14 de nov. de 2012

COLUNA FALO MESMO: VALORIZE A PRATA DE CASA


Salve, galera! 


O tempo ajuda a amadurecer as ideias e fortalecer os laços! Agradeço muito ao meu editor-chefe, Victor Matheus, por entender o meu tempo maluco e sempre deixar o meu lugar reservado aqui neste blog maravilhoso!

Depois de uma temporada, como falei, amadurecendo as ideias, organizando a vida e trabalhando feito louca no meu lindo trabalho trivial, observei como é bom estar aqui no Roraima Rock'n Roll! 

Nesse tempo, tivemos diversos eventos, de todos os tipos e tamanhos! Tivemos o Fest Rock, no qual participamos e foi super legal! Parabéns ao SESC pelo feito e, tirando alguns intempéries, foi um sucesso! Putz! Tivemos de volta o verdadeiro Fest Rock, com bandas de rock mandando ver com o seu som como o Antidemon e o Glory Opera, os quais sou fã e é claro, sem deixar de falar da lendária banda de trash Korzus!! Só faltou o Sepultura, mas isso é uma história antiga e quem sabe, teremos os caras por aqui numa próxima edição! Vamos ficar na torcida! 

Nesse tempo, ainda tivemos muitos eventos de rock 'gospel', onde bandas como o Oficina G3, o PG, Khorus, Thalles Roberto, entre outras, que trouxeram bastante movimentação à cena forte dos roqueiros de Cristo, além dos eventos como Marcha pra Jesus, Portal Gospel, Roraima Gospel, Gospel Rock, entre outros, onde diversas bandas locais como a banda Impactus (agora Epístula), do nosso amigo Jeremias Nascimento, puderam se destacar, mostrando os seus trabalhos, com composições de primeira linha! Paralelamente, tivemos eventos como o Festival Tomarrock, Canta Roraima, diversos Tributos no Chacrinhas e no Bar do Rock, enfim, 'zilhares' de eventos de rock pra ninguém botar defeito. 

Agora, dentre todos, tirando o Fest Rock, que foi fenomenal, um dos mais esperados desse ano foi o 6º Encontro Internacional de Motos de Altas Cilindradas com a participação das bandas CPM 22, Detonautas e RPM! Apesar do preço salgado, mesmo assim, a galera foi em peso e curtiram os três dias de muito rock no estacionamento do estádio Canarinho! Só fiquei triste por não ter ido assistir à banda que me incentivou a tocar baixo, o RPM! Putz! Sem grana, é fogo! Me quebrou as pernas! Mas quem foi, pôde relembrar velhas trilhas sonoras de suas juventudes! Mas, o ponto fraco do evento, pelo que conversei com vários amigos músicos e não poderia deixar de falar sobre as bandas locais que, ainda são colocadas em segundo plano pelos organizadores! Pow, temos bandas de primeira linha aqui em BV e essa de nunca valorizar os caras é o que enche a paciência! Organizadores, tocar de graça é de última! Sem essa que só porque irão 'abrir' pra banda X ou Y, já vale o cachê! Nada a ver! Todo mundo precisa comprar nem que seja baqueta, palheta, etc! E, o pior, é tocar num som 'peba'! A gente sabe que as bandas nacionais tem inúmeras exigências e uma delas, geralmente, é que o som q irão tocar, sejam apenas eles que toquem! Pow, então aluguem um som à altura do som das nacionais! E, bandas, tirando as 'profissas', ensaiem 'pacaramba' pra terem um som de primeira com um show massa, assim poderão ter a confiança dos organizadores! E, organizadores, valorizem a prata da casa! Já temos alguns que fazem isso, mas mesmo assim, ainda temos equívocos! 

Mesmo como tudo, vemos a nossa grande cena roqueira sendo fortalecida, em diversas vertentes, na nossa linda cidade de Boa Vista! Isso só demonstra que não importa o buxixo, a favor ou contra, os eventos de rock vem se concretizando por todo o Estado, realizando o sonho de muitos roqueiros, pois nós sabemos a dificuldade de ter essas bandas aqui na cidade, mas graças a desbravamento dos nossos amigos empreendedores como a galera do SESC RR, do Moto Clube, do Roraima Rock'n Roll, do Canoa Cultural, do Levittas Produções, do Roraima Gospel, enfim, de tantos que fazem pelo entretenimento roraimense, todos nós podemos dizer: We Are The Champions!!! Que venham muitos mais! Viva o rock! 

Abraços roqueiros!

3 comentários:

Fabio Gomes disse...

Isso aí, Ellen Carmen. Uma coisa que me chamou a atenção - na verdade, melhor dizer que me assustou - quando comecei o blog Som do Norte, em 2009, é que os festivais realizados no Norte destacam em sua divulgação única e exclusivamente as bandas de fora (as 'headliners'). Certa vez recusei colocar no blog o flyer de um evento, até que eles puseram o nome de todas as bandas locais também que iriam tocar!

Bom, isso quando ao destaque - que, afinal, é uma das coisas que os organizadores de festivais prometem pras bandas quando dizem (ou deixam de dizer) que não vai haver cachê - vc vai tocar antes de bandas conhecidas, tem imprensa nacional etc. Mas essa é a famosa hipótese né, você pode ser citado por um jornalista 'de fora' ou não (já que a imprensa local geralmente não cobre esses eventos, vai entender por quê).

Então, vejamos, a banda local toca sem ter destaque no material de divulgação, sem garantia de que algum jornalista 'de fora' vá se encantar pelo seu som ... e via de regra de graça. Muitas vezes nem ao menos uma ajuda de custo é oferecida (no mínimo algo pra gasolina, ou táxi, seria bem vindo). Quando é na própria cidade, entende-se, embora não seja de fato o certo. E quando a banda é convidada pra tocar em festival de outro estado, tendo que ir para lá por conta própria, também para tocar de graça? Cantar e tocar são trabalhos, e como tais devem ser remunerados, ainda mais quando (como muitas vezes acontece) o festival conta com patrocínio - fica difícil de entender a justificativa para não pagar nesse caso.

Ellen Carmaine disse...

Pois é, Fábio! Isso é muito chato! Todos são artistas e estão mostrando a sua arte! Concordo que existam distinção entre as bandas nacionais e locais, até pela experiência, destaque nas mídias, etc... Mas, acho q a mente dos artistas começam a mudar quando recebem sua grana, pelo menos, é o q a gente espera, pq assim vão encarar que, por estarem recebendo cachê, devem melhorar as músicas, a perfomance, o show todo! Daí, veremos coisas melhores nos festivais e apresentações! Poucas as bandas q, independente de ganharem um 'aqué', fazem um show profissa e lindo de se ver, inclusive independente do estilo musical! Pq isso e entretenimento! É o que faz a galera pagar pra ver os caras, entende! Então, no fim das contas, tudo melhora! Pra ambas as partes! É disso que falo! Se tem público pagante, em tese, teremos um grande show evento!

Ellen Carmaine disse...

É preciso perceber essas coisas, pra que evoluam!!