2 de mai. de 2011

RAMON HIAMA E SEU TOP 5 DO ROCK RORAIMENSE


* Ramon Hiama 
Leitor do Blog Roraimarocknroll e Vocalista da Banda Shepp

Vi e ouvi o rock roraimense durante todas as minhas fases da adolescência e posso dizer que nós (eu e a cena do rock local) crescemos e amadurecemos juntos. 

Desde que eu, Matias, Handson e Samuel criamos a Sheep em 2005, tentamos mostrar o quão é interessante, extasiante e gratificante ser lembrado por seu trabalho autoral. Na cola do mestre Manoel Rolla (Mr. Jungle), resolvi seguir um caminho diferente do, até então clichê na cena, COVER. 

Posso afirmar seguramente, de que 2005 até hoje, surgiram muitas bandas que se destacaram notoriamente e que fizeram deste cenário cover um verdadeiro celeiro de novos músicos. Segue abaixo, meu TOP FIVE:

1) Esboço de Nada - Nem Foi Tão Bom Assim
Sou suspeito para falar dessa banda, a qual admiro muito e assistia cada show como se fosse o primeiro. Wander e Cia. ensaiaram diversas vezes nos fundos da minha casa e eu cantava junto música por música. Nem Foi Tão Bom Assim é uma música impactante, começa com a levada inconfundível do Hardcore, com uma letra marcante e powerchords rápidos que podem causar tendinite em quem tentar dar uma de Kennedy Costa (ex-guitarrista - Esboço de Nada). Tive o prazer de cantar essa música junto com Wander e a galera da Esboço e, até mesmo, com a Sheep. Na minha opinião, Esboço de Nada e Hangar HC são as melhores bandas de Hardcore que já pisaram nos palcos boavistenses. Nota 10!!

Banda Sheep em ação com Diego Moita em 1º plano 

2) Sheep - Corro Contra
Essa é uma das minhas favoritas da Sheep. Afinação meio-tom abaixo, "Mi-zão" afinado em RÉ... Digo, seguramente, que era esse som que eu sempre almejei. Essa foi a primeira música que compomos com a chegada do Diego Moita (guitarrista - Sheep), que era o cara que eu queria na minha banda desde os tempos em que ele tocava na Jungle, pois achava que a influência que ele tinha do Grunge ia cair bem na Sheep. Deu certíssimo e essa música é prova disso. Palavras Ao Vento é a nossa cara, mas Corro Contra estampa a nova fase da Sheep.

3) Mr. Jungle - Fogo
Ah cara, quem não estava presente no Multicultural SESC quando o Manoel tocou foco num balde ao cantar "Fogo", perdeu uma das melhores performances da Jungle! Toda a banda e a platéia estava ligada no 220v!! Essa música, partircularmente, é a minha favorita da Jungle. Quando eu a ouço, fico com o refrão ecoando na minha mente. É perigosa, marcante, incendiária... alguém tem o número do corpo de bombeiros aí? 

4) Veludo Branco - Opala Branco
Fato: torci o nariz quando vi o Matheus começar a cantar. Mas com o passar do tempo, vi a Veludo se tornar numa das grandes bandas locais. Os caras viajam direto e levam o rock roraimense para todos os cantos do Brasil. No último show que assisti (Espaço Rock part. 2) ouvi novas composições, muito boas por sinal. Mas "Opala Branco" está para Veludo Branco como Ace of Spades está para Motorhead. Falou em Veludo, o Opala Branco vem na mente, voando baixo... e não vai parar!

5) Garden - Ainda Ontem
A Garden é a banda mais experiente dentre nós, com um repertório de bem mais de 100 músicas e talento para dar e vender. Ouço os caras desde criança, sério! Em meados de 2005, a idéia era o trabalho autoral e a Garden, mesmo sendo a mais antiga e, na minha opinião, que tem alguns dos melhores instrumentistas locais, ficou nos devendo isso. Mas quando os caras resolveram meter o pé na porta, ah... segura que lá vem bala! Em 2006, resolveram comemorar os 10 anos de formação com grande estilo: um cd de trabalho autoral que não deve nada a muitas bandas de renome nacional. Ainda Ontem é, de longe, a minha favorita dessa banda. "Ainda ontem colhi estrelas na grama do Jardim..." Excelente Música!

2 comentários:

Ramon Hiama disse...

Valeu Matheus pelo espaço cedido. forte abraço a todos!

Cesar... disse...

heheh.. otimo a comparação de Veludo do Opala e Ace of Spades do Motorhead.. gostei muito.. valeu a força.. sheep neles