20 de out de 2015

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 5 - 20ª EDIÇÃO

Nesta Edição: Lucas_Soledade, Aldeia Makunaima, Bali-Rádio, Sheep, Limbert Dourado, Franklin Lima, Gleison Albuquerque, Bolivar Blues, Sérgio Pi, Psicodália, Hipsters Boa Vista, Rollingstones.
ABRE A CONTA
Bom dia rocker! Parei para pensar um pouco sobre o tempo e percebi que já estamos na reta final do mês de outubro e logo à frente o fim de mais um ano. Percebi também como nossa cena cultural, em especial o rock roraimense vem crescendo em qualidade e quantidade. São muitas bandas legais surgindo na cena, novos grupos culturais fomentando o cenário e cada vez mais pessoas interessadas no trabalho autoral produzido em Roraima. Nossa coluna sempre traz para o nosso leitor o que está na vanguarda do rock roraimense, e não só o rock, tudo que está relacionado a ele também. Nossa gratidão a todos os artistas de Roraima que fazem desse espaço, há 5 anos, um encontro semanal de muita informação sobre rock roraimense. Então vamos lá. Quer saber o que tá rolando no rock acima da linha do Equador? Embarque nessa trip e fique por dentro de tudo... Seja bem vindo à coluna Roraimarocknroll, porque a história do rock roraimense você lê primeiro aqui! Boa Leitura, e ótima terça-feira! Let’s go! - Victor Matheus.
________________________________________________________________________

PAPO RETO
*Créditos: Sartory 
O cantor e compositor Lucas Soledade,
responde a três perguntas do Papo Reto da nossa coluna:

Você passou uma temporada em Roraima há alguns anos, trabalhando com teatro e música. Que lembranças você tem do cenário cultural roraimense desse período?

Cheguei em Roraima no ano de 2004, apenas como ator e diretor de Teatro. Percebi uma carência gigantesca de acessibilidade a oficinas e escolas de teatro destinadas ao grande público, sendo pagos ou gratuitos. Existiam alguns grupos, q até hoje permanecem, mas sempre focados em montagens, audições, enfim... Percebi um movimento maior e mais consolidado no meio poético/ musical como sempre escrevi e tocava, acabei me apaixonando e criando laços com os músicos e poetas da região.

No início deste ano você esteve em Roraima para o show de lançamento do seu disco Alcalina, um grande caleidoscópio inspirador de melodias e letras arrebatadoras... Como nasceu a ideia do disco e como foi estar de volta a Roraima trazendo seu trabalho musical?

O disco surgiu da necessidade de consolidação profissional da obra que tenho em mãos. Da fusão de ritmos Caribenhos e o Jazz, num conceito popular e acessível. Poder retornar após 8 anos com essa estrutura/obra a Roraima para mim foi um sonho quase que utópico, pela relevante representação que esse lugar rege, não só no meu trabalho, como também na minha vida em geral. As pessoas que aí residem têm imenso peso nesse sentimento.

Quem salva a música, em especial, o rock no Brasil hoje?

Bom gosto e bons ouvidos. São tantos bons trabalhos, q não me atrevo a citar um só.
________________________________________________________________________

 ALDEIA MAKUNAIMA
*Créditos: Facebook/Bali-Rádio
Neste sábado, a sintonia musical rola na Praça do Mirandinha, com o projeto Aldeia Makunaima e shows de Marcelo Oliveira, Bali-Rádio e Victor Pium. A entrada é franca e o som inicia às 21h. É só chegar e sintonizar nessa vibe. Bora lá? #aldeiamakunaima
________________________________________________________________________

MOMENTO POLAROID
*Créditos: Edgar Borges
Pelas lentes de Edgar Borges, a história do rock roraimense é contada... O registro é da banda Sheep no projeto Música do Beiral do Clã Cultural Makunaima realizado dia 19 de setembro no bairro Caetano Filho... Uma bela imagem digna de polaroid! #polaroid #sheep
________________________________________________________________________

ROCK LIST
*Créditos: Arquivo Pessoal
O musico e empresário Limbert Dourado, 
escolhe cinco músicas essenciais na sua #RockList. Confira:

1. We got the right (Helloween)
2. Accident of birth (Bruce Dickinson)
3. Imaginations From the otherside (Blind Guardian)
4. Inferno (Symphony X)
5. Stand away ( Angra)
________________________________________________________________________

INSTAROCK
A semana do rock roraimense no Instagram.

#Franklin_Lima
Siga @franklindrums

#Gleison_Albuquerque
Siga @gleison77

#Bolivar_Blues
Siga @bolivarblues

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll @roraimarock
________________________________________________________________________

RORAIMAROCK INDICA
Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais

#Psicodália
www.facebook.com/psicodalia

#HipsterBoaVistense
www.facebook.com/HipsterBoaVistense
________________________________________________________________________

LIVRO
*Créditos: Globinho
GUS E EU (KEITH RICHARDS E THEODORA RICHARDS) - Em 2010, Keith Richards lançou a elogiada autobiografia Vida, que logo se tornou um best-seller. Nesta nova incursão literária, lançada no exterior no final de 2014, o guitarrista dos Rolling Stones fala do relacionamento que tinha com o avô materno. Augustus Theodore Dupree, conhecido como Gus, foi vital para que Richards se aventurasse na música. Gus tocava vários instrumentos e teve uma banda de baile. Richards se emociona quando se lembra dos passeios que fazia com o avô por Londres. As evocativas ilustrações foram feitas por Theodora Richards, filha do músico. Um livro simpático e nostálgico que mostra o lado cada vez mais fofo do antigo bad boy do rock. (por P.C)
________________________________________________________________________

DISCO
*Créditos: Lab344
MEU POP É BLACK POWER (SERGIO PI) - Sergio Pi se joga em uma pista retrô com Meu Pop É Black Power, álbum que evoca o groove da música feita na virada da década de 1970 para a de 1980. O som de Gilberto Gil na fase de Realce (1979) é uma das inspirações assumidas do cantor. Ecos do pop com teclado elétrico de Rita Lee e Roberto de Carvalho, de quem o artista revive “Na Barriga da Mamãe” (1982), são ouvidos ao longo do disco. Um azeitado balanço black pontua o trabalho, calcado mais na sonoridade elegante do que na voz frágil do cantor ou no repertório que pouco impressiona. (por Mauro Ferreira)
________________________________________________________________________

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com

PUBLICAÇÃO 
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B 
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 5
20ª EDIÇÃO | 20/10/15

Um comentário:

Bernardo do Vale Soledade disse...

Esse é um espaço maravilhoso! Fico feliz por participar e comungar de tanta música. Gratidão e abraços musicais

Lucas Soledade