1 de dez. de 2015

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 5 - 26ª EDIÇÃO

Nesta Edição: Carolina Uchôa, Música Da Serra, Platô 2112, Victor Pium, Corcel 73, Bebeco Pujucan, Franklin Lima, Alexandre Horta, Eloy Casagrande, Sepultura, Santanna, Karina Buhr, Bruno Rocha, Makunaimanos
ABRE A CONTA
Bom dia rocker! Começamos dezembro com alto astral e muita informação boa sobre o rock acima da linha do Equador... Na coluna de hoje trazemos um papo reto muito massa com a produtora cultural Carolina Uchôa, um rock list com cheiro de naftalina do produtor musical Bebeco Pujucan, nossa agenda com um evento na Serra do Tepequém que promete ser inesquecível, o novo lançamento da cantora Karina Buhr, a biografia inédita do mestre Carlos Santanna, e nossa trip pelas redes sociais mostrando o que rola de melhor na ciber net high nice (risos)... Seja bem vindo à coluna Roraimarocknroll, porque a história do rock roraimense você lê primeiro aqui! Boa Leitura, e ótima terça-feira! Let’s go! - Victor Matheus. 
________________________________________________________________________ 

PAPO RETO 
*Créditos: Arquivo Pessoal
A produtora cultural e poeta Carolina Uchôa, 
responde a três perguntas do Papo Reto da nossa coluna: 

Ser filha de artista é uma dádiva... Como é conviver numa família musical, poética e fomentadora da cultura roraimense? 

Olá, Victor. Obrigada pelo carinho desta entrevista. Você tem razão. É uma dádiva ser filha da música de Roraima. Todos os dias agradeço a Makunaima e às forças do universo por isso. É simples, muito simples. Todos os dias estamos dispostos e juntos num propósito que, para nós, é natural: o de oferecer o que temos de melhor para o mundo. Arte, música, amor em cada gesto. E este exercício gratificante começa entre nós - em família. 

A Casa do Neuber é hoje uma referência no mercado cultural roraimense, abrindo o espaço para artistas de vários segmentos da música amazônica... Que momento marcou pra você na história da casa mais cultural de BV? 

Meu pai sempre recebeu muita gente em casa. Me lembro de ter sido criada entre muita gente boa, direta ou indiretamente envolvidas com arte. E, portanto, sempre teve essa vontade de abrir sua casa para o público, uma vez que é um artista popular e apaixonado pelo que faz. E como tal sempre sentiu essa necessidade de compartilhar, dividir, contribuir para a formação cultural do seu povo. O que mais me marcou foi a abertura da Casa do Neuber; A concretização do sonho. A partir daí, tudo é emocionante. Abrir a Casa foi um divisor de águas para a cena cultural de Roraima. Todos sabemos disso. E gostaria de agradecer aos amigos artistas, jornalistas, professores, estudantes, empresários, todos os parceiros que escrevem essa história conosco. Sem as mãos dadas com vocês nada disso seria possível. 

Quem salva a música no Brasil hoje? 

Quem sou eu para te dar uma resposta concreta sobre isso? (risos). Mas, vamos lá, a minha opinião. Quem salva a música é o amor do compositor pela música; que perdura, que fica, que resiste aos vendavais, que faz dela uma escolha para a vida, que se estabelece, com o passar do tempo. Aquele que usa como instrumento de composição a alma e coração, que não tem dúvida sobre o que quer e a que veio. Que transcende o apelo comercial ou qualquer interesse superficial. Acho que a música, como as outras formas de artes, nasce com o artista, ainda que demore um tempinho pra aflorar. Arte é raiz e asa, ao mesmo tempo. 
________________________________________________________________________ 

MÚSICA NA SERRA
*Créditos: Carolina Uchôa 
A Serra do Tepequém vai ser o palco neste sábado, 05 de dezembro, do Música na Serra. O Encontro musical é promovido pelo Platô2112 e conta com shows da banda Bali Rádio e do músico Victor Pium levando seu Caxiri Atômico pra fermentar na Serra. O som rola a partir das 22 horas e a Entrada é Franca. Bora lá?
________________________________________________________________________ 

MOMENTO POLAROID 
*Créditos: Blog Roraimarocknroll
Pelas lentes do Blog Roraimarocknroll, a história do rock roraimense é contada... O registro é da banda Corcel 73 na Sexta IndieRock do Antique Pub... Uma bela imagem digna de polaroid! #polaroid #corcel73 
________________________________________________________________________ 

ROCK LIST 
*Créditos: facebook/jamrock
O produtor cultural Bebeco Pujucan 
escolhe cinco músicas essenciais na sua #RockList. Confira: 

1. El justiceiro (Mutantes)
2. N.I.B (Black Sabbath)
3. Aluga-se (Raul Seixas)
4. Whole Lotta Love (Led Zeppelin)
5. Pigs (Pink Floyd)
________________________________________________________________________ 

INSTAROCK
A semana do rock roraimense no Instagram. 

#Franklin_Lima 
Siga @franklindrums 

#Eloy_Casagrande 
Siga @eloycasagrande 

#Alexandre_Horta 
Siga @alexandre_horta 

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll @roraimarock 
________________________________________________________________________ 

RORAIMAROCK INDICA
Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais 

#Bruno_Rocha 

#Makunaimanos 
________________________________________________________________________ 

 DISCO
*Créditos: YBMusic
SELVÁTICA (KARINA BUHR) - Karina buhr faz um necessário debate sobre a servidão feminina e os valores históricos que rebaixam a mulher na sociedade em Selvática, terceiro disco de estúdio da carreira. Em “Eu Sou um Monstro”, convoca as mulheres a lutarem contra os padrões de beleza. “Esôfago” relata um caso de amor doentio. Já “Picnic” tem pegada punk e guitarras de Edgard Scandurra, enquanto “Rimã” carrega uma pitada de música nordestina. A faixa-título, com participação de Elke Maravilha e Denise Assunção, é uma síntese do trabalho: um disco potente, feminista e criativo. (por Luciana Rabassallo)
________________________________________________________________________ 

LIVRO
*Créditos: Best Seller
O TOM UNIVERSAL - REVELANDO MINHA HISTÓRIA (CARLOS SANTANA, ASHLEY KAHN E HAL MILLER) Em mais de 500 páginas, Carlos Santana repassa sua extraordinária vida e carreira. Naturalmente, o livro conta com muita música e o virtuoso guitarrista mexicano conta sobre as influências que teve, faz relatos sobre os bastidores de seus discos mais famosos e destrincha suas participações em grandes eventos, como o festival de Woodstock. O músico é um homem de família, que tem um lado espiritual muito forte e é ativo em diversas causas sociais. Ele fala de tudo isso sem parecer que está acima do bem e do mal. Escrito como se fosse um longo bate papo, O Tom Universal... elucida os passos de uma figura enigmática e fascinante. (Por P. C.)
________________________________________________________________________

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com

PUBLICAÇÃO 
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B 
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 5
26ª EDIÇÃO | 01/12/15

Nenhum comentário: