha de verão, afinal qual o problema em achar isso da banda? Tem gente que não curte o som da minha banda, como você mesmo, e por causa disso eu vou me descabelar? uia! Te incomoda tanto assim minha opinião Bruno? E se a banda tem público como você afirma, me avisa quando rolar um show autoral somente dela, com entrada paga, que irei com o maior prazer prestigiar, inclusive resenhar o show pro Blog, e ainda divulgo aqui tá ok? E que seja num som digno porque o último show que vi deles não deu pra ouvir nada! Mais um ponto negativo que queimou a banda pra quem a assistiu.

3º - Quanto a você se irritar com o power trio roraimense e o lindo curriculo dele: Ninguém aqui está te obrigando a curtir o som da Veludo Branco ou de qualquer outra banda, como também ninguém aqui está me obrigando a curtir o som da Fortúnia ou de outras bandas da cena. Liberdade de expressão e de escolhas babe. Cada um com a sua =)

4º - Quanto ao assunto "panelinha coletivada" - Pô Brunão, quem trabalha com jornalismo em geral, ainda mais o cultural, busca sempre novidades, pautas interessantes, e divulga as bandas que realmente estão aí na ativa e produzindo. Há espaço pra todas as bandas que tão a fim de se divulgarem. Pra isso que temos 20 sessões sobre temas diversos no nosso Blog.

Aproveitando, diz aí você então, que bandas é que o blog diminui, e que segundo você mesmo, aproveita e diz também quais são os pontos de vistas rasos e sem embasamento que o blog se baseia pra diminuir as referidas bandas, pra que não só eu como editor do blog mas todos os leitores e interessados possam saber também. Será bem legal você comentar aqui ao invés de só comentar "por alto", igualmente de forma rasa e sem embasamento como ficou claro no seu comentário sobre o assunto. O espaço está aberto.

No mais, respeito suas opiniões e discordo de grande parte dela, e o Blog sempre está aberto para comentários e debates. Estamos aqui para construir uma cena rock forte, unida, articulada, solidificada em parcerias, amizades, profissionalismo e ética. Nosso negócio é claro: é musica, é rock n'rolll! Não somos e nem queremos ser os donos da verdade, mas defendemos nossas opiniões, e de nossos colaboradores também.

Temos nossa opinião, apenas um ponto de vista, e cada um tem o livre arbítrio para concordar, discordar, rebater, reverberar o que publicamos aqui.

Obrigado pela participação e o comentário. Ótima semana pra você e quando a gente se topar podemos prolongar esse papo reto massa que rolou aqui!

fecha a conta.

Cesar... disse...

o Bruno tá de parabens pelo comentário, que mesmo discordando, se identificou e deu sua opinião, diferente de muitos que vem aqui e escrevem coisas escondidos por trás do anonimato covarde do comentário.
O importante é ter opinião e se posicionar sobre o assunto, assumir seu ponto de vista. Não ser omisso e falso, com medo das repercussões, ou ficar fazendo esse joguinho de falsidade que o Cláudio falou de "Tapinha nas costas", "sou seu amigo", "sua banda é foda", mas da boca pra fora.
Quem tem opinião e fala de verdade o que pensa incomoda o Ego inchado alheio.

No mais, viva a liberdade de expressão e pluralidade musical.