27 de dez. de 2012

MELHORES DO ANO 2012 - RORAIMAROCKNROLL


Por Victor Matheus

Em 2012, a emergente cena rock de Roraima resgatou o espírito da era de ouro do rock roraimense, unindo a cena cover com o autoral, e exterminando os parasitas que ainda habitavam o cenário rocker acima da linha do Equador. Um ano emblemático para o rock roraimense que superou o apartheid rocker promovido por egos afetados, mostrou que o rock roraimense goza sem tirar de dentro, e cospe na cara de quem tenta boicotar aqueles que promovem e escrevem a história do rock do extremo norte do Brasil.

Todo fim de ano rola pela rede diversas listas elegendo o que de melhor aconteceu no ano. São retrospectivas, top list, votações, prêmios entre outros. O Blog Roraimarocknroll não poderia ficar de fora dessa e a exemplo de 2011 (CLIQUE AQUI) elege os destaques de 2012 da cena rock local, por categorias e breves comentários. Então vamos sentar a púa!

MELHOR FESTIVAL DE ROCK
VIII RR Sesc Fest Rock

Por quê? O Sesc Fest Rock resgatou o orgulho da cena rock roraimense, diluído há anos pela falta de bom senso por aqueles que promovem e escrevem a história do rock local, unindo em sua programação o antigo espírito que deu origem ao projeto Espaço Rock e o próprio RR Sesc Fest Rock, que é juntar no mesmo palco bandas autorais e covers da cena, além de bandas nacionais. O resultado surpreendeu até os mais otimistas, e na edição 8 do Festival o metal finalmente foi resgatado com a participação das bandas KORZUS e ANTIDEMON, e o rock pesado do CARRO BOMBA, além de bandas locais autorais e bandas covers (algumas de proveta) escaladas na programação. A mudança do local do festival para a área das piscinas do Sesc Mecejana foi a maior inovação em relação aos anos anteriores além da programação voltada para o som mais pesado, a espinha dorsal do Sesc Fest Rock desde sempre. Idéia do layout do evento proposto por Cesar Matuza e Victor Matheus, abraçada pelo Sesc RR e bem executada pela Gerência de Cultura em parceria com a banda Garden entregou para os rockers roraimense o melhor festival de rock de 2012. Parabéns Sesc! 

Saiba mais sobre o Fest Rock CLICANDO AQUI

MELHOR SHOW NACIONAL
Velhas Virgens no Antique Pub

Por quê? Demorou 25 anos, mas finalmente Roraima recebeu o show da maior banda independente do Brasil – Velhas Virgens. Promovido pelo Sesc RR, com apoio do Blog Roraimarocknroll e Antique Pub, o show das Velhas foi realizado no lugar mais apropriado para um show de uma banda que defende a bandeira do sexo, cerveja e rock n'roll: O Antique Pub. O ambiente propício para a noite história que aconteceu em maio deste ano. Foram quase 4 horas de show, divididos em 2 partes, sendo a primeira acústica e a segunda parte elétrica. Muitos clássicos entoados a plenos pulmões pelo público que lotou o Antique Pub e mostrou que é possível promover shows de médio porte em Boa Vista com sucesso. Parabéns ao Sesc RR pela iniciativa e ao Antique Pub por abraçar este tipo de proposta de evento.

Saiba mais sobre o show das Velhas Virgens em BV CLICANDO AQUI

MELHOR SHOW REGIONAL
Los Porongas (AC) no Antique Pub

Por quê? Apesar do fracasso de público que não chegou e 2 dezenas de gatos pingados e do preço abusivo de 60 reais a entrada sem direito a carteira de estudante, o show dos acreanos dos Los Porongas no Antique Pub finalmente apresentou a banda ao seu público local de uma forma mais intimista e digna do que nas apresentações anteriores do grupo na cidade. O som chapado dos acreanos combinou com o ambiente do Antique Pub, levando os ouvintes a uma pequena viagem lisérgica comandada pelo vocalista Diogo. Um show inesquecível dos Porongas, apenas e exclusivamente pela competência e profissionalismo dos acreanos em entregar um belo espetáculo para o seu pequeno mas fiel público local.

MELHOR SHOW LOCAL
Jamrock no lançamento do Espaço Do Quintal

Por quê? Parece reprise de 2011 mas não é. Os Jambas recebem novamente destaque como melhor show local de 2012 por merecimento e competência de uma banda que amadurece a olhos vistos. Parafraseando o texto de 2011, “A banda Jamrock fez o que nenhuma banda local conseguiu até hoje num show em Boa Vista: Fazer todo mundo cantar suas músicas do começo ao fim num show. Uma verdadeira comoção e devoção positiva tomou conta do Espaço Do Quintal quando a banda subiu no palco para fazer seu show... Mais uma vez o talento do grupo foi posto a prova e autenticado com selo de qualidade. Os gritos e aplausos não deixam dúvida que este show entrou pra história do rock roraimense de 2012. Merecido!”

MELHOR BAR PARA OUVIR ROCK
Chopperia Chacrinha – A verdadeira casa do rock

Por quê? Novamente, parece reprise mas não é, e parafraseamos novamente o texto de 2011: “As melhores bandas covers e autorais tocam semanalmente no bar, que possui 2 ambientes e uma coleção de dvds de rock que agrada a todos. No cardápio ainda há petiscos, pratos executivos, 4 variedades de chopp que podem ser consumidos em canecas ou em torres, além de bebidas quentes e cervejas long necks. Quer mais? Mulheres gostosas também frequentam o bar. É quase um paraíso!” E podemos complementar que neste ano de 2012, o Chacrinhas Chopps – A verdadeira casa do rock, ainda fez muito mais pela cena rock, inovando sua programação com shows Especiais, eventos solidários, e reunindo os rockers em oração pela recuperação da sáude do guitarrista Thiago, da banda Konvictus. O título de A VERDADEIRA CASA DO ROCK é merecido ao Chacrinhas Chopps.

MELHOR COMBINAÇÃO
Chopperia Chacrinha + Heineken + Banda Garden + Sexta-Feira

Por quê? Em 2012 a dose se repete. É covardia juntar um bar legal, com entrada liberada, a melhor cerveja de todas, uma banda que toca Thin Lizzy, Zeppelin, Sabbath entre outros e o melhor dia da semana. 

BANDA DESTAQUE
Veludo Branco

Por quê? Quem acompanha o blog e prestigiou os principais eventos de rock de Roraima e sua história sabe por que a Veludo Branco é o destaque de 2012. Precisa dizer algo mais?

BANDA REVELAÇÃO
Ditambah

Por quê? O segundo semestre do ano nos revelou uma grata surpresa, a banda Ditambah. Apesar de ainda não estrearem oficialmente nos palcos, a banda Ditambah carrega em seu D.N.A carga genética suficiente para catapultá-los em breve ao hall das bandas mais importantes de todos os tempos do rock roriamense. Unir a poesia de Rodrigo Mebs a agressividade do baterista Cabellera, juntamente com a o baixo matador de Jorge Holanda e os petardos atômicos em forma de riffs de Alexandre Horta provoca uma verdeira ejeção de massa coronal na cena rock roraimense. Quem já os viu e ouviu sabe do que digo. Esta é a minha aposta que todos poderão ouvir e assistir em breve, muito breve!

A PROMESSA DA GUITARRA
Hyago Jaworsky (Banda Jamrock)

Por quê? Se a nova geração de guitarristas locais tiverem a inspiração alquímica dos timbres psicodélicos da guitarra de Hyago da banda Jamrock, brevemente teremos grandes estrelas das 6 cordas em Roraima.


A PROMESSA DO BAIXO
??????

Por quê? Onde estão os baixistas da nova geração do rock roraimense?

A PROMESSA DA BATERIA
Michel (Banda Konvictus)

Por quê? Quem toca a bateria de bandas como SOAD, Slipknot, Charlie Brown Jr, Alter Bridger, e faz parecer que a música foi composta por você mesmo, enche nossos olhos de orgulho e admiração! Michel da banda Konvictus, é um dos raros exemplos como este!


A PROMESSA DO VOCAL
Carlos “Carlebas” Augusto (Banda Konvictus)

Por quê? A postura esquizofrênica do vocalista Carlos da banda Konvictus hipnotiza o público de imediato. Conhecido por ser a voz por trás da banda Slipknot Cover de RR, Carlos exorciza seus demônios em cima dos palcos, fazendo sua estrela brilhar e nossas cabeças balançarem! Sem dúvida um diamante sendo lapidado no rock roraimense!

MELHOR SINGLE/EP
Jamrock – A primeira Viagem

Por quê? Demorou mas o primeiro trabalho da Jamrock saiu este ano, e só concretizou o que o Blog Roraimarocknroll já vem há tempos compartilhando com os leitores: Jamrock é a galinha dos ovos de ouro da música de Roraima desse novo milênio! Nós aplaudimos de pé!

MOMENTO INESQUECÍVEL
A Festa de aniversário do 1º ano da Coluna Roraimarocknroll

Por quê? Em maio de 2012, a coluna Roraimarocknroll do Jornal Folha de Boa Vista celebrou seu primeiro aniversário com uma grande festa na Chopperia Chacrinha. Casa lotada, participação e premiação para bandas locais autorais e covers, e um sentimento de orgulho do Blog Roraimarocknroll em celebrar o 1º ano da Coluna que conta e divulga a história do rock roraimense semanalmente no Jornal Folha de Boa Vista. 

Saiba mais sobre a festa Roraimarocknroll CLICANDO AQUI

MOMENTO PRA ESQUECER
O comentário infeliz do vocalista de uma banda local no VIII RR Sesc Fest Rock

Por quê? Durante o VIII RR Sesc Fest Rock, várias bandas locais, entre elas Haadj, Garden e Veludo Branco, agradeceram em seus shows ao Sesc RR e ao Chacrinhas Chopps - A verdadeira casa do rock - pelo fomento e apoio a cena rock roraimense. Uma atitude respeitosa com e para aqueles que promovem o rock local. Porém, durante a apresentação de uma banda local no festival, seu vocalista, numa atitude infeliz e explicitamente rancorosa em relação a atitude das outras bandas em expressar seu reconhecimento de que o Chacrinhas Chopps é a verdadeira casa do rock em BV, afirmou no microfone que “o bar do rock que é a verdadeira casa do rock, e que lá é onde se toca rock de verdade”. O comentário durante o show soou mal e demonstrou total falta de ética por parte do vocalista da tal banda em desmerecer a imagem do Chacrinhas Chopps, e o seu reconhecimento como um dos fomentadores do rock local. Uma atitude lamentável, explicitamente rancorosa e infeliz por parte do vocalista que merece ser esquecida na história do rock roraimense!

concorda? Discorda? Mande seu TOP LIST dos MELHORES DO ANO para roraimarocknroll@gmail.com que publicaremos no Blog Roraimarocknroll, ou comente aqui mesmo. Participe!

Fecha a Conta.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordei. mas meu momento pra esquecer é o show daquela banda venezuelana no fest rock. que banda sem graça. quem foi que chamou aquela porcaria pra tocar no festival?