23 de mai. de 2011

SKINNI FESTIVAL: 1° POCKET SHOW


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

Quais são os ingredientes para garantir o sucesso de um evento? Por muito tempo o amadorismo foi e ainda permanece o farol perpetuado em grande parte dos eventos de rock em Boa Vista, colocando as bandas em descrédito com o público, pouca audiência nas festas e queimando o filme de produtores, picos de rock, entidades e toda uma cadeia relacionada a ações e serviços em prol do rock roraimense, mas um choque de realidade parece ter derrubado as máscaras e tirado do discurso, das falácias bonitas, utópicas, políticas, colocando realmente na prática o que só ouvimos em reuniões infindáveis e bate papos de boteco nos bastidores da cena. 

Agora promover rock autoral em Boa Vista está virando cult, o público enfim abraçou a idéia e resolveu valorizar os artistas locais. Quem antes cuspia pra cima agora vai começar a ter mais cuidado, basta observa as cartas do jogo e os debates ácidos rolando na rede.

O que se viu no 1º Pocket show do Skinni Rock Festival foi uma verdadeira peregrinação de gente de todos os tipos, dispostas a apoiar as bandas locais, prestigiarem os amigos que tocam em grupos de rock, tomar um chopp, ver gente bonita, freqüentar um local diferenciado que enaltece todas as tribos e segmentos do rock, e acima de tudo, apoiar a cena rock local. Meus aplausos para todos os personagens desse outro momento importante da história do rock n’roll do extremo norte do país.


A FESTA

Com a repercussão da festa de lançamento do Festival que tinha acontecido exatamente uma semana antes, o que se esperava era que o sucesso do evento pelo menos fosse semelhante, mas ninguém imaginava que uma massa de gente compareceria a festa, se apertando no pequeno espaço interno da Chopperia Chacrinha, para conferir praticamente olho no olho as bandas H.C.L, OSTIN e SHEEP protagonizarem uma grande noite de muito rock n’roll roraimense para vários gostos. Mal havia espaço na calçada para acomodar os clientes, mesas faltaram, fila nos toaletes, torres de chopp para todos os lados, gente bonita, congestionamento de carros na rua, um verdadeiro aglomerado pacífico de gente em prol de uma idéia que agora, sem a menor dúvida, deu certo. O mais legal foi conferir a presença de um público bem diferente do evento anterior, renovado principalmente pelas bandas que participaram da programação, tendo grande parte dos méritos pelo sucesso de público na festa. 


AS BANDAS

Os beberrões da banda H.C.L abriram a festa tocando músicas novas no seu repertório, mostrando um amadurecimento nas composições, mesmo assim, seguindo ainda a linha de CPM 22 e ADITIVE mesclando covers no repertório ao material próprio. Estão mais soltos no palco, e aprenderam que rock n’roll é diversão, acima de qualquer coisa. Souberam lidar com as circunstâncias do local do show, que não é palco de ginásio e não tem espaço, mesmo assim tiveram competência e fizeram o dever de casa muito bem, só ainda não aprenderam a lição número 1 para qualquer banda de rock: Afine seu instrumento antes de tocar. Exceto esse detalhe que incomoda extremamente não só o público que não tem paciência de assistir uma banda afinar os instrumentos, muito menos a produção do mesmo, no geral os beberrões fizeram um bom show. Já pago ingresso na boa para vê-los tocar.


A mesma aula que a H.C.L faltou muito provavelmente pra encher a cara de chopp e beijar algum poste nas ruas de Boa Vista (risos), a OSTIN deve ter cabulado também. Não justifica uma banda que já circulou em Manaus, Macapá, foi promessa da cena local, tem um dos bons guitarristas locais e um público cativo não se ligar em pequenos detalhes de produção artística que fazem muita diferença no resultado final. Também incomodaram o público e a paciência da produção afinando instrumento no palco. Um feedback entre a produção do evento e a banda resolveu as arestas, e tenho certeza que na próxima aula eles não faltarão. A banda OSTIN recuperou o prestígio na cena nesse pocket show, simplesmente porque arrebatou gente acima do possível humanamente pôr num espaço de 80 metros quadrados, apertando a galera que estava a fim de conferir a banda ao vivo com sua nova formação. Já entraram com o jogo ganho, tocaram suas músicas, poucos covers certeiros, interagiram com o público, fizeram um set acústico, arrebentaram corda de guitarra, chamaram os amigos para participar em algumas canções, deixaram as paredes da Chopperia Chacrinha suando de tanto calor e fizeram certinhos o que a proposta de um pocket show se dispõe a fazer: Uma grande festa, com participação e interação do publico com as bandas. Se tecnicamente, do ponto de vista da própria banda, o show foi até regular, no contexto geral, pode constar entre os 3 mais legais que já vi da gurizada. Imagina no dia do evento principal, com a banda afiada como vai ser a parada? Estou ansioso, confesso.

Quando a banda SHEEP começou a preparar os equipamentos para sua apresentação, eu cheguei à conclusão que realmente roqueiro não curte assistir aula alguma. Os ovelhas também faltaram a aula básica de afinação de instrumentos. Resultado: Encheram a paciência do publico e da produção em montar, afinar, se posicionar, colocar pratos, acordarem que pocket show não quer dizer “de bolo” fazendo o público morgar e se dispersar, mesmo assim a banda tirou uma carta da manga e deu a volta por cima. Tocaram músicas próprias, novas composições super interessantes de ouvir e bem trabalhadas. Ao final do show deram um truco no público que foi a nocaute, tocando um set de Nirvana e Ramones que fez a Chopperia Chacrinha mais parecer um pub underground cheio de punks, junkies e beberrões se digladiando numa mini roda punk, colocando em risco canecas de chopp, donzelas sentadas e a credibilidade da festa. Ânimos acalmados do público e a ordem restabelecida, a banda SHEEP encerra sua apresentação colocando a cereja no bolo da festa que iniciou as 22:30h e acabou só próximo das 2 da manhã. 

AGRADECIMENTOS

Um salve especial a galera que ajuda na produção do evento: Seu Washington, Cesar Matuza e Lanne Prata, CHACRINHA CHOPS pelo patrocínio, apoio e por acreditar na proposta do evento, a parceria do Sesc Roraima na realização do Festival, a todos os patrocinadores do festival - Foto Roraima, Folha de Boa Vista, Academia Word Gym, Shop Som, Loja Menina do Rio, Nuclear Skate Shop, Espetinho Tia Lú , Ótica Diniz, Gruta Estúdio e Bateras Beats -, aos apoiadores – Ks Estúdio, Evanilson Tatoo, Elmans Delícias, Blogs Som do Norte e Manifesto Underground, ao público que compareceu para prestigiar a festa, aos amigos que colaboram na divulgação do festival e a todos que de alguma forma direta ou indireta contribuem para que o meu sonho de ver a cena rock roraimense consolidada se torne realidade.

Fecha a conta.

30 comentários:

MAICON FERRI disse...

pow muito massa o evento !
me surpreendo a cada previa !
e isso ai !

Lucchesi disse...

O evento foi muito bom e o skinni vai ser melhor ainda (:
Realmente, a Ostin vacilou nesses quesitos...Só que não tocamos musicas covers matheus! haha! Foram todas próprias.

Abraço.

Cesar... disse...

Porra.. FAIL do blogger.. kkk
descasca mesmo ai no cara po, tem q tomar criticas de volta.. kkk.. atenção ao repertório das bandas ai doido..

Foi muito legal mesmo, a casa tava lotada, recorde absoluto de publico no Charcinha.. as bandas tocaram bem a vontade, entre amigos.. assim eh mais aconchegante..

o proprietário gostou do evento, ficou feliz com a casa cheia, isso significa.. a casa continuará no apoio à musica autoral.. vitória nossa..

União eh bom pra todos.. vamos trabalhar pra manter o padrão em todas as sextas feiras.

Victor Matheus disse...

poh, sério lukichesi? então rolou confusão minha..tinha uma música de vcs q nao tinha ouvido ainda, nao sei o nome agora, com uma pegada diferente da habitual da banda, q lembra uns covers da HCL, então fiz a associação, mas tá valendo a correção. da próxima vez vou roubar o set list do palco hehehe

MAICON FERRI disse...

eu tambem achei que a ostin tinha tocado uns covers ! eu ate comentei com o neto loureiro ! algumas musicas lembram muito o nxzero !
mas eu curtir o repertorio!
quanto a HCL a gente envolveu uns covers mesmo ate daria pra tocar um repertorio 100% proprio mais preferimos deixar pro proximo! afinal são composições recentes oque requer uma boa segurança antes de toca-las !
agente ate tocou uma de primeira mão la "this is over ".
em breve novas ai !

Jacy Neto disse...

A banda Clotero de Hidrogênio (vulgo @bandahcl) foi muito fodaaa! Pra mim foi o Melhor Show deles q eu já vi!

MAICON FERRI disse...

kkkk pow valew jonny maneiro
HCL na quimida significa - acido cloridrico !kkk
ha em relação a afinação dos instrumentos, eles nao estavam desafinados e que a HCL toca musicas que variam a afinação então as vezes e preciso mudar a afinação no meio do show matheus kk e essa de baijar portes foi muito boa kkkkkkkkkkkk!
valew

Jacy Neto disse...

Na quimica, dependendo da nomenclatura , HCL tem o nome de Ácido Cloridrico, Hidroxido de Cloro ou Cloreto de hidrogenio. Hihi

Victor Matheus disse...

alto nivel aqui ein..debates academicos sobre quimica..gostei! poh Maicon, sempre rola um sarcasmo no texto pra segurar o leitor neh...mas tu sacou a parada neh? coitado eh do hugo q tá sonhando com o poste até agora hehehe

Cesar... disse...

Caralho, o papo aki ta alto nivel.. kkkk..

conheçe o nome do elemento InCu ?

kkkkk

MAICON FERRI disse...

esse ai eu nao conheço nem quero conhecer !!kkkk

Lucchesi disse...

esse é o cupreto de indio?

Victor Matheus disse...

poh, sério q existe esse elemento quimico?

Lucchesi disse...

ehiahe sério.

Cesar... disse...

isso mesmo.. Cupreto de Indio.. kkkk
um chopp cortesia pro rpaz ai por favor.. kkkk

Lucchesi disse...

BOA! ehiuah
Cobrarei na sexta.

Cesar... disse...

e falando em química.. qual eh o doce preferido do químico?? huehue.. valendo..!

MAICON FERRI disse...

o doce preferido do quimico ?
nao faço ideia !
o inCU acho que exsite mesmo kkkkk

Cesar... disse...

huehueuhe..
porra, não pow..

é o Pé de Molécula ( kkkk )

e o que 6 carbonos e 6 hidorgenios estão fazendo na Igreja??

MAICON FERRI disse...

kkk poha essas suas pegadinhas são muito complexas cesar!!

Cesar... disse...

Porra, essa eh facil, 6 carbonos e 6 hidrogênios numa igreja? eles estão BENZENO oras.. kKkKkkKkKkKKk

Cesar... disse...

e o que o Carboono disse quando foi preso?

Luís Fernando disse...

sei não... mas pergunta pro Rhayder da Iekuana, que ele deve saber kkkkkkkkkk

Cesar... disse...

chega de piadinhas infames de quimica.. kkk.. mas piadinhas infames eh bom pra decorar.. kkk.. ultima resposta: O carbono disse: - Eu tenho direito a 4 ligaçoes...

dã.. kkkk
chegaaaaaaaaaaaaa!!

Nathalia disse...

Matuza e suas piadas.
Matuzalém lém lém lém lém... hUuhUHhuHUhuhuhu
Lembra dessa, Cé?

MAICON FERRI disse...

o rhaider da iekuana foi meu professor de quimica! ele se amarra no nome da minha banda kkkkkk

Cesar... disse...

A banda mais corrosiva de Roraima.. HCL.. kkkk

E.J.Lima disse...

é correi ate meus tímpanos! kkk
I HATE CHEMISTRY!

Maiara disse...

putz.. piadas massa .!!! adoro... rsrsrsr..


Avé Rhayder o nosso professor de quimica...

E.J.Lima disse...

é ja foi meu prof de quimica =s