23 de set de 2015

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 5 - 16ª EDIÇÃO

Nesta Edição: Edgar Borges, Edy Star, Siddhartha Brasil, Fabrício Cadela, Jon Nelson, Hélio Flanders, Stallyn Buckley, Alexandre Horta, Anarkill, Kim Gordon, Clã Cultural Makunaima, Som Do Norte.
ABRE A CONTA 
Bom dia rocker! Fiquei sabendo que nesse fim de semana rolou o Rock in Rio, mas a cena rock local está tão efervescente que preferi curti o som daqui mesmo, no evento Música do Beiral, promovido pelo Clã Cultural Makunaima em parceira com a Prefeitura. Nossa coluna de hoje traz muitas novidades, um papo reto massa e naftalítico com o poeta Edgar Borges, o disco solo do genial Hélio Flanders, uma dica de livro essencial na biblioteca de qualquer rocker cult, um rock list matador, uma trip pelas redes sociais e a historia do rock roraimense contada pelas lentes do serrotão Alexandre Horta. Seja bem vindo à coluna Roraimarocknroll, porque a história do rock roraimense você lê primeiro aqui! Boa Leitura, e ótima terça-feira! Let’s go! - Victor Matheus.
_________________________________________________________________________

PAPO RETO 
*Créditos: Zanny Adairalba 
O escritor e poeta Edgar Borges
 responde a três perguntas do Papo Reto da nossa coluna: 

O blog Crônicas da Fronteira, de sua autoria, registrou no início dos anos 2000 a cena do rock roraimense. Que lembranças você guarda desse período embrionário na música local? 

Os shows no espaço multicultural do Sesc Centro, bandas fazendo ocupação de praças e outros espaços, muita gente tentando se firmar numa cena que era meio autoral, meio cover, meio vamos ver onde isso vai parar. 

Sua arte poética dialoga com vários segmentos. O que há de rock n'roll na poesia de Edgar Borges? 

Fui criado ouvindo música latina no rádio, do tipo merengue, salsa, rancheras... O rock entrou tarde no dial do aparelho lá de casa. Por isso curto mais pop-rock que um som mais pesado. Isso foi para minha escrita também: é leve, apesar de vez ou outra dar uma metalizada. 

Quem salva a poesia no rock do Brasil hoje? 

Prefiro não nomear os novos messias do rock, mas a regra de ser bom letrista é clara: só se destaca quem leu e ainda lê muita poesia e prosa. Sem a base literária, sobram apenas ruídos no palco. 
_________________________________________________________________________

LIVRO 
*Créditos: Fábrica 231
A GAROTA DA BANDA (Kim Gordon) – “Me pergunto o que ou quem eu teria me tornado se ele não fosse meu irmão.” Esse trecho exemplifica o tipo de livro que Kim Gordon quis escrever: não é o retrato de uma estrela do rock alternativo, mas sim um mergulho em cada um dos aspectos que fizeram dela a mulher e artista que é hoje. A frase acima trata de um dos relacionamentos definidores na vida da musicista, com o irmão mais velho, Keller, que sofre de esquizofrenia... O fim da relação com Thurston Moore, ex-marido e ex-parceiro no Sonic Youth, os detalhes deprimentes do último show da banda, realizado no Brasil, e as passagens com nomes conhecidos do rock estão ali, mas não são o que há de mais interessante. O olhar freudiano sobre o passado em família – os arrependimentos, a relação com os pais – é o que, de fato, mostra o nascimento da Kim que conhecemos. Ou melhor: da Kim que, até o lançamento desse livro, achávamos conhecer. (por Bruna Veloso) 
_________________________________________________________________________

DISCO 
*Créditos: Deck 
UMA TEMPORADA FORA DE MIM (HELIO FLANDERS) - Helio Flanders reuniu nove lamentações ao piano em Uma Temporada Fora de Mim. Com o violoncelo certeiro de Bruno Serroni, o álbum solo tem como núcleo principal a voz marcante de Flanders, que se arrisca em falsetes e versa sobre a cidade natal (“Cuyaba Tango”) e questões existenciais (“Uma Temporada Fora de Mim”), em uma jornada mais particular do que externa. Uma Temporada..., entretanto, perde fôlego em momentos de excesso, como “De Dentro do Tempo Que Eu Sou” (parceria com Cida Moreira) e “Romeo” (escrita com Thiago Pethit, e lançada anteriormente por ele). Sozinho, o desalento do vocalista se confunde com um drama muitas vezes exacerbado – mostrando que o contraponto do Vanguart sempre foi essencial para as composições de Flanders. (por Lucas Brêda) 
_________________________________________________________________________

ANARKILL 
*Créditos: Anarkill 
ANARKILL – hardcore macuxi do extremo norte
ANARKILL é uma banda de hard core macuxi, emergindo da nova safra do rock roraimense. O grupo é formado por Icaro Yuri (baixo e vocal), Mario Andrade (guitarra), Alex Viana (guitarra) e Willians Andrade (bateria). Saiba mais sobre a banda no www.facebook.com/anarkillhc. #anarkill 
_________________________________________________________________________

MOMENTO POLAROID 
*Créditos: Alexandre Horta
Pelas lentes de Alexandre Horta, a história do rock roraimense é contada... O registro é de Stallyn Buckley, vocalista da banda Iekuana no 2º Rock Contra a Corrupção... Uma bela imagem digna de polaroid! #polaroid #iekuana 
_________________________________________________________________________

ROCK LIST 
*Créditos:Arquivo Pessoal
O cantor e músico Lucas Fontinelle, 
escolhe cinco músicas essenciais na sua #RockList. Confira: 

1. Wouldn’t it be nice (The Beach Boys) 
2. Malandragem (Cássia Eller) 
3. Os Cegos do Castelo (Titãs/ Nando Reis) 
4. O Tempo não para (Cazuza) 
5. I remember you (Skid Row) 
_________________________________________________________________________

INSTAROCK 
A semana do rock roraimense no Instagram. 

#Siddhartha_Brasil 
Siga @siddharthabrasil 

#Fabrício_Cadela 
Siga @fabriciocadela 

#Jon_Nelson 
Siga @jonnelson 

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll 
@roraimarock 
_________________________________________________________________________

RORAIMAROCK INDICA 
Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais 

#ClãMakunaima 
“Chega junto parente. É tudo nosso” 

#EdyStar 
“...O calendário na minha Bolsinha me diz que foi há 30 anos atrás... 
EU FUI no ROCK IN RIO – 1985” 

#SomdoNorte 
“Suuuuucesso” 
_________________________________________________________________________

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com

PUBLICAÇÃO 
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B 
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 5
16ª EDIÇÃO | 22/09/15

Nenhum comentário: