29 de jun. de 2011

O FIM DA MEDIOCRIDADE


* Mario Marques

Este texto não é um artigo. É um aviso. Que poderia ser mais rápido, conciso. Apenas um viso necessário. Mas é necessário também explicar o porquê desse aviso. Peço licença para estender-me. Mesmo porque tenho que ser rápido. Porque aqui se trabalha muito e não temos verba pública para fazer a coisa funcionar. Com orgulho.

Nos últimos seis anos, uma turma de produtores irrelevantes de bandas irrelevantes e de festivais ainda menos do que irrelevantes disse, como um mantra, para as bandas brasileiras iniciantes, que o caminho era tocar sem pensar em fazer sucesso, trotando em cima de uma tal "cadeia produtiva".

Alinharam-se em seminários, palestras e reuniões e, com suas postulações sindicalistas absurdas, quase gaiatas, angariaram apoio de, estes, sim, produtores de verdade: Jomardo Jomas (Mada), Paulo André (Abril Pro Rock), Aluiser Malab (Eletrônica), Gustavo Sá (Porão do Rock), fazendo-os crer que a união fazia a força.

No caso, a união se referia especificamente a buscar verbas públicas para a realização de delírios independentes. Não fossem os produtores, os irrelevantes, os piores curadores de música que já se teve notícia, até se aceitaria um movimento desses. Não fossem as verbas direcionadas a bandas dos próprios produtores – sinceramente, quem acha Camarones Orquestra Sei Lá o Quê e MQN passíveis de subir a um palco como algo digerível?

Além de promoverem suas próprias bandas medíocres, que antes estavam no lugar certo – o ostracismo – os produtores irrelevantes fizeram emergir tudo o que de pior havia na música brasileira: os jornalistas mais despreparados, que trocaram opiniões por passagens para Cuiabá e cervejas e coxinhas; as bandas mais mulambas e inacreditáveis do mundo (acreditou-se que Black Drawing Chalks e Mini Box Lunar eram estrelas do pop); montaram palcos e mais palcos Brasil afora para abrigar artistas abaixo da crítica, que jamais teriam espaço em lugar nenhum.

Empresas públicas como a Petrobras entraram nesse circuito medonho e bancaram algumas dessas atrocidades culturais. É sério: nossa companhia petrolífera liberou cheques para que um sem-número de artistas sem talento plugassem guitarras desafinadas.

Enquanto isso, Mada, Eletrônica, Abril Pro Rock e Porão do Rock assinavam embaixo, chancelavam e davam vulto a esse grupo menor de sindicalistas do rock.

Pois, nariz de cera razoavelmente encerado, chegamos ao aviso.

Mada, Abril Pro Rock, Eletrônica e Porão do Rock acabam de abandonar o sindicato dos indies de Cuiabá, a Abrafin. 

Nem se pode dizer que a Abrafin chegou ao fim, porque de fato ela nunca existiu porque não influenciou em absolutamente nada no circuito independente. Passados seis anos, nem sequer um artista lançado ali alçou voo mais alto. Passados seis anos, não surgiu um só festival independente de vulto.

Não se pode dizer que os eventos de Cuiabá e Goiânia sejam dignos de nota.

Os grandes festivais, de produtores importantes da música brasileira - leiam sobre Paulo André, que lançou Chico Science e Cascabulho – saíram em bloco desse sindicato de música muito ruim. 

Demoraram bastante, eu diria.

Mas saíram. Do que vive a Abrafin agora? Não sabemos. Mas saberemos.

O que sabemos é que milhares de bandas acreditaram nesse eldorado do patético, dos discursos apocalípticos de que o novo mercado era um mercado que não precisava de aplausos. Faz show para cinco pessoas? Não tem problema. O que importa é sua atitude. 

Todo mundo acha sua banda um horror? Não se importe. Vem pra Abrafin que aqui é lugar de banda ruim.

A Petrobras e outras entidades públicas já sabem que os grandes festivais deixaram o maior polo fabricador de banda ruim do Brasil?

Façamos saber.

O TEXTO FOI ORIGINALMENTE PUBLICADO NO SITE LABORATÓRIO POP NO DIA 27.06.2011 AS 17:34

2 comentários:

Anônimo disse...

Mateus, todos nós das bandas independentes do cú do mundo sempre vimos que o FDE era uma ótima opção para sair ou somente mostrar nosso som. Claro que a internet é a grande ferramenta, mas como utilizarei isso se a minha é discada?

Bem, fico feliz em ver que esse regime ditatorial e sem consideração com a qualidade técnica com a arte (bandas ruins) não é apenas questionado, silenciosamente, por mim! Gostaria de ter pelo blog ou não, mais contato com pessoas/grupos que não compartilham dessa filosofia do FDE; onde a massa (bandas pequenas/mais fraquinhas) trabalham e faz a roda girar, enquanto os idealizadores (a panelinha) bomba sua banda, viaja e faz todo um discurso de coletividade, socialismo e divisão!

Lindo demais, mas esqueceram que estamos em um regime capitalista e que o público (os consumidores) não estão nem ai pro besteirol pregado pelo FDE, eles querem é bandas com qualidade e shows fodas. Se não ninguém prestigia os eventos; e os festivais servem apenas para constar nos projetos e resenhas dizendo que tudo foi lindo e que foi tudo maravilhoso.

Cesar... disse...

Porra, é o primeiro anônimo que concordo plenamente.. parabéns amigo pelas palavras, e questione mais as coisas, não silenciosamente, faça-se ouvir, para podemos ter mais vozes nessa onda..
nós que fizemos parte do tal circuito, viajamos pra alguns festivais sim, mas no fim, iamos graças a nossa propria articulação, pagando as despesas por nossa conta, pq apesar de ser uma banda coletivada competente, nunca fomos as queridinhas de nosso coletivo, q nunca mexeu um pentelho pra ajudar a promover essa banda membro operária pedreira, saca? não faziamos parte do caldo da panelada.. então pra que continuar trabalhando pra quem tá em cima colher o fruto? vamos trabalhar pra nós e quem queira ser parceiro em igualdade.. né??
.. continuamos a fazer as pedras rolarem, sem precisar subir nos degraus empilhados de bandas menores iludidas por promessas e fantasias..

e esse post deixou as pessoas sem palavras? huehuem .. nem os anônimos apareceram pra xingar. afinal, ta td escrito aí, nem tem o q acrescentar.. ou tem?