17 de abr. de 2011

ESPAÇO ROCK 2ª EDIÇÃO - PARTE 1


Por  Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

O Espaço Rock, projeto promovido pelo Sesc-RR em parceria com o Coletivo Canoa Cultural, realizou sua segunda edição no dia 16 de abril no Espaço Multicultural Sesc Centro. Pouco mais de uma meia centena de pessoas foram prestigiar o evento, escancarando um paradigma vigente em nossa cena que comentarei em outra oportunidade. O Evento contou com a participação das bandas INSERT ROCK, SHEEP e VELUDO BRANCO.

INSERT ROCK

É fato para qualquer músico iniciante que certos obstáculos são difíceis de superar no início da carreira. Para uns é tocar seu instrumento com eficiência, para outros conseguirem um espaço para se apresentar, e para outros subir ao palco já se torna por si só um grande desafio, talvez por medo, por fobia, ou simplesmente por ainda não saberem lidar com essas emoções intensas.

O show da INSERT ROCK foi basicamente tudo o que citei acima. Foi palpável no ar o sentimento que a banda transmitiu para o público presente, um misto de insegurança, medo nos olhos e certo desconforto por tocar para poucas pessoas, numa estrutura de som razoável sem o retorno de aplausos, gritos aclamados do público cantando suas músicas como outrora vi meses atrás, mas foi perceptível o esforço da gurizada em fazer um show bom.

Instrumentos desafinados a parte, repertório curto e regular, misturando cover’s e músicas próprias ainda em fase de polimento, a INSERT ROCK mostrou estar mais preocupada em tocar certinho do que fazer cena pra chamar a atenção e apesar de ainda não me convencer e ter muito arroz com feijão pra comer, saiu-se bem da prova de fogo. Ainda rolou participação especial do vocalista Netuh (AltF4), protagonizando o melhor momento do show, pois nesse instante, e praticamente somente nesse, o grupo resolveu relaxar e tocar para se divertir.

Aqui deixo mais uma lição que aprendi em 10 anos de estrada: Não importa se o som está bom ou ruim, se a casa está cheia ou vazia, se a guitarra desafinou se caiu o prato, se o retorno não existe pra se ouvir... Banda boa toca em qualquer situação, fazendo pouco caso dos problemas e metendo o pé na porta. Tem que haver tesão na hora de tocar, assim cativa o público e mostra para si mesmo que vale a pena subir no palco e arriscar tudo.

SHEEP

A SHEEP fez justamente o oposto da INSERT ROCK, meteu o pé na porta e entregou o melhor show da noite e um dos melhores da banda em todo seu tempo de existência. O público chegou junto no palco pra prestigiar músicas antigas e novas composições, que se diga de passagem, bebendo escancaradamente e que não é nada ruim da fonte de Alice in Chains, SoundGarden e Reação em Cadeia, estão ótimas. Afinação baixa em Ré, riffs muito bem construídos, o brilho ressuscitado do vocalista Ramon Hiama, e a sinceridade e eficiencia do grupo em tocar suas canções cativou o público. O mais novo membro, o guitarrista Diego Moita está mais encaixado no grupo. Agora sim deu liga sua entrada na banda e reformulou a nova imagem proposta pela Sheep. Mais um ponto positivo para as ovelhas. 

Todo músico carrega consigo um acessório e temos vários exemplos para citar: Slash e sua cartola e cigarro no canto da boca, Ozzy Osbourne e seus baldes de água jogados no público, Hendrix e suas guitarras queimadas. Para Ramon Hiama, que tinha a guitarra como o emblema mais forte de sua imagem retirado para dar espaço à entrada de Diego Moita, foi preciso construir um novo modelo. Os óculos retro caíram bem ao vocalista, que agora esconde sua timidez e carisma nas lentes escuras, quebrando a imagem do guitarrista vocalista e convencendo que ele é o showman. 

Ainda rolou participações especiais no show, cover’s de Nirvana pra dar tempero ao caldo. A SHEEP restabeleceu seu status de banda grande da cena roraimense, e dessa vez, espero eu, para nunca mais perdê-la.

Um comentário:

Unknown disse...

Verdade, a Sheep ahazou nessa noite! Com ou sem minha participação, os meninos são bons e merecem o reconhecimento.Show marcado com muitos elogios. Parabéns pelo blog!

Evelin Campos