31 de ago. de 2011

I TEPEQUÉM MOTO FEST – REGGAE N' ROLL DOS BONS NA SERRA


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

Bom festival de música e motos de alta cilindrada agitaram fim de semana na Vila da Serra do Tepequém, no extremo norte do Brasil, fomentando a economia local e mostrando que o reggae e rock também faz a cabeça do público das bandas de lá.

A Associação dos Empreendedores da Vila Tepequém, em parceria com o Sesc Roraima e Roraima Motoclube promoveram no último dia 27 de agosto (sábado) o I Tepequém Moto Fest. Três bandas de Roraima, entre elas Jamrock, Veludo Branco e Garden participaram da programação, que ainda contou com a participação de vários motociclistas, turistas, um bom público local presente, agitando a pacata vila e fomentando a economia local.

O Sesc Roraima disponibilizou toda a estrutura para as bandas participantes, com transporte, hospedagem, alimentação, e estrutura de palco completa. As bandas ficaram hospedadas confortavelmente na Estância Ecológica do Sesc Tepequém, onde foram recebidas com um belo almoço, com direito a feijoada e suco natural. Durante o dia vários comboios de carros e motos chegavam a Vila Tepequém dando sinais que a noite, algo especial iria acontecer no lugar. Alguns preferiram os banhos de cachoeira, enquanto outros apenas descansavam na própria estância ecológica.

É importante frisar essa iniciativa dos envolvidos, pois sabemos como o interior do nosso estado é carente de atrações culturais, em especial o rock, e eventos como esse além de fomentar a economia local apresenta outras linguagens que não estão sempre em evidência para esse público, que por incrível que pareça, carece desse tipo de entretenimento e conhece mais do que imaginamos as bandas e os artistas do nosso estado, apesar da falta de acesso ao conteúdo desses artistas.

REGGAE N'ROLL FEZ TODO MUNDO DANÇAR

Veludo Branco apresentou a nova formação com Paulo Henrrique no Baixo

Por volta das 22h dezenas de moto estacionaram no malocão da Associcação dos Empreendedores da Vila Tepequém, dando início a festa. Veludo Branco iniciou a programação com a nova formação, com Paulo Henrrique no baixo. Me limito a dizer que o show foi satisfatório para nós da banda, tanto pela energia no palco, como pela interação com o público. Tivemos a participação do grande amigo poeta Rodrigo Mebs, e ainda estreamos de cara nossa primeira canção em inglês. Como sempre faço, peço a quem esteve lá e prestigiou nosso show que colabore mandando uma resenha para nosso blog que publicaremos aqui.

Ana Gabriela, da Jamrock arrancou suspiros do público 

O grande destaque da noite ficou por conta da banda Jamrock, que surpreendeu botando todo mundo pra dançar no malocão, misturando em seu repertório o reggae, o pop rock, a música regional e suas composições, provando que uma banda segura no palco, com carisma, cativa no primeiro acorde. Os gritos da galera e os pedidos de bis comprovaram mais uma vez porque eles são a promessa da música do norte do Brasil.. Um fato me chamou a atenção: Enquanto a Jamrock tocava a música “Casinha de Abelha”, de Neuber Uchôa, eu passeava entre as pessoas e ouvi um rapaz, morador local, comentar que “essa versão é diferente da que ouvi com o Neuber Uchôa, mas também ficou legal”, o que me fez constatar que mesmo com o distanciamento das tecnologias e de acesso a entretenimento, o público local busca conhecer nossos artistas, sem contar que provou como uma música boa pode atingir os locais mais distantes de nossa realidade.

Rodrigo Baraúna, da banda Garden triturou sua Gibson Les Paul 

Fechando a noite, os veteranos da banda Garden assumiram o palco, e sem dó nem piedade descarregaram em seu repertório um arsenal de clássicos do rock n'roll, saciando a sede dos motociclistas mais xiitas, e provocando um verdadeiro estado etílico no público presente. Ainda tiveram tempo de intercalar no seu repertório músicas do primeiro disco e novas composições, mostrando um vigor e uma prévia do que está por vir na segunda bolacha da banda. A banda Garden tocou acima de sua própria média, muito pelo fato de estarem todos - banda e público - numa mesma sintonia etílica, compartilhando de uma energia única que o local nos proporciona. Um baita show de rock n'roll que dá aula para novas bandas que ainda não sabem para que lado caminhar. 

O QUE FICA?

O I Tepequém Moto Fest superou todas as expectativas, e mostrou que articulação de várias frentes, de forma colaborativa e organizada é a chave para o sucesso de qualquer evento que se deseja realizar não só em Boa Vista mas no interior do Estado também. Ficou comprovado que nem só de forró sobrevive as festas no interior do nosso estado, e existe uma grande quantidade de pessoas que apreciam o rock e o reggae, mas não tem oportunidade de prestigiar esse tipo de evento por falta de acesso e oportunidade.

Parabéns ao Sesc Roraima, em especial ao Kildo Albuquerque, Guilherme (Sesc Turismo) e toda equipe da Gerência de Cultura do Sesc, Roraima Moto Clube, Associação dos Empreendedores da Vila Tepequém pela iniciativa, a comunidade local que compareceu em peso na festa bem como muitos turistas, e as bandas que participaram. Sem dúvida alguma o I Tepequ´m Moto Fest já entrou para a história como um dos melhores eventos de rock que já prestigiei até o momento, e tem tudo para se tornar um grande festival nos próximos anos. Agora é aguardar a próxima edição, e torcer para ser tão boa como foi esta. Disso não temos duvida.

Fecha a conta.

Um comentário:

Cesar... disse...

nem vou comentar mais nada.. da pra imaginar pela resenha como foi o clima do evento..

espero ser convidado para o próximo, irei com maior prazer!