10 de ago. de 2011

COLUNA FALO MESMO: A HISTÓRIA DO ROCK - PARTE 1


com Ellen Carmaine

Olá, meus amigos!

Hoje, vou falar um pouco sobre estilos musicais. Muita gente tem conceitos equivocados de determinados tipos de estilos musicais. Punk rock, hard rock, heavy metal, emocore, pop music e por aí, vai! Mas, irei me prender no nosso velho e bom rock. Como o assunto é extenso, resolvi dividir em partes, dos quais vocês irão acompanhar aqui, semanalmente.

Acho que alguns devem saber de onde veio o rock, onde tudo começou, mas para os novatos, vou despejar um pouco de história, que sempre é bom, pois todos os dias, nós mesmos escrevemos a nossa, só não sabemos se estamos "bem na fita".



O rock é uma vertente do "rhythm and blues", estilo mais rápido do blues, nos anos 50. Depois, houve fusão com o "country and western" (música rural americana), no qual conseguiu mais ascensão, em decorrência do blues ser um ritmo tocado especificamente por negros, o que restringia o público.

O interessante dessa história é que o rock foi contextualizado num período onde haviam grandes disputas entre o capitalismo e o comunismo nos Estados Unidos. Os jovens, como sempre, são os principais condutores do enredo. Sendo assim, eles começaram a contestar a principal sociedade norte-americana, daí veio o rótulo "Rebeldes sem Causa". O cinema seria um dos canais de divulgação dessas ideias contestatórias, mas o rock seria o ritmo que ditaria esse comportamento.

O rock, surgiu na América como um movimento da contracultura, pois as suas primeiras manifestações eram totalmente contrárias aos valores veiculados na sociedade norte-americana. O que causava desconforto entre as famílias tradicionais e levava à transgressão, os filhos destas.


Resumindo, o rock não é apenas uma música e, sim, uma filosofia. Precisa ter atitude, conhecimento e ideias contestadoras e duradouras.

Segundo o site Club Rock, "O rock é muito mais do que um tipo de música: ele se tornou uma maneira de ser, uma ótica da realidade, uma forma de comportamento. O rock ´é´ e ´se define´ pelo seu público. Que, por não ser uniforme, por variar individual e coletivamente, exige do rock a mesma polimorfia (...)Mais polimorfo ainda porque seu mercado básico, o jovem, é dominado pelo sentimento da busca que dificulta o alcance ao porto da definição ( e da estagnação...) (CHACON, 1985, p. 18-19) 

Depois que o DJ norte americano, Alan Freed, soltou em uma festa a música "My Daddy He Rocks Me with a Steady Roll (Meu homem me embala com um balanço legal), versão de um velho blues, nunca mais as festas foram as mesmas! Daí, começaram a dispontar os astros do rock: Bill Haley and The Comets, Chuck Berry, Little Richards, Buddy Holly e Jerry Lee Lewis. Mas a posição do Rei do Rock ficou para Elvis Presley, pois segundo o estudioso Chacon, "só um símbolo sexual, devidamente municiado pelos melhores autores e 'cantando e suando como um negro' poderia transformar aquele modismo numa verdadeira revolução". Elvis, até o final de sua carreira, emplacou 107 sucessos, um recorde, levando em consideração o segundo colocado - Beatles - que emplacou a marca de 48 canções. Ele conseguiu solidificar o rock como um estilo popular. Com o rock consolidado no sistema cultural, agora o "maldito estilo musical" fazia parte dos valores americanos, mas houve um esvaziamento por conta da grande exposição do estilo.

Nos anos 60, veio a "Geração Beat", com um novo personagem, movido pelo ideal de revoluçao e por um forte sentimento político: Bob Dylan. O movimento beatnik (batida rebelde), fez surgir as "canções de protestos", do qual Dylan se tornou o porta-voz da juventude pela liberdade, juntamente com Joan Baez. daí, nascia o estilo folk song: violão, gaita e voz, onde a maior preocupação era com a poesia das letras. Como sempre, todas as histórias tem seus ápices e suas decadências.

Quando Dylan e Baez se separaram, o mundo mais uma vez necessitou de uma estrela. Em meio às roupas coloridas, cabelos compridos e flower power, surgia uma texana que passou a adolescencia ouvindo cantoras negras de blues como Billie Holliday: Janis Joplin. Na mesma época, surgia um dos maiores guitarristas de rock, Jimi Hendrix, inaugurando o virtuosismo nas cançoes de rock, aliado a nova tecnologia para distorçoes de sons e visual extravagante. Hendrix virou referencia para músicos como Joe Satriani, dentre outros.


Outra banda que faria muita diferença nos anos 60, seria The Doors, com o vocalista e líder da banda, Jim Morrison, que, além da sensualidade, suas apresentaçoes 'transcendiam', o que demonstravam nitidamente as ideias de Jim: o xamanismo. A banda teve uma curta e marcante carreira.

Ainda hoveram muitos outros grupos como The Grateful Dead, The Byrds, Creedence Clearwater e, com destaque a Jefferson Airplane, banda que inseriu o estilo 'acid rock' (ácido rock) ou 'headmusic' (musica de curtição), por conta de um dos seus sucessos "Feed Your Head!" (alimente sua cabeça). Com a morte dos maiores ícones do movimento, Jimi Hendrix, sufocado pelo próprio vômito, depois de uma intoxicaçao de barbitúricos; Janis Joplin, encontrada em seu quarto, vítima de overdose de heroína e Jim Morrison, morre devido a uma parada cardíaca, a ligaçao música e drogas ficaram abalados com a morte da "Santíssima Trindade Trágica do Rock". A partir dos anos 70, tudo muda. De novo.

Fonte: Site Club Rock
(Continua na próxima semana. Espero vocês!)


*Ellen Carmaine é produtora musical da produtora cinematográfica da Camera Pro Films, guitarrista da banda Klethus e, nas horas vagas, gosta de navegar na internet garimpando novidades musicais.

29 comentários:

Adriana Amorim disse...

Adorei garota!
Mas ainda acho q essa introdução poderia ser maior... hehehe
É q eu adoro histórias... tô esperando os anos 80 chegar. Bjs e muita sorte!

Anônimo disse...

Minha amiga; vc não se ligou que na net não rola texto gigantesco!?

Mas que merda de bláblá vc escreveu heim!


e isso pq ta dividido em partes! auhauhauhuahauahuha

Esse blog é muito lixo, só entro por pura falta do que fazer e pra rir com essas piadas que só aumentam aqui! antes era somente o narigudo, agora essazinha ai.... ridículo!

Sofia disse...

kkkkkkkkkkkkkk
por que eu morro de ri...é texto mal escrito..é crítica mal feita..e por hoje me delicio com esses comentários! Não tem do reclamar, fica na sua insignificância!
Belo texto.w

Quadros disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rock

Ellen Carmaine disse...

KKKKKKK! Esse anônimo é uma graça! Deixa de ser preguiçoso e vai ler o texto, rapá! hihihihihi! Quem gosta, lê até um livro sobre rock! Quem não, fica sem saber! Depois não reclama!

Cesar... disse...

Burro, mal amado, preguiçoso.. kkk.. preguiça de ler é foda, e ainda admite que não tem nada pra fazer.. se quiser tenho ums terrenos aí pra capinar.. kkk..
Texto rola em qualquer lugar de qquer tamanho, melhor um texto grande interessante de se ler, que um textinho inutil como seus comentarios anônimos.. kkk.. Anônimo Cuzão.. nem mostrar a cara consegue, imagina fazer algo util..

Ellen Carmaine disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ellen Carmaine disse...

O anônimo é o puro reflexo da nossa sociedade sem educação, preguiçosos metalmente e ociosos, pra não dizer outros termos. Como não o conheço (ou conheço?) não posso emitir opinião concreta! Pelo menos, vai aprender algum ofício! De repente, capinar já é uma, não é não, César?! kkkkkkkk!

Anônimo disse...

César, preguiçoso até aceito, mas mal amado é foda! logo vc me chamar assim! nao tem niguém em BV City mais mal amado que vc. auhauhauhuahuahuahuahuah

E o teu "amigo" roling babie (como diria seu patrão), já superou?! kkkkkkkkkkkkkkk

Vai crescer Peter Pan!

Cesar... disse...

kkk, se tem alguem q tem que superar alguma coisa aqui não sou eu não ó.. hueahueahu.. não adianta suas baixarias que não cola não.. ainda mais anônimas

patrão foi boa tbm, vc tem talento pro humor.. kkk.. , meu unico patrão a quem devo satisfação é quem paga meu salário, e mesmo assim ele não me diz o que posso ou não fazer, concursado não precisa lamber saco pra ficar no emprego..

ninguem me diz o que fazer ou não fazer, nem o que posso ou não falar, e melhor ainda, não preciso me esconder atras de um anonimato pra dizer o que penso, e o que vejo..

relaxa bebê.. vai ler um pouco.. estudar, fazer alguma coisa util..
cuida da sua vidinha que a minha tá ótima

Cesar... disse...

encerrando os comentários por hoje, tenho mais o que fazer, etc.. divirtam-se ai falando besteira, amanhã eu volto.!

Sofia disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk PETER PAN foi ótimo!


e claro pra dar aquela animada no ambiente, discussões pessoais, amantes, amados, mal amados, ou não! vamos la anônimo dê sua resposta! HASHSAUASHUSAHASUHASU

pq todos nós sabemos que o Cesar só precisa de uma cutucadinha, ainda mais nesse ponto tão fraquinho.

Cesar... disse...

Sofia ridicula coletivada covarde.. ainda deve ser macho comentando com nome de mulher pra despistar, ou se realizar como uma moça.. kkkk..

triste.. apelando pra baixaria total.. depois fala que são os outros q apelam..

Desenterrar os mortos.. deixa isso pra filme de zumbi ou clipe do Michael Jackson.. kkk

tsc tsc.. sem falar que esse "Peter Pan" é manjado de comentarios antigos desse blog.. anteriormente identificados, antes da proibição da chefia.. o idiota se entrega e não se toca.. infeliz

Sofia disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


ah não, mais um pra dizer que sou coletivada, ou coletivado!e ridicula... olha não fale daquilo que vc nao vÊ, pode se surpreender! ashuashsuahsau
isso aqui ta ficando cada vez mais divertido! own Cesar, vc é pior que um patinho!

como ja foi dito e muito bem dito por aqui.. 'César..chora, mas chora na cama pq é quente!' KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Cesar... disse...

kkkk.. nossa , ainda lembram dessa .. kkkk.. essa frase é do seu amiguinho né? ou de vc mesmo né:? não sei quem está atras dessa Sofia fofa e educada =)

e mal informada

Sofia disse...

eu mal informada? ;) então tá.. vc ta dizendo, deve saber bem!

logo vc que me recebeu tão bem.. sua opinião muda assim com alguns comentários? kkkkk..

Não se engane, meu caro.. o mundo não se limita a esses dois grupos fechados e contrários que aqui debatem! outras pessoas concluem opinioes em cima de tudo que vcs falam e despejam por ai.

um beijo aqui p cesar, p ficar mais calminho. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cesar... disse...

Sofia Bipolar...
te recebi bem, mas vc apelou pra baixaria..
aqui bateu levou.. se vc acompanha o blog ja viu que ninguem dá uma de bom pra cima de mim.. sou mais eu..

mas se quiser ser amiga de debate, seja bem vinda.. discussões são construtivas, e verdades tambem, mas tem muita gente que se dói quando uma verdade é exposta aqui, e vão xingar lá no tuiter, não sei pq .. coisa de fã de Restart

só to na duvida se aceito seu beijo.. seria mesmo um beijo feminino, ou um beijo de viado enrustido.. ou um beijo de admiração pela minha cruel explicitude dos fatos? (nem sei se existe essa palavra) kkk.. tantas teorias né? fica com Deus ai Sofia.. e fica mais calminha ai tbm coisa fofa..

esse grupinhos que se debatem porai vivem em um mundinho fechado de sonhos de sucesso e fama.. e esquecem o que é o mundo real. lamento.. espero msmo que vc não faça parte disso.. uma alma a mais salva nesse mundo..

Agora me DEIXA TRABALHAR senão pego uma chamada aqui por improdutividade :p heaueuahuea

Jhenniff Halliday disse...

tenho parentes famosos...OBS(Billie Holliday)...kkkkkkkkk....

Bahzinga disse...

Depois de tanto comentarem sobre os comentários... O mais irônico é praticamente não comentarem o conteúdo do post, só a estrutura. E er, não que eu saiba tudo sobre português, mas realmente precisa de revisão gramatical. No mais, está como manda o figurino, com imagens e citação da fonte (só faltou o link). ;)

Victor Matheus disse...

Não sou de ficar aqui participando por comentarios pois tudo que tenho a falar deixo exclusivamente nos textos, mas a situação é oportuna...

Bahzinga, muito bom o seu comentário. se todos que frequentam esse espaço democrático para debater ideias e opiniões tivessem o conteúdo que o seu teve meu objetivo teria enfim sido alcançado, mas fico feliz porque pelo menos em partes ele está sendo.

agradeço as suas críticas pois são muito válidas e pertinentes, sem contar que compartilho da mesma opinião que a sua, quanto ao povo esquecer de comentar sobre o tema dos textos publicados e ficar de papinho furado sem conteúdo.

quanto a revisão e as dicas fico agradecido, está totalmente correta suas observações, e só quero deixar claro que como estou viajando mal tive tempo de publicar os textos e as fotos sem dar aquela revisada, mas o farei brevemente para melhorar a qualidade do produto. tá certo?

seja sempre bem vindo ao blog e parabéns pelo ótimo comentário. que sirva de exemplo para a galera da bagunça e pros anonimos fakes.

Bahzinga disse...

Obrigada, Matheus. Sinto-me lisonjeada. :)

K' Freire disse...

Caramba!
Um dia sem olhar o blog e já tem toda essa baixaria? :O
Tem gente assistindo programa chulo de TV de mais.

Os comentários estão evoluindo, direto pro caos.

Nathalia disse...

Ellen, parabéns pelo texto. Gostei muito do texto e da idéia de falar sobre a história do rock.
Parabéns mesmo.

Nathalia disse...

Cara, não baixou o nível aqui não, ele fez foi ir embora mesmo. Deram pelo menos tchal pro nivel?
hauauhauuauh

Nathalia disse...

** Tchau**

Foi pessimo ai o erro.

Cesar... disse...

relaxa nhathalha.. aqui nego enche saco por um acento e não fala nada pra palavras com K e coisas de net.. tipo naum, aki, fds, ..

se alguem encher o saco é só mandar tomar no CÚ com acento e tudo.. kkkkk

Nathalia disse...

Caramba, Cé,você enche meu nome de H. hahahaha

Ellen Carmaine disse...

Valeu, Nathalia!! A ideia é fazer com que os novatos no rock se interem dos primórdios e que possam entender o que é rock! Abraços!

Arroto do Sapo disse...

Aí Ellen, um abraço!!! Apesar dessa onda toda, ainda dou muitas risadas... e se tudo não passase disso,seria ótimo!!!Tamo esperando os próximos anos de rock n rolll!!!!