12 de dez. de 2012

ALMANAQUE DO ROCK RORAIMENSE: CAP. 4 - BANDAS COVERS DE RORAIMA


Por Victor Matheus

O ALMANAQUE DO ROCK RORAIMENSE chega ao 4º capítulo e apresenta um breve menu com as principais bandas covers de rock da atualidade que agitam a cena rock roraimense.

RELEMBRANDO A HISTÓRIA

No início dos anos 2000, a cena rock roraimense presenciou uma verdadeira explosão de bandas, na sua grande maioria com a proposta cover, entre elas Lepthospirose e Pandora. Muitas delas surgiram com o rodízio de integrantes, na maioria das vezes tendo em suas formações pelo menos 2 músicos que dividiam sua participação em outras bandas, geralmente do mesmo estilo.

Com o surgimento do Espaço Rock do Sesc Roraima, e conseqüentemente o Roraima Sesc Fest Rock, essa proliferação de bandas aumentou, surgindo também um termo local para esses grupos de rock formado apenas para tocar em eventos especiais do Sesc RR, como Fest Rock, as chamadas BANDAS DE PROVETA.

Ao resgatarmos a programação dos Festivais de Rock de Roraima desse período, em especial na Coluna FATOS E FOTOS de Cesar Matuza, podemos observar claramente como toneladas dessas bandas “nasciam” e “morriam” tão rápido quanto os solos de Malmsteen. O resultado dessa massificação do rock cover na cena rock Roraimense provocou um verdadeiro racha com o surgimento de bandas autorais, que reinvidicaram seus espaços por direito, ganhando destaque na programação dos festivais de rock local e deixando os defensores do rock cover por hora incomodados com a valorização desses artistas.

Como resultado dessa competição ridícula entre bandas covers e bandas autorais fomentada por egos e vaidades, surgiu também o Coletivo Tomarrock, formado por bandas autorais locais da época (2007), entre elas Mr Jungle, Somero, Veludo Branco, Iekuana, Sheep, AltF4, Klethus e Several Bulldogs. A princípio o Tomarrock funcionou bem para as bandas locais que passaram a organizar eventos focados apenas no rock autoral. Infelizmente o público local, condicionado por anos a ouvir somente bandas de rock cover, não aceitou bem a proposta do rock autoral e do Coletivo Tomarrock, passando a prestigiar menos os eventos promovidos pelo Tomarrock.

Com o passar do tempo o Coletivo Tomarrock passou a se chamar Canoa Cultural. Também passou a envolver em suas atividades, a política e o boicote a outras bandas e grupos que fomentam a cena rock autoral e cover. Em resumo, o Coletivo Canoa Cultural se preocupou mais em fazer política do que fomentar a música propriamente dita, culminando assim na saída de praticamente todas as bandas que fizeram parte da sua fundação, entre elas Veludo Branco, Iekuana, Sheep, Klethus. Outras bandas que participaram do Tomarrock acabaram suas atividades, entre elas Somero, AltF4 e Several Bulldogs. Restou apenas no Coletivo a Mr Jungle.

A partir desta nova década, com o racha na cena rock autoral entre bandas coletivadas e bandas independentes, o rock cover voltou a ganhar força, principalmente com a abertura de espaços destinados para bandas com esse perfil, entre eles o ANTIQUE PUB, BAR RORAIMA MOTOCLUBE e CHACRINHAS CHOPPS.

O SESC RR resgatou também o RR SESC FEST ROCK de volta as suas origens, colocando em sua programação bandas covers e autorais para tocarem juntas, provando por definitivo que ambos os gêneros de bandas podem coexistir pacificamente e se apoiando, afinal, quem ganha com essa parceria autoral/cover é o público e as próprias bandas.

AS BANDAS COVERS ATUAIS DE RORAIMA

Hoje temos uma cena rock cover local bem atuante. Numa pesquisa rápida, podemos listar pelo menos uma dezena de bandas, mas ao pesquisarmos a fundo, descobrimos que muitas dessas bandas ainda seguem a linha das BANDAS DE PROVETA, se apresentando esporadicamente, com o rodízio de integrantes, como acontecia no começo da década passada. Ainda assim, temos grupos que já estão na ativa há um bom tempo, sendo estes merecedores de constar na lista das principais bandas covers atuais de Roraima que apresentamos a seguir:


ROGÉRIO SIQUEIRA E BANDA

ROGÉRIO SIQUEIRA é um dos músicos mais competentes já visto no rock roraimense. Ao lado de RÍMOLO PINA (Bt) e ARMANDO BASS (B), Rogério faz parecer fácil tocar rock. Seu vasto repertório cover é suficiente para compor sozinho a grade de um festival de rock. Já realizou vários shows especiais nas casas noturnas da cidade e além de excelente guitarrista, canta e toca teclados e piano. Atualmente é residente do Antique Pub mas também se apresenta em outros pubs da cidade e eventos. Quando se trata de rock cover, Rogério Siqueira e Banda são referência, muitas vezes copiado pelas bandas de proveta que surgem em nossa cena.

TARA SONORA

A banda TARA SONORA tem seu estilo próprio de fazer rock cover. Priorizando a técnica e fidelidade as versões originais de seus covers, a TARA se diferencia das demais bandas covers locais por seguir a linha de medleys em seu repertorio. É comum ouvir em suas apresentações, “blocos” de músicas de estilos totalmente diferentes interligadas entre si, como se pudessemos ouvir um DJ discotecando. Seu repertório apresenta rock's de todos os tempos, de Metallica ao Rappa, de Legião Urbana a Creed, sempre com pitadas de virtuose por parte desse grupo de rock cover super competente. Sua formação atual conta com FERNANDINHO (V), RÉGIS CALIXTO (G), HENDERSON (B) E CLEBER MEDEIROS (Bt).

CAPITÃO KVERNA

A banda CAPITÃO KVERNA segue a temática rock anos 80, restringindo em seu repertório apenas clássicos do rock brazuca e internacional da década 80. A banda com cheiro de naftalina agrada em cheio os fãs de flash back, principalmente os fãs de rock nacional oitentista. Seu nome também faz referência as influências da banda. Rock cover retrô de boa qualidade para ouvidos nostálgicos. Sua formação atual conta com ANDRÉ (V), RÉGIS CALIXTO (G), HENDERSON (B) e MIQUÉIAS (Bt).

SUPERNOVA

A banda SUPERNOVA apresenta um dos repertórios mais ecléticos entre as bandas covers de Roraima. Formada por músicos competentes e gabaritados, a SUPERNOVA se adapta perfeitamente a qualquer estilo de festa/evento em que participa, tudo porque em seu repertório há covers de bandas pesadas como System of a Down, e também rock's mais leves como Engenheiros do Hawai. O principal destaque da banda é sua cozinha matadora, formada por HENDDS (G), BIDÚ (B) E FRANKLIN (Bt) além dos vocais competentes e afinados de FABIO FARIAS E THAÍS FERNANDA.

KONVICTUS

O ano de 2012 do rock cover de RR foi da banda KONVICTUS. Essa super banda cover causou euforia na cena rock local devido a sua competência, carisma e um repertório por hora diferenciado das demais bandas covers da cidade. Apesar de tocar também covers comuns do repertorio de outras bandas covers locais, a KONVICTUS se diferencia na cena por suas performances intensas em cima do palco. A forma como o baterista MICHEL agride sua bateria nos remete imediatamente a bandas como SLIPKNOT. Já a virtuose do guitar hero THIAGO MOREIRA e do baixista RAFAEL INFORZATO, inspira qualquer músico iniciante a fritar seus dedos. O vocalista CARLOS é dono de um potente timbre vocal e uma presença de palco esquizofrênica, hora estática, hora explosiva. Infelizmente a banda está temporariamente inativa devido ao acidente recente do guitarrista Thiago, mas torcemos pela sua breve recuperação e retorno aos palcos.

HÁBITO NOTURNO

A banda HÁBITO NOTURNO surgiu tímida em 2010 na cena rock cover de RR. Com o passar do tempo foi ganhando seu espaço, principalmente tocando na Chopperia Chacrinha, sendo a primeira banda a tocar naquela casa. Seu repertório é focado no rock clássico dos anos 60 e 70, de bandas como Beatles, Creedence, Renato e Seus Blue Caps e Roberto Carlos. Atualmente a banda está inativa pela falta de guitarrista, mas conta em sua formação com JOÃO (V), HAROLDO (B), GERALDINHO (T) e WASHINGTON (Bt).

O Blog Roraimarocknroll quer saber de seus leitores quais bandas covers de RR devem integrar esta lista. Mande sua sugestão para roraimarock@gmail.com que acrescentaremos neste capítulo do ALMANAQUE DO ROCK RORAIMENSE.

Fecha a conta.

Nenhum comentário: