31 de mar. de 2016

DE UM - GRUPO FOLK ABORDA AMOR E FÉ EM SUAS MÚSICAS

Por Raisa Carvalho.

Músicas autorais que promovem um som divertido que fala do cotidiano, amor e fé. Essa é a proposta da Banda de Um, um grupo folk formado há seis meses, mas que já planeja o lançamento do seu primeiro EP que recebeu o nome de Arbitrium que será lançado no próximo mês.

Apesar do nome, a Banda de Um é formada por Gleyson Vaz (no vocal e violão), André Barros (baixo) e Janderson Nascimento (na guitarra). No repertório, além das músicas do novo álbum, o grupo também apresenta suas influências como covers das bandas Os Arrais, Tiago Iorc e Jefferson Pilar. O grupo se destaca também pelos figurinos carregados de influências do folk.

O estilo é um dos gêneros mais influentes, engajados e cultuados da história da música e muitas bandas atuais seguem escrevendo a saga que a música folk teve em seu auge nos anos 60 e atravessou as décadas seguintes.

Segundo Gleyson, além da característica folk, a banda segue uma referência ao cristianismo. O título ‘De Um’ foi dado em homenagem à sua crença cristã. “Acreditamos que há um Deus único, e como a bíblia fala, somos o corpo dele. Ou seja, somos uma banda a Ele”, relatou.

Produção de EP

O novo Ep está em fase de finalização, e para isso a banda busca apoio para custear as despesas. O trabalho foi gravado ao vivo, em uma fazenda distante da cidade. Para criar uma atmosfera interiorana, o grupo utilizou instrumentos clássicos do estilo folk, como o bandolin e o banjo.

Os instrumentistas, os ‘sons’ da banda, uniram-se ao vocal potente de Vaz para conseguir cativar o público ávido por um folk rock atual. “Para esse trabalho, preferimos não gravar em um estúdio. De forma independente, gravamos ao vivo em um sítio somente com a ajuda de alguns amigos. As músicas gravadas ao ar livre deram ao Ep uma pegada mais “Da roça”, comentou o vocalista.

O novo álbum terá seis músicas inéditas que representam aquilo que os instrumentistas mais gostam: a música folk.

“Para esse ep, escolhemos algumas músicas e outras ficaram de fora e devem fazer parte de um próximo trabalho. Esse cd recebeu o nome Arbitrium, “Escolha” em latin, por significar as escolhas que fazemos ao longo de nossas vidas, da nossa capacidade de aprender com elas, sendo erros ou acertos”, contou.

Para conhecer mais o trabalho da Banda De Um, acesse @deumoficial no twitter e instagram. E no facebook: bandadeum.

Pátio Musical

A banda De Um será a atração da programação cultural Pátio Musical, que acontece a partir das 20 horas desta sexta-feira (01), no Pátio Roraima Shopping, na avenida João Alencar, no Cauamé. A entrada é franca.

Serviço
Pátio Musical
Banda De Um
Data: 01 de abril
Local: Pátio Roraima Shopping 
Hora: 20h30
Entrada franca

Nenhum comentário: