24 de jun. de 2013

RORAIMAROCKNROLL – A FESTA VOL.2 – O UNDERGROUND ME REPRESENTA


Festa Roraimarocknroll Vol. 2 celebra a história do rock roraimense, provando que a união de bandas e articulação podem proporcionar ao público uma noite de rock n'roll autoral com grandes shows reunindo a vanguarda do rock do extremo norte do Brasil no Chacrinha Chopp's.

por Victor Matheus – www.roraimarocknroll.blogspot.com

O que faz de um “instante instantâneo” - parafraseando a grande enciclopédia do rock roraimense , Ivo Almada – um momento para ser guardado para sempre em nossa memória? No último dia vinte e dois de junho de dois mil e treze, mais um capítulo da história do rock n'roll roraimense foi escrito, dando exemplo e mais uma vez se tornando referência de como deve caminhar uma cena rock de verdade, especialmente a cena rock de Roraima, ainda tão carente, embrionária, embebida de vaidades desnecessárias, egos inflados, e que apesar de já não ser mais uma “novata” no underground do rock do Norte do Brasil ainda precisa evoluir muito, e principalmente dar mais valor a palavra UNIÃO.

Promover eventos de rock n'roll em Boa Vista é um verdadeiro desafio para qualquer produtor cultural que realmente queira fazer acontecer uma festa/evento/festival de qualidade para um público cada vez mais disperso e condicionado a ditadura midiática medonha que estamos expostos. O problema se ameniza quando o evento de rock em sí tem a proposta de ser cover, afinal, gozar no pau dos outros sempre foi e sempre será muito mais fácil. Também não cabe aqui julgarmos se cover é melhor ou pior que autoral, até porque soa demagogo por demais. Rock é rock, seja cover ou autoral, cabendo ao artista, ao contratante do show e ao público decidir se é bom, se tem audiência e se merece prestígio. Cada um tem suas preferência, seus gostos, e não podemos julgar se a banda toca cover ou autoral, afinal, cada um que cuide do seu feliciânus certo?

(In) felizmente um evento de rock cover sempre sairá na frente do autoral, pelas razões óbvias e já compartilhadas anteriormente nestas linhas bloggers. Agora, quando assunto é rock autoral, a parada complica mais, pois como promover um evento somente com bandas autorais, num ambiente formatado para o entretenimento, e ainda assim ser um sucesso tanto de público, de satisfação do contratante, das bandas participantes, e de quem organiza? Voltamos ao começo destas linhas: Com espírito de UNIÃO.

Foi inspirado neste espírito de união que a festa RORAIMAROCKNROLL VOL.2 foi realizada na noite do último sábado, no Chacrinha Chopp's. A Casa do rock foi o palco escolhido para a segunda festa em celebração ao aniversário do Blog Roraimarocknroll, que no mês de março completou 3 anos de existência. A festa também comemorou os 2 anos de Coluna Roraimarocknroll no Jornal Folha de Boa Vista e o lançamento da primeira coletânea do Selo Independente RORAIMAROCK DISCOS. Havia motivos de sobra para celebrar, e melhor, havia motivos maiores para fazer a noite acontecer, pois devemos sempre celebrar as conquistas e os frutos que colhemos de nosso trabalho, e essa é a razão principal da festa, uma celebração ao rock roraimense, e aos resultados do trabalho que estamos desenvolvendo através do Blog Roraimarocknroll ao longo desses 3 anos... Como diz meu amigo Fabio Gomes: Sucesso!!!!

Klethus - Crossover rock de alto nível pela primeira vez na Casa do Rock

As bandas KLETHUS, SHEEP, DITAMBAH e VELUDO BRANCO proporcionaram uma noite diferente com público igualmente diferente do habitual no Chacrinha Chopp's. Diferente também foi a estrutura da festa desta edição, com um palco montado na área externa da Choperia, que comprovou ser mais eficiente do ponto de vista “acústico” e também de interação do público com as bandas. Os shows foram acima das expectativas. A banda KLETHUS iniciou os trabalhos trazendo o peso do metal com o virtuosismo do prog metal a Casa do Rock. Um som pesado, coeso, de uma das bandas mais competentes do rock de Roraima, dando um aperitivo do que vem por aí no Fest Rock deste ano. 

Sheep - Mais um grande show com participação especial do guitarrista Diego Moita

A banda SHEEP retornou por definitivo a cena rock roraimense em 2013 atropelando tudo... Em menos de 6 meses a banda já lançou duas músicas inéditas, fez show especial ao Nirvana, voltou a figurar entre os principais destaques do rock local e já está produzindo oficialmente a primeira bolacha do grupo a ser lançada provavelmente ainda em 2013. Os fãs ainda podem aguardar um EP que está saindo do forno com 4 músicas da banda. A SHEEP mais um vez entregou um show poderoso, carregado de riffs stoner e emulando na imagem do vocalista RAMON HIAMA o verdadeiro espírito rocker que deve existir numa banda que não precisa provar nada a ninguém: Vontade de tocar rock n'roll sem ligar para o mundo! Fuck off modo on ativado saca? O show da SHEEP ainda teve a participação do guitarrista e membro honorário da banda, DIEGO MOITA, que relembrou sua história com a banda numa participação pra lá de especial. Parece que enfim a Sheep se encontrou com a entrada do baterista RODRIGO SOUZA, que vestiu a camisa da banda e mostrou que é hoje também um dos bateras mais legais de se assistir no rock roraimense.

Ditambah recrutou mais seguidores para o lago celestial do grande tambaqui

Com o público cada vez mais embriagado e participativo, a banda DITAMBAH foi pro palco do Chacrinha Chopp's para mostrar porque é a revelação do rock roraimense deste ano. Destilaram petardos atrás de petardos autorais durante o show, e a parede de riffs pesados do guitarrista ALEXANDRE HORTA SERROTÃO, junto do baixo incisivo e melodioso de JORGE HOLANDA fazem as vezes de ciccerone para o groove oitentista de CESAR MATUZA e os poemas cuspidos na cara do público pelo vocalista RODRIGO MEBS, que vem se revelando a cada show um verdadeiro front man visceral. A DITAMBAH vem a cada show recrutando mais fãs para o lago celestial do grande tambaqui, e ao que tudo indica, muito em breve o cardume se expandirá além das fronteiras de Roraima. Eu não duvido disso!

Veludo Branco + Chacrinha + Chopp = Maldita ressaca 

A VELUDO BRANCO foi a última banda a se apresentar, já com o público e alguns membros da banda em elevado estado de embriaguês (risos). O que falar do show? Quem gosta de blues, de se embebedar, de ouvir histórias pitorescas e contos eróticos cantados em versos na linha dylanesca, e algumas homenagens ao buraquinho da Sandy e do Feliciano, outros protestos ao sistema corrupto do nosso país em versões de canções de Raul Seixas, certamente apreciou o show da banda. Eu sou suspeito para falar, mas ainda assim me arrisco: A cada show, estamos mais satisfeitos com o feedback do público que enfim entendeu qual é a onda da banda: Tocar blues rock para encher a cara e acordar no dia seguinte com aquela maldita ressaca! (risos)

DJ Estrela - Set List fino com tracks do rock oitentista cheio de feeling

A festa RORAIMAROCKNROLL ainda contou com a participação mais que especial da DJ ESTRELA, pela segunda vez, que nos intervalos do show, mandou no set list só tracks alternativas de rock, na linha de The Clash, Queen, The Cure, Smiths, reeditadas com o seu feeling, em beats mais leves, que levaram o público a um estado de torpor conveniente pela energia do lugar, e que deu um toque a mais de brilho a festa.

O relógio marcava 2:30 da manhã quando os últimos acordes do show da VELUDO BRANCO foram tocados, o público já embriagado, fazendo roda punk na esquina do Chacrinha Chopp's e um sentimento de dever cumprido. Fim da Festa. Roraimarocknroll Vol.2, que nos deixou com um enorme sentimento de gratidão e muita felicidade por ter promovido e produzido mais esta festa para o rock roraimense, e no meio desse carrosel de alegria e de sentimento de missão cumprida, somente uma frase dita pela DJ ESTRELA, ao microfone, durante o show da Veludo Branco, pode resumir o que foi a festa Roraimarocknroll deste ano: O UNDERGROUND ME REPRESENTA!

Fecha a conta.

AGRADECIMENTOS
Os sobreviventes de mais uma noite etílica no Chacrinha Chopp's.

A Festa Roraimarocknroll só poderia ter acontecido graças a união de várias pessoas que juntas, de alguma forma ou de outra, contribuiram para a realização deste evento, por isso registro aqui meus agradecimentos especiais ao Alexandre Horta, Handson Gomes, Carol Magnani e Playmobils, Fabio Gomes (som do Norte), Banda Konvictus (em especial a Carlos “Carlebas” Augusto, Thiago Moreira e Rafael Inforzato), Miquéias Monteiros (KS Estúdio), Chacrinha Chopp's (Valeu Cruzeta, Valeu Simone), Folha de Boa Vista (em especial a Paula Cruz, Carol, Cyneida, Isah e Jr Carneiro), as bandas Klethus, Sheep e Ditambah por aceitarem o convite para participar do evento, a queridíssima amiga DJ Estrela que topou mais essa história conosco, aos meus amigos e companheiros de banda Cesar Matuza e Paulo Veludo, que sempre, em qualquer circunstância, estão ao meu lado apoiando e trabalhando em prol do rock roraimense, e ao público que foi prestigiar o evento e são a principal razão de continuarmos realizando eventos de rock em Roraima. Foi du caralho bicho! E quem não foi... “Sifu!” (brincadeirinha). \m/

Nenhum comentário: