23 de abr. de 2011

5 MÚSICAS QUE DEFINEM O ROCK RORAIMENSE


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

Todo garoto, fã de rock, costuma fazer listas dos mais variados temas: Bandas preferidas, músicas inesquecíveis, melhores shows e clipes, guitarristas preferidos, piores grupos, e uma infinidade de outras classificações pertinentes ao rock. Eu não sou diferente, e compartilho agora meu Top 5 de músicas que definem o Rock Roraimense dos anos 2000 até os dias atuais.

“OLHO POR OLHO” – LN3

Seminal, agressiva, um clássico! O primeiro hit de uma banda de Roraima tem nome e cor, e chama-se OLHO POR OLHO. Composta pela banda LN3 a canção embalou os shows undergrounds de rock do começo da década passada em Boa Vista. A música sempre foi pedida pelo público nos shows da banda. Cantada a plenos pulmões pelos fãs, quando tocada pela LN3 provocava um verdadeiro frenesi, com rodas punks, fãs dando mosh no gargalo do palco e o grito-mantra-refrão-protesto cantado em uníssono pela geral - “Olho por olho, dente por dente!”. Sem dúvida a música que estará por muito tempo na memória do rock roraimense.



“FAZENDO ROCK N’ROLL” – MR JUNGLE

Outro clássico do rock roraimense, FAZENDO ROCK N’ROLL foi o primeiro rock que botou literalmente o público boavistense pra dançar em 2004. Quem não se lembra dos passos clássicos de “abrir, fechar as pernas, chutinho pro alto e cabeça bangueando” protagonizados pela MR JUNGLE e copiados pelo público insano? Com um refrão clássico “Por isso eu canto rock n’roll / Fazendo rock n’roll / Ouvindo Rock n’roll / Cantando rock n’roll.../ - a canção ganhava de assalto o público. Ainda há uma nostalgia quanto à canção, que sempre é lembrada como o hit que colocou a MR JUNGLE nos holofotes da cena rock roraimense.



“PALAVRAS AO VENTO” – SHEEP

A canção que embalou corações apaixonados em muitos shows, colocou a SHEEP na crista da onda na cena rock roraimense em 2006. Hoje se tornou um dos clássicos da banda, hino de amor não correspondido, e exemplo de canção bem escrita que sobrevive a prova do tempo. PALAVRAS AO VENTO ainda é o cartão de visitas da banda SHEEP, e serve de leme para as bandas novas que almejam fazer música boa, com sentimento, sem soar mela cueca.



“OPALA BRANCO” – VELUDO BRANCO

Cartão de visitas da banda VELUDO BRANCO, a canção OPALA BRANCO resume o espírito de uma banda de rock n’roll: Viver o sonho da vida na estrada, em liberdade, com diversão e amigos. O refrão gruda na mente do público “Opala Branco, voando baixo, riscando o asfalto, deixando rastro / opala branco, voando baixo, riscando o asfalto e não vai parar”. Composta em 2007 como uma homenagem ao opala branco de César Matuza, foi inspiração para o nome da banda, e se tornou o hit obrigatório nos shows da VELUDO BRANCO.



“JHONNY MANERO” – ELVIS FROM HELL

Sem dúvida, o novo hino do rock roraimense vem de uma banda que carrega no espírito de suas canções e na atitude de seus integrantes a chama do rock n’roll em sua essência. JHONNY MANERO resume o que é ser um jovem sem perspectiva de futuro em Boa Vista, mas que vê nas amizades e nas peripécias proibidas uma fuga da realidade. O refrão “Jhonny, você é um cara manero, os amigos se amarram quando você chuta a porta do banheiro” contextualiza o que há de melhor no rock underground de Roraima. Já é um clássico por excelência.


5 comentários:

Festival Texugo disse...

du caralho o blog.

Viva o rock feito no norte .

Viva a união de sul a norte.

Brasil rock and roll sempre

abs
dos amigos da Marquise 51 de POA

Jacy Neto disse...

Uma honra participar desse Top 5! Valeu!

MAICON FERRI disse...

kkkkkno top 5 so consta uma opnião !! vamo la galera denfendam as duas !!

Ramon Hiama disse...

Me sinto honrado em ter uma música minha como uma das melhores representantes do cenário do Rock independente de Roraima. Em nome de toda a Sheep, agradeço a todos os fãs da banda. Forte abraço a todos!

MAICON FERRI disse...

ERRATA:
onde se le " as duas "
escreve-se " as suas "