6 de jun. de 2013

PAPO RETO – RODRIGO MEBS – DA JAIME BRASIL AO BEIRAL, O ROCK VISCERAL DA BANDA DITAMBAH


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma idéia direta com o poeta e vocalista RODRIGO MEBS, da banda DITAMBAH, que compartilha suas expectativas sobre o lançamento do primeiro single oficial do grupo – BEIRAL - e conta como foi dada a gênese do cardume rocker do extremo norte do Brasil. Confira o papo:

Blog Roraimarocknroll
A banda DITAMBAH vem sendo aclamada pela crítica local com a revelação do rock roraimense em 2013. Você esperava todo esse reconhecimento do trabalho da banda apesar do pouco tempo de estrada?

Rodrigo Mebs
Cara! Pra falar a verdade eu esperava sim o reconhecimento de quem curte rock, do público e tudo, mas eu achava que ia demorar mais pra ter esse feedback, saca?

Blog Roraimarocknroll
A DITAMBAH é apenas uma banda de rock, ou vai além, é um difusor da filosofia do ditambismo?

Rodrigo Mebs
Essa história de "ditambismo" começou como uma brincadeira, logo no segundo ensaio, quando a ração dos integrantes da banda foi o divino tambaqui na brasa (Eu me especializei na preparação da iguaria, outra hora eu passo a receita - risos), na ocasião, ainda não havíamos escolhido o nome da banda, então disse, só de zoeira: O nome pode ser "Banda De Tambaqui", todos riram e a piada foi se repetindo até ficar séria. "Banda De Tambaqui" virou "Banda Ditamba", acrescentamos um "H" no fim pra ficar mais tribal. O fato é que começamos a extrapolar o limites da ideia até surgir nossa pseudo religião. O ditambismo é na verdade uma releitura de “sexo drogas e rock’n’roll. só substituímos o drogas por "tambas". Tem também a ideia do regionalismo, que é muito importante e que está presente nessa alegoria toda.


A DITAMBAH é a grande revelação do rock roraimense em 2013

Blog Roraimarocknroll
Sua carreira artística nos palcos nasceu com a poesia e o teatro performer e agora você é o front man de uma das bandas mais promissoras do rock roraimense em muito tempo. Foi difícil migrar da literatura para a música?

Rodrigo Mebs
Difícil? Ah... foi e está sendo ralado a questão de cantar, compor melodia e até algumas bases. Já me sentia bem no palco, tenho alguma experiência nisso pelo meu trampo com poesia. (É necessário ressaltar que a primeira vez que meti minha poesia no rock, pra valer mesmo, foi com a Veludo Branco, que é quem agradeço sempre e sempre) Mas a responsa é grande! Tenho ao meu lado Jorge Holanda (lenda do rock macuxi), Alexandre Horta (outra lenda), e o Matuza (que tem história pra caralho nessa porra de rock'n'roll roraimense) e eu sou o novato, o curumim que tem as orelhas puxadas pra coisa toda caminhar na direção certa. O que posso falar é que estou estudando, fazendo tudo de coração, honrando o nome dos meus companheiros de banda.

Blog Roraimarocknroll
Recentemente a DITAMBAH classificou a música BEIRAL no FESTIVAL CANTO FORTE. Conte um pouco como foi essa experiência? E porque a escolha da música BEIRAL para concorrer no festival?

Rodrigo Mebs
Pois é, brother! Isso foi do K7!!!! A Ditambah tem como uma de suas bandeiras o regionalismo. Temos profundo respeito com a obra da Roraimeira e sua importância na construção da identidade cultural desse povo. Em nossas letras, mais que elegias, mais que os amores incondicionais a terrinha, buscamos também as críticas, evidenciamos as dores. Beiral foi escolhida para inscrição no Canto Forte por ter essa temática regional urbana, por ser uma crítica social. Ficamos muito satisfeitos de poder participar do festival, subimos naquele palco com amor e raiva. Éramos a cebola na salada de frutas.

ASSISTA A DITAMBAH TOCANDO A MÚSICA 'BEIRAL' 
AO VIVO NO FESTIVAL CANTO FORTE

Blog Roraimarocknroll
Nesta Sexta Feira a DITAMBAH faz sua estréia fonográfica com o lançamento do single BEIRAL. Quais são as expectativas pro lançamento do trabalho de estréia da banda?

Rodrigo Mebs
Bicho! A gente já teve uma resposta muito boa por parte do público quando executamos Beiral no Canto Forte e na prévia do Fest rock. Quando tocamos Beiral no chacrinha, já tinha pessoas cantando junto com a gente. Eu acho essa música forte. Trata de uma questão que aflige a todos, que incomoda mesmo! sei que tem muita gente querendo gritar os versos de Beiral por aí. A banda toda está muito feliz pelo resultado das gravações, das mixes e da master que o Fabricio Cadela imprimiu no som. Trampo de alto nível! As expectativas são as melhores. Como diz o Tambaqui Original, Jorge Holanda: Estamos no caminho certo!

Blog Roraimarocknroll
Quais são os próximos passos do cardume rocker após o lançamento do single?

Rodrigo Mebs
Compor, compor, compor, incluir as novas composições no repertório, ensaiar muito, cuidar dessa preparação e fazer um grande show nos próximos palcos que pisarmos. Divulgar o resultado do esforço e acima de tudo, nos divertir com esse trabalho, porque se a Ditambah se divertir no palco cardume vai se divertir na plateia.


Rodrigo Mebs - Poesia visceral agora acompanhada de riffs rock n'roll

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

Rodrigo Mebs
Ok! Acho que falo em nome de todos os tambaquis sagrados deste lago celestial que é a Ditambah (risos): Agradecemos nossas esposas, nossos filhos e filhas pela paciência ofertada e por qualquer ausência que este trabalho tenha ocasionado nestes relacionamentos (Tem hora que a gente se se alonga um pouquinho mais na cervejinha e nas discussões filosóficas que enredam o Ditambismo.), agradecemos os grandes amigos da banda, os grandes amigos que apoiam e ajudam a fazer cada vez maior esse cardume. Agradecemos especialmente o Roraimarocknroll pelo apoio e por toda atenção prestada a Ditambah. Nosso tambaqui pode ser degustado através da fã page da Ditambah no Facebook – CLIQUE AQUI -.nosso e-mail: bandaditambah@gmail.com. Que o Grande Tambaqui Esteja Convosco!!!

Fecha a conta.

Nenhum comentário: