13 de nov. de 2012

AGENDA: 1º ANAUÁ ROCK FEST


Por Alexandre Sampaio

Com o objetivo de proporcionar uma opção de lazer diferenciada aos jovens da região sul do estado, além de divulgar as bandas locais de rock, acontece no próximo dia 17 de novembro, sábado, no Parque Aquático da cidade de São Luiz do Anauá, o 1º Anauá Fest Rock.

Três bandas já confirmaram a participação no evento, que terá entrada gratuita e início marcado para às 20h. As bandas Reclive, Hadj e a Jhonny Manero serão as atrações da noite de rock que pretende reunir mais de 150 pessoas.

Para o idealizador do evento, Jair Borges da Costa, os amantes do rock vivem um momento especial no estado de Roraima com o fortalecimento do estilo musical, cada vez mais ganhando pontos de encontro que dão espaço para as bandas locais e o surgimento de novas bandas. Segundo ele, iniciativa como o Festival Anauá só vai contribuir para firmar aind mais “esse movimento que oferece lazer com qualidade”.

Banda Haadj leva o pop glam rock pro Anaua Rock Fest

“O movimento do rock no estado está conseguindo desmitificar essa ideia que se tem do roqueiro ligado à droga, bebidas e confusão. As pessoas estão conseguindo mostrar que quem curte rock tem novas perspectivas, são muito mais antenados e tem uma visão mais crítica de tudo”, ressalta. 

O guitarrista da banda Hadj, Deivson Moura, pensa da mesma forma e por isso aceitou o convite e incentivou o amigo a realizar o evento em São Luís. Para ele, tocar no interior do estado é mais do que necessário para que o rock continue quebrando paradigmas e preconceitos. “Essa é uma oportunidade de expandir esse movimento que já ganhou força na capital e que precisa ser levado para outros municípios”, afirma. 

Para Yuri Lopes, vocalista da banda Jhonny Manero, o interior do estado é carente de opções de lazer e um evento como este não só contribui para a divulgação do rock, mas também para levar uma alternativa musical diferenciada da que os roraimenses estão acostumados a escutar, como as festas que giram sempre em torno do forró e do sertanejo. 


O pop rock radiofônico da Reclive também estará presente no Anauá Fest Rock

O organizador do evento acredita que o festival pode ser uma oportunidade para despertar nos jovens de São Luís a coragem para criar um espaço no município voltado para o rock. “A cultura não é muito incentivada no interior, os jovens ficam muito ociosos sem uma opção cultural. Eu espero que o evento incentive aquelas pessoas que já tem o desejo de formar uma banda a se reunir com os amigos e criar seus grupos também”, torce. 

Jair Borges é universitário e nasceu em São Luís do Anauá. Veio morar em Boa Vista depois que concluiu o ensino médio para fazer faculdade. Ele conta que não tem experiência nenhuma em organização de eventos, mas o desejo de promover um final de semana diferenciado aos jovens de São Luís o tem motivado a aprender a força.

“Depois que a gente decide fazer é quando descobre como é difícil”, comenta, ressaltando que ao procurar apoio e parceiros se surpreendeu com a ajuda de amigos, empresários e da Associação Cultural de São Luís em apostar na ideia. “Mas aos poucos estamos conseguindo resolver todos os preparativos do festival”, afirma.


O rock cru da banda Johnny Manero promete agitar os rockers de São Luiz do Anauá

As bandas que vão se apresentar no 1º Anauá Fest Rock não tem mais de três anos de criação. Elas representam esse novo momento que o rock roraimense enfrenta, quando busca se firmar cada vez mais como uma cultura alternativa para quem não curte o habitual forró e sertanejo.

Todas elas são formadas por quatro integrantes e tem mais uma coisa em comum: músicas autorais já fazem parte do repertório quando se apresentam. “Nossas músicas tratam de política, religião, enfim do cotidiano. Sempre apresentamos nosso trabalho, além de fazer também cover do Gun's, Cazuza e outros”, conta o guitarrista da Hadj.

Já a banda Jhonny Manero investe mais no estilo voltado para o rock dos anos 70 e 80. “E quando fazemos cover, tocamos aquelas músicas que fizeram sucesso na década de 80, além de apresentar nossas músicas”, diz. A banda Reclive se intitula alternativa e afirma em sua página oficial no Facebook que o rock comanda suas ações, mas não se fecha a influências externas, como o pop, jazz e blues. 

Serviço: 
1º Anauá Fest Rock 
Data: 17 de novembro
Local: Parque Aquático de São Luís do Anauá
Entrada gratuita
Informações: 9144-7047 

Nenhum comentário: