7 de ago. de 2013

GUITARRISTAS RORAIMENSES LANÇAM EP NA EXPOMUSIC/2013

por RAISA CARVALHO - www.folhabv.com.br

A ExpoMusic 2013 é uma feira de música tradicional que acontece em São Paulo há mais de trinta anos e reúne músicos do mundo inteiro. A feira contempla novidades em instrumentos musicais e os últimos lançamentos do mercado mundial. Ampla programação musical coloca em contato o público entre os artistas admirados, sendo uma oportunidade para jovens talentos e novas bandas tocarem e darem impulso às suas carreiras.



É o caso do roraimense Hussein Haddad que atualmente mora em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo e Jalles Lino que ainda vive em Boa Vista, sua cidade natal. Eles irão apresentar as músicas dos seus respectivos EP's que serão lançados na feira.

Hussein participa da feira desde 2011, mas dessa vez, irá lançar o seu primeiro EP instrumental com quatro músicas intitulado ‘Timbres’. O EP já foi gravado e está em fase de mixagem. Hussein tem mais de cinco mil seguidores entre fãs, admiradores e outros músicos de todo mundo em um canal no You tube onde publica vídeos dando dicas e informações sobre a guitarra. Ele também leciona através do Skype.

As influências do músico são variadas, vão de Fusion até o rock tradicional, grande fã do guitarrista britânico Guthrie Govan, Hussein impressiona com uma habilidade na guitarra de um músico experiente apesar dos seus 23 anos. O guitarrista também representa uma marca de guitarras chamada Dreamer.

“Eu não sei exatamente o que fez com que a Dreamer me procurasse, quando o Celso Freire, dono e fundador da empresa entrou em contato comigo, eu não acreditei, pois sempre achei um dos melhores trabalhos que já tinha visto, foi sensacional”, contou Haddad.

Para o guitarrista, o aprendizado depende de qual estilo o instrumentista quer seguir. “Quando comecei a tocar eu não queria saber de tocar rápido ou super técnico, queria tocar qualquer coisa, foi aí que então eu conheci o lado mais virtuoso da guitarra, acho que se você quer se tornar um guitarrista virtuoso ou coisa do tipo estude bastante, nunca pare de estudar, ouça coisas do tipo. É aquela coisa, se quer tocar frevo, pra quê estudar Heavy Metal? Acho que o caminho é esse” explicou.

Em Roraima, o músico Jalles Lino criou o seu próprio estúdio em casa, onde finalizou o EP com cinco faixas ainda sem título. O convite para o lançamento do EP e apresentação na Expomusic surgiu quando Jalles participou de um concurso nacional onde ficou em quarto lugar entre os melhores guitarristas do país.

Atualmente, o músico é professor de guitarra. Ele explica que a feira é uma grande oportunidade para quem que se aprimorar na música. “É sem dúvida uma experiência única, você conhece pessoas de todo lugar do Brasil, troca conhecimentos, faz parcerias que se eternizam, é algo que realmente não tem preço” ressaltou.

Jalles começou a apreciar a música aos sete anos e ganhou sua primeira guitarra aos quatorze, no início, começou ouvindo grandes guitarristas de rock como Yngwie Malmsteen, Steve Vai e Joe Satriani, porém ao longo do aprendizado, o músico deu espaço para outras influências musicais que revitalizaram o seu estilo. “Gosto de músicas que tenham conteúdo, tanto na parte instrumental como também na poesia, acho que para cada momento temos uma música diferente” explicou.

Apesar de trabalhar com a música, Jalles se considera um eterno aprendiz. “Um dos maiores prazeres ainda é sempre poder estudar uma técnica nova, superar um desafio e isso nunca acabará. Por muito tempo fui autodidata, até que pude me sentar com alguns bons professores e entender que uma orientação é sempre o melhor caminho para aproveitar os estudos. Desde então sempre que chega alguém novo na área corro logo para trocar ideias e compartilhar conhecimentos” ressaltou.

Para conhecer o trabalho dos guitarristas acessem o canal no Youtube www.youtube.com/husseinhaddad e www.youtube.com/jallesalarm

Expomusic completa 30 anos 
na edição 2013 em setembro.

A Expomusic, feira mais importante do setor na América do Sul, completa três décadas de realização. Segundo nota à imprensa, se depender do volume de negócios previsto para esta edição, o mercado deve continuar em crescimento. A 30ª edição da Feira Internacional da Música, será de 18 a 22 de setembro no Expo Center Norte, em São Paulo.

Promovida pela Abemúsica e Francal Feiras, a Expomusic terá os dois primeiros dias dedicados exclusivamente a profissionais do setor, já o público pagante terá de 20 a 22, para conhecer os estandes de 200 expositores de instrumentos, acessórios, som profissional e iluminação. Com músicais e estruturas de palcos e iluminação, têm uma extensa agenda de shows, workshops e tarde de autógrafos com músicos famosos.

A programação musical será no Music Hall, desenvolvido com o objetivo de abrir canal para músicos de todos os estilos e de todo o país. São shows com bandas, orquestras, instrumentistas, cantores e alunos de escolas de músicas de hora em hora, com estilos que vão do heavy metal ao erudito. Nos estandes, os visitantes podem acompanhar a grade de atrações que, no ano passado, teve mais de 140 artistas em atrações que chegaram a 500 horas.


Serviço
Expomusic 2013.
Data: 18 a 22 de setembro de 2012.
Horários: 18 a 21, das 11h às 21h; dia 22, das 11h às 19h.
Dias 18 e 19 entrada restrita a profissionais do setor.
Dias 20 a 22, o evento é aberto ao público em geral.
Local: Expo Center Norte.
Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 Vila Guilherme, São Paulo, SP.

Nenhum comentário: