26 de jun. de 2011

PAPO RETO: SANDRO NINE, O TONY WILSON DO EXTREMO NORTE DO BRASIL


Para aqueles ainda leigos quando o assunto é história do rock n’roll, Tony Wilson (20/02/50 - 10/08/07) foi um empresário inglês, apresentador de programas musicais e fundador do selo musical Factory Record’s, onde lançou grupos como Joy Division, New Order e Happy Mondays. Tony Wilson foi o grande mentor do movimento pós-punk, assistiu ao crescimento dos Sex Pistols e à sua queda vertiginosa, bem como a curta carreira dos Joy Division, que terminou com o suicídio do seu líder Ian Curtis.

No extremo norte do Brasil, mais precisamente na cena rocker manaura, há uma figura muito conhecida de todos, dono de opiniões nocivas e pouco ortodoxas, sendo notoriamente conhecido como o “Tony Wilson do rock Amazonense”. As referências pertencem ao Jornalista Sandro Nine, um dos grandes conhecedores da história do rock n’roll, em especial expectador e personagem do rock Amazonense das últimas décadas.

A sessão PAPO RETO, do Blog Roraimarocknroll trocou uma idéia com Mr Number Nine e o leitor confere agora como rolou o papo:

Blog Roraimarocknroll:
Sandro Nine, você é conhecido como o Tony Wilson da cena rock manaura. A que você atribui a comparação? Em sua opinião, existe outros tony's wilson espalhados por aí ou só você carrega essa adorável cruz?

Sandro Nine:
Quem dera fosse a unha encravada do gênio Tony Wilson, o cara que descobriu o Joy Division e foi um dos mentores da cena indie de Manchester dos anos 80. Esse apelido me deram nas reuniões do clube indie aqui em Manaus. O Márcio Ferreira (ex- Nicotines) e Jamilson Vilela da banda Alma Nomades, por que eu sempre sabia o ano dos discos, biografia das bandas, sabia sobre a cena rock e etc, então algumas pessoas da cena começaram a falar: La vem o Tony Wilson. Aqui em Manaus há vários Tony Wilson. Carol Magnani , (guitarrista da Playmobils e produtora do Toca Rok) Augusto Nunes (banda Roodie, Cuia Coletiva e Estúdio Garagem 30), Caio Mota (presidente do Coletivo Difusão), Thony Sacrifice, Carlão (Bar do Cabelo) Matheus (banda Disritmia e produtor do Vovo Maroca) Fabio Gomes (Blog Som do Norte) e até mesmo você Matheus, Mencius Melo (Zona Tribal Festival Fronteira Norte), Paulo Shirokuma (Zona Lester Rock Festival) e mais alguns.

Blog Roraimarocknroll:
O Blog Manifesto Underground é um portal dedicado ao rock do Norte, com foco na cena rock manaura. Além das coberturas jornalísticas que outros projetos fazem parte do Manifesto?

Sandro Nine:
O Manifesto Rock na verdade é um rede colaborativa que divulga a cadeia produtiva da música das artes integradas em Manaus e de toda a região norte. Cobrimos o Festival GR BV, 2010 E 2011, NOITE FORA DO EIXO 2011, Toca Rock, Maroca Rock Festival e Zona Leste Rock Festival. Em 2011, o blog completou 1 ano de vida em junho, que seria comemorado na cobertura do Skinni, mas devido aos problemas que todos já sabem, não foi possível a ida. 

Blog Roraimarocknroll:
O Blog Manifesto, em parceria com a Livraria Saraiva, promove um Projeto chamado Riffs Desplugados. Explica como funciona essa parada. O projeto acontece exclusivamente em Manaus ou pretende ser expandido além das fronteiras?

Sandro Nine:
Quanto ao projeto, temos a idéia de fazer um evento que se chamara Manifesto Sessions, com banda de Manaus e Boa vista e outros estados, em breve. O Riffs Desplugados surgiu com a idéia de ser um espaço para as bandas autorais da cena rock de Manaus e movimentar a cadeia produtiva da cena rock de Manaus. Outro objetivo é fazer o intercambio entre bandas da região norte. Bom salientar também que o Coletivo Difusão está junto nesse projeto, assim como o Cuia Coletiva. Uma novidade para as cena rock de Boa Vista, é que futuramente uma banda da cena estará no Projeto Riffs Desplugados, e será a primeira banda de fora de Manaus a tocar no projeto.

Blog Roraimarocknroll:
E já tem banda confirmada?

Sandro Nine.
Sim. Mas ainda é surpresa.

Blog Roraimarocknroll:
Nine, você morou por um tempo em Roraima, e foi personagem da nossa cena. De lá pra cá como você contextualiza o cenário do rock Roraimense?

Sandro Nine:
Morei quase um ano em Boa Vista. A primeira pessoa que conheci antes mesmo de chegar aí foi Vinícius Tocantins, que eu considero um gênio, pelas letras e as músicas que ele faz. Era um fã da Somero. Depois foi o Victor Matheus. Os dois me apresentaram ao Coletivo Canoa, e me receberam de braços abertos. Foi trabalhando no Canoa que comecei a elaborar mais ou menos todas as idéias, projetos eventos que trabalho hoje. Fiz parte de cobertura do GR BV como jornalista da comunicação do Canoa. Foi muito bacana e agradeço até hoje. Ganhei o apelido de "O embaixador de Boa Vista” em Manaus. Outra grata amizade que fiz foi Manoel Villas Boas, que no GR BV 2011, nos deu toda a assessoria


Blog Roraimarocknroll:
Pelo visto, você conhece bem a galera aqui. Traça pra gente um paralelo entre a cena de Roraima e do Amazonas. O que rola de bom? E de ruim? O que você acha que poderia ser feito pro fortalecimento de ambas?

Sandro Nine:
Por ter morado aí e conhecido muita gente bacana , que rala e faz acontecer. Ao voltar pra Manaus eu vi que BV estava um passo a frente da cena por aqui. Na época era jornalista e radialista da Radio Vertical. Tive 3 programas: Indie Rock Vertical, Programa Underground e Vertical Norte Rock ao lado do produtor Cultural Paulo Shiokuma. Sempre divulgávamos as bandas de Roraima. Falava pra todos em reuniões , palestras e etc, que a cena de BV era organizada. Aqui hoje em dia a cena ta organizada e principalmente articulada. As bandas deixaram de lado o amadorismo. Esta mais profissa e deram as mãos. Temos os picos aqui como O Toca Rock, Cabelo Rock Fetival , Maroca ock Festival , Zona Leste Rock Festival, o Projeto Riffs Desplugados, os blog s e etc. O Coletivo Difusão contribuiu muito pro crescimento da cena com eventos , festivais , inclusive agora com o projeto de MicroRRotas , uma parceria do Canoa. Isso vai ajudar em muito a cena e o intercambio, assim como o Skinni Rock Festival, que foi um sucesso aqui em Manaus, pra você ver, uma ótima repercussão. Todo dia recebo telefonemas, e-mails, reelase de bandas, cds e uma grande demanda de bandas que estão a fim de tocar em festivais em BV. A Rádio vertical, também ajudou na divulgação do rock aqui na cena, assim como o programa de Tv Vertical Rock.

Blog Roraimarocknroll:
Pra fechar a conta: Manda um recado pra galera de Roraima, e conta pra gente quais serão os próximos passos do Blog Manifesto.

Sandro Nine:
A galera daí das bandas tem talento de sobra, Veludo Branco, Mr.Jungle (Manoel a Rejane quer um disco autografado, risos), ALT F4 que estará em breve aqui em Manaus, Rolling Bones (Floco é nóis), Johnny Manero, a sensacional Jamrock e outras. São bandas que não deve a nenhuma banda do Sul do país. O publico de Roraima é fantástico, vão aos shows, compram os produtos de bandas e fomentam esse comercio alternativo. A parada é estar sempre em frente , pra cima e pro alto. Quanto ao Manifesto, como já falei antes, o projeto Manifesto Sessions já esta na ponta da agulha, pra fazer essa parceria Manaus - Boa Vista e fazer esse intercâmbio musical e cultural, juntos com os parceiros. Entender a cena é fazer parte dela , já dizia Alex Antunes. 


Sandro Nine é Jornalista, Produtor Cultural do Projeto Riffs Desplugados, Blog Manifesto e Cuia Coletiva.

www.manifestorockunderground.blogspot.com

3 comentários:

Sandro Nine disse...

Sheep do talentoso vocalista Ramom Hiama e do guitarrista e amigo Moita, estão tbm nessa conta da brilhante cena de Roraima. Estendo tbm aos " ostinados caras" da Ostin. Vida Longa a cena rock de Roraima, em breve nos veremos, forte abraço.

Anônimo disse...

depois desse elogio esse "talentoso vocalista" não pisa mais no chão... tem muitos vocalista bem melhores do que ele, a começar pela humildade! agora o cara ficar se achando o Ian Curtis e comparando palavras ao vento a Smells Like Teen Spirit é muita audácia ,que para começar essa tal de palavras ao vento é muito da sua insuportável...

The Good Garden disse...

Massa entrevista e o Sandro Nine é um cara espetacular aqui de Fortaleza sempre acompanhamos vossos trabalhos, abraços!