12 de fev. de 2013

PAPO RETO – THIAGO MARINHO, DO PUNK AO CAMINHO DA LUZ


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma ideia direta, reveladora e surpreendente com o músico e radialista THIAGO MARINHO, ex punk e vocalista da lendária banda ESTADO DE COMA, hoje um cristão evangelizador e vocalista da banda KADIMA, que revela sua trajetória do mundo secular até encontrar Deus, suas impressões sobre a cena rock roraimense e os paradigmas sobre o rock gospel. Confira como foi o papo:


Blog Roraimarocknroll
Thiago, você faz parte da história da cena rock roraimense desde o início dos anos 2000, primeiramente tocando em bandas de metal extremo como a lendária ESTADO DE COMA... Como era fazer parte de uma banda de rock pesado numa época em que nao haviam espaço para este estilo musical em Boa Vista?

Thiago x Marinho
Até hoje eu e o PEZÃO, que era um dos idealizadores da banda, concordamos que aquela época foi a melhor da banda, era apenas amigo dos caras da banda e depois fui convidado a ser o vocal... Agente tocava o que queria e o que gostava, acho que por isso foi muito bom, era dificil conseguir eventos pra tocar, mas agente nunca se importou em agradar a massa, queríamos fazer o nosso som e tinha alguns que gostavam, mas antes, eu ainda fui vocal de uma banda punk que nunca chegou a se apresentar, e da banda SOIL que até então comigo no vocal nunca se apresentou em grandes eventos.

Thiago Marinho: Ex punk e hoje um evangelizador

Blog Roraimarocknroll
Você era um cara assumidamente punk, mas depois da ESTADO DE COMA encerrar suas atividades você literalmente virou a mesa e passou a cantar na banda KADIMA, abertamente uma banda de estilo gospel... Conte como foi esse momento de mudança na sua vida pessoal e artistica?

Thiago x Marinho
Pois é, eu comecei curtindo punk e depois passei pro metal extremo black metal, e aí por consequência acabei me interessando por ocultismo e levei isso a sério mesmo, até que um dia fui convidado a ir numa igreja que achei diferente de todas as outras que conhecia e gostei, e ai chegou um momento que vi que o estilo de vida que eu tava levando era o que tava me fazendo mau e decidi largar tudo aquilo, a vontade veio de mim mesmo, ninguém fez lavagem cerebral como alguns amigos disseram, e ai no segundo dia que já estava na igreja decidido já queria formar a KADIMA... Mas Aconteceram muitas coisas bizarras por causa da minha decisão de mudar a vida, e acabei voltando pra velha vida que levava: maconha, encher a cara até pirar muito e por aí vai... Fiquei Dois anos longe de Deus, e foi nesse período que fiz parte da ESTADO DE COMA, gostei muito da parte da banda nesse tempo, mas as pirações tava estrapolando já, passei muito vexame bebado nos rocks na época do sesc centro... Até Que de novo não tava mais aguentando aquela vida, comecei a falar com Deus novamente e ele foi me mudando aos poucos e os caras da banda começaram a perceber e me perguntaram se eu queria sair da banda, ai disse que só ia ficar até o especial Sepultura que já tinha me comprometido, mas não foi fácil voltar pra igreja, quando consegui me entrozei com os músicos da igreja, eles já tavam afim de tocar rock instrumental em algum evento de rock, foi ai que eu entrei e começamos a KADIMA , um antigo sonho de 2004...

Blog Roraimarocknroll
A polêmica entre igreja e rock sempre fez parte da história, você acha que é possivel conciliar as duas coisas? Fazer rock e ser um homem temente a Deus? Até que ponto esses “dois mundos" podem coexistir sem um incomodar o outro?

Thiago x Marinho
Essa pergunta foi a mais dificil até agora.... Com certeza é possivel, até por que o rock é mais uma ferramenta de comunicação, não tem como tentar evangelizar um rockeiro tocando forró... Eu Acredito que o ponto é o respeito, ninguém é obrigado a acreditar em Deus ou a amar a Jesus, quem tem o rótulo de gospel tem que aguentar os ofensas de alguns que se dizem satanistas do metal extremo, mas nunca pode revidar, a igreja não são prédios e sim as pessoas que se reúnem pra adorar a Deus, e vejo que quem se incomoda mais é o rock com igreja (bandas cristãs) tentando seu espaço também!

Blog Roraimarocknroll
Você era um grande ouvinte do programa ESTILO ROCK, da FM MONTE RORAIMA, e hoje apresenta um programa de web rádio chamado KADIMA MUSIC ? Como surgiu a idéia de trabalhar com o rádio? O programa só toca musicas de bandas de rock gospel ou de bandas seculares também?

Thiago x Marinho
O KADIMA MUSIC toca todos os estilos de música gospel, às vezes que eu apresento o programa - A HORA DO ROCK - , só toca rock gospel sim.... Eu tinha vontade de fazer programa numa fm , mas ai surgiu a oportunidade da rádio web que é mais fácil e mais livre, e só queria mesmo compartilhar com mais pessoas músicas que eu gosto que são pouco divulgadas e pouco conhecidas e falar sobre coisas que muitos não falaram....

Blog Roraimarocknroll
Você é colaborador do evento PORTAL GOSPEL, movimento que está colocando o rock gospel em evidência em Boa Vista. Como e quando surgiu essa iniciativa? Quem faz parte desse trabalho?

Thiago x Marinho
Surgiu quando algumas bandas resolveram fazer um esquenta do FESTIVAL RORAIMA GOSPEL, em baixo do PORTAL DO MILENIO, só com umas caixas de som, bateria no chão mesmo, tudo improvisado... E aí no final desse dia algumas bandas tiveram a idéia de fazer todo mês com mais organização e som de qualidade... O evento é organizado pela RÁDIO WEB RORAIMA GOSPEL em parceria com as bandas gospel que querem tocar... Cada banda colabora com R$ 100,00 pra ajudar a pagar a estrutura de palco e som. Já está começando a vir bandas convidadas de Manaus. Dia 02 de fevereiro virá a banda DEAD SIN, de metal core, muito boa...

Blog Roraimarocknroll
O que você tem a falar para o público que ainda trata o rock gospel com desdenho?

Thiago x Marinho
Não se deve falar daquilo que não se conhece... Alguns Não gostam de ouvir falar de Deus mas gostam muito do som de algumas bandas.... Eu digo que é imaturidade de quem desdenha ainda!

Blog Roraimarocknroll
O que você espera para 2013 com relação ao rock roriamense? Acredita que pode haver união entre o rock gospel e o rock secular em festivais daqui?

Thiago x Marinho
Espero muitos eventos aí reunindo toda a galera nas praças como rolava antes, acredito que pode haver a união sim desde que tenha um objetivo sério, e ainda mais se depender do meu amigo MACIEL que quer fazer mais um festival nessa linha ai ....

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

Thiago x Marinho
Agradeço a oportunidade do Blog pelo espaço, e dizer que servir a Deus é muito louco também brother's! Não é nada chato como alguns pensam .... VOCÊS Podem conferir vários videos de rock também no meu canal www.youtube.com/kadimathiago e ouvir algumas músicas da banda KADIMA-JC no www.Kadimathiago.tnb.art.br, e a rádio web www.roraimagospel.com.br toda quinta-feira as 19hs o programa A HORA DO ROCK.

Fecha a conta.

Nenhum comentário: