18 de abr. de 2011

O MEDO DO FRACASSO

 


por Victor Matheus

Estabelecemos nossos valores e princípios desde a infância. A partir dos primeiros anos de vida com a educação na escola e da nossa família formamos nossos conceitos sobre diversos aspectos da vida.

Começamos a desenvolver nos primeiros momentos de nosso nascimento a compreensão de vários sentimentos: Amor, ódio, felicidade, tristeza, saudade, satisfação, decepção, coragem, medo e dezenas de outros sentimentos mais abstratos e complexos.

Dentro desse universo de osmose de emoções, posso destacar um sentimento em particular que norteou por muito tempo minhas decisões quanto a minha carreira artística: O medo do fracasso. Este é o sentimento que melhor nos ensina a absorver os tropeços que todo artista um dia passará ou já passou na sua caminhada em busca do seu lugar ao sol, e nos põe a prova se realmente somos capazes de seguir em frente.

Ao conhecer a biografia dos grandes ídolos que tenho na música e arte, observei um ponto em comum a todos eles: No princípio de suas carreiras todos, sem exceções, tiveram os seus fracassos e tropeços. Mesmo assim levantaram a cabeça, persistiram, e com determinação, trabalho duro, somados ao talento e a vontade de superar as dificuldades, os levaram a atingir o status que hoje têm de astros da música. Falo de Tim Maia, Erasmo Carlos, Raul Seixas, Paul MacCartney e Elvis Presley.


Este é o melhor ensinamento que posso tirar dessa experiência: Mesmo que tudo pareça perdido, que sua música não toque nas rádios, que seus shows não sejam lotados, que seus discos não sejam vendidos ao atacado, que sua arte não seja reconhecida, não desista facilmente. Podemos sim, ter medo dos tropeços, de nos machucarmos emocionalmente por receber críticas negativas, ver portas se fecharem, mas lembre-se de que há sempre um recomeço para qualquer projeto em sua vida.

Por isso, bata a poeira, levante a cabeça e não deixe que nada além de você mesmo lhe impedir de conquistar seus objetivos quanto a sua carreira artística, e aprenda que nos tropeços da vida nos tornamos pessoas mais fortes e determinadas a conquistar nossos sonhos.


* Victor Matheus é músico, poeta, escritor, radialista, agitador e produtor cultural, blogueiro, colaborador e colunista do Jornal Folha de Boa Vista, editor do portal www.roraimarocknroll.blogspot.com

Texto publicado originalmente no jornal FOLHA DE BOA VISTA

Um comentário:

Vidas Erradas disse...

Muito bom esses textos!parabéns.