13 de nov. de 2012

ALMANAQUE DO ROCK RORAIMENSE: CAP. 3 - OS FESTIVAIS DE ROCK DE RORAIMA


OS FESTIVAIS DE ROCK DE RORAIMA 

Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

O ALMANAQUE DO ROCK RORAIMENSE chega ao 3º capítulo e apresenta um breve menu dos festivas de rock da atualidade que agitam a cena rock roraimense.

RELEMBRANDO A HISTÓRIA 

Muito se especula sobre o começo da história do rock roraimense, mas sabemos que desde a década de 60 jovens da cidade de Boa Vista curtiam, vestiam e ouviam rock n’roll, principalmente bebendo da fonte do rock britânico e jovem guarda. Em 1963 surgiu a banda THE NEW KINGS que tinha em sua formação o jornalista Aroldo Pinheiro, Dr. Wirlande da Luz (que inclusive foi pediatra deste que vos escreve estas linhas). Logo em seguida passou a se chamar THE GOLDEN STARS, mas essa história, o Blog Roraimarocknroll contará em detalhes mais adiante num dos capítulos do Almanaque do Rock Roraimense. 

The New Kings - Rock roraimense de 1963 

Pulando no tempo para a década de 80, temos um novo momento interessante na história do rock n’roll acima da linha do Equador que será em breve apresentado aqui também no Almanaque do Rock Roraimense. Bandas clássicas desse período como NAJA e CLASSE MÉDIA agitaram na época a pacata cidade de Boa Vista, fazendo shows nos quintais de casas de amigos, balneários como o banho da Polar, praia do Cauamé, entre vários outros lugares de Boa Vista. O cover ainda habitava o universo dos grupos desse período, que foi embrionário e fundamental para o que viria a seguir na década de 90, e começo dos anos 2000. 

A partir da virada do milênio, a cena rock roraimense teve uma explosão criativa, com o surgimento de bandas autorais, como a seminal LN3, a versátil MERCEDES BAND, o rock cru dos ATECUBANOS e artistas que bebiam da fonte rocker como BEN CHARLES. Em 2001, o guitarrista da banda LN3, Alexandre Horta, juntamente com o vocalista da banda Garden, Siddharta Brasil, organizaram o 1º Fest Rock, realizado na quadra de esportes da Praça Ayrton Senna, um marco na história dos festivais de rock de Roraima, que teve em seu line up bandas locais como Garden, LN3, Pandora, Lepthospirose, Klethus, entre outras, além de bandas de Manaus como a João Pestana. Com a realização do 1º Fest Rock era inaugurada a ERA DE OURO DO ROCK RORAIMENSE. A partir deste evento, foi criado em parceria com as bandas e com apoio do Kildo Albuquerque (Diretor Regional do Sesc RR), o ESPAÇO ROCK do SESC RR, e logo a seguir o RORAIMA SESC FEST ROCK, dando start a era dos festivais de rock de Roraima, e o Blog Roraimarocknroll apresenta a seguir um menu com os 10 principais festivais de rock da atualidade que agitam os rockers acima da linha do equador. São eles: 

GRITO ROCK 

Festival organizado pelo Coletivo Canoa Cultural, realizado anualmente no período de carnaval, com participação de bandas locais e convidadas de outros estados. 

MENTIRA ROCK FEST 

Festival organizado por Thiago EuOdeioForró e João Batista, com participação de bandas covers e autorais, realizado anualmente no mês de abril. O nome é uma alusão ao dia da mentira, o 1º de abril. 

BOA VISTA METAL FEST 

Festival de metal extremo promovido anualmente pela Associação de Headbanguers do Bairro 13 de setembro. Participam do evento bandas locais de metal extremo e bandas convidadas de outros estados. 

SABBAOTH NORT FESTIVAL 

Festival de rock anual com bandas de temática cristã de Roraima e convidadas de outros estados, promovido pela Base Missionária Sabaoth de Roraima com a proposta de evangelizar através da música, em especial o rock. 

HEY HO! LET'S GO! 

Festival organizado pelo Blog Roraimarocknroll e Chopperia Chacrinha para celebrar o dia mundial do rock (13 de julho). Realizado anualmente com participação de bandas locais autorais e covers. 

RORAIMA SESC FEST ROCK 

O maior e mais importante festival de Rock de Roraima, o RR Sesc Fest Rock é organizado e realizado pelo Sesc RR, anualmente, entre julho e agosto, com participação de bandas locais autorais e covers, bandas regionais e atrações nacionais. Já passaram pelo palco do Festival artistas nacionais como Marcelo Nova, Dado Villa Lobos, Tony Platão, Dr. Sin, Korzus, Carro Bomba, Matanza, Raimundos, Forgotten Boys, Cachorro Grande e Madame Saatan. 

TEPEQUÉM MOTO FEST 

Promovido pelo SESC – RR em parceria com o Roraima Moto Clube, o Tepequém Moto Fest é realizado anualmente, no mês de agosto, na mística Serra do Tepequém, localizada no município de Amajari, região norte do Estado de Roraima. Participam do festival bandas covers e autorais. 

SKINNI ROCK FESTIVAL 
Créditos: Lanne Prata

Festival de rock competitivo promovido pelo Blog Roraimarocknroll, tem como principal objetivo agitar e fomentar a cena rock local, premiando bandas, além de realizar campanhas sociais unindo a sustentabilidade e música. Participam do festival, bandas autorais, covers, e bandas convidadas. 

FESTIVAL TOMARROCK 

Festival de rock organizado pelo Coletivo Canoa Cultural/ Circuito Fora do Eixo, realizado anualmente, com participação de bandas locais autorais e convidadas de outros estados. 

ENCONTRO DE MOTOS DE ALTA CILINDRADAS 

Originalmente, o Encontro de Motos de Alta Cilindradas é um evento anual realizado em novembro, promovido pelo Roraima Moto Clube direcionado aos amantes das motos de altas cilindradas. Além das exposições de motos, o evento ainda conta com shows de bandas nacionais e bandas locais, transformando a arena do evento num verdadeiro palco de um festival de rock on the Road. Neste ano teve como atrações nacionais Detonautas, CPM22 e RPM além de bandas locais autorais e covers. 

YAMIX UERR 

Apesar de não ser considerado um Festival de Rock, o Yamix Uerr é o maior e mais importante evento de Artes Integradas de Roraima, realizado no município de Pacaraima, que faz divisa com o pais vizinho Venezuela, unindo em sua programação a diversidade cultural em todas as áreas artísticas (música, teatro, dança, audiovisual, oficinas) e shows musicais com diversos artistas da tríplice fronteira Brasil-Guyana-Venezuela, incluindo bandas de Rock, se credenciando para estar nesta lista também. Somente na edição 2012 são esperados 150 artistas, entre eles várias bandas de rock. 

Nenhum comentário: