21 de jul. de 2015

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 5 - 8ª EDIÇÃO

Nesta Edição: Som Do Norte, Fábio Gomes, 6ª Indierock, Trupe De Marte, 2º Mamarock Bv, Infâmia, Dia Mundial Do Rock, Pedro Alencar, Hábito Noturno, Dymerson Andrade, Yori Deva, Aquisição, Danilo Gentili, Bali Rádio, Mísisl Javali, Erasmo Carlos.

ABRE A CONTA
Bom dia rocker! O último fim de semana foi de pura celebração ao rock n’roll, em especial ao rock roraimense, com vários shows eventos rolando pela cidade. Mais de 35 bandas autorais e covers fizeram a festa dos fãs com shows inesquecíveis na balada IndieRock do Antique Pub, o Dia Mundial do Rock N’Roll na Praça do Mirandinha, Bar do Rock e DCE da UFRR mostrando que a cena rock local está fervendo e cheia de boas novidades para os amantes do estilo. A coluna de hoje é dedicada a todas as bandas do rock roraimense que não medem esforços para fazer o rock rolar em qualquer lugar de nossa cidade. Nossos aplausos de pé! Prepare-se para uma overdose de rock n’roll e embarque nessa trip cheia de notícias! Seja bem vindo à coluna Roraimarocknroll, porque a história do rock roraimense você lê primeiro aqui! Boa Leitura, e ótima terça-feira! Let’s go! - Victor Matheus.
_________________________________________________________________________

PAPO RETO 
*Créditos: Prsni Nascimento 

O jornalista Fábio Gomes, editor do blog Som do Norte, 
responde a quatro perguntas do Papo Reto da nossa coluna: 

Como nasceu a idéia do do blog Som do Norte? Já conhecia a música produzida no extremo norte do Brasil? 
Conhecia alguns artistas isoladamente, mas só fui pensar em termos de cena musical nortista quando estive no Acre cobrindo o festival Varadouro 2008. As bandas do Norte foram as que mais me chamaram a atenção, e em menos de um ano lancei o blog. 

A relação do blog Som do Norte com rock amazônico é muito próxima. Chegando aos 6 anos de história, que momento do blog marcou pra você? 
Um momento muito marcante foi a primeira Noite Som do Norte, em 2011. Foi tanta gente na festa que o dono da casa teve que mandar fechar o portão ali por 1h30 da manhã, e quem conhece a noite de Belém sabe que a essa hora os "trabalhos" recém estão começando. 

O Som do Norte agora produz cinema, e lançou curtas do doc ‘As Tias do Marabaixo’. A cultura do norte do Brasil ainda é pouco conhecida em todo país? 
Na real não é de hoje que venho filmando a música nortista - inclusive, minha primeira filmagem foi do show da Veludo Branco em Porto Alegre (2010) -, mas ano passado decidi abraçar o cinema como carreira. Comecei filmando material para um doc de longa-metragem sobre As Tias do Marabaixo. No começo deste ano, lancei cinco curtas do projeto, que já foram exibidos em Macapá e nesta quarta, 22/7, estreiam no Tocantins. A cultura popular do Brasil em geral, não só do Norte, ainda é pouco conhecida pelo brasileiro, pois o grande público só tem acesso a informações via TV. A internet tem uma oferta cultural maior, mas sua difusão ainda se dá mais em nichos, e não em massa. 

Quem salva o rock no Brasil Hoje? 
Bueno, não sei se o rock precisa ser 'salvo', apenas tem menos rock brasileiro na grande mídia, como já rolou nos anos 70. Afora as bandas da Amazônia, que escuto sempre, destaco a cena do Rio Grande do Norte também (que comentei em http://vamosfalar-jornalismocultural.blogspot.com.br/2015/03/musica-novidades-potiguares.html), mas olha, tem rock bom em qualquer parte do Brasil - apenas não em destaque na mídia de massa.
_________________________________________________________________________

6ª#INDIEROCK VOL.3 
*Créditos: Divulgação/Trupe de Marte 
TRUPE DE MARTE confirmada na 6ª#IndieRock
O Antique Pub em parceria com o Blog Roraimarocknroll promove o rock autoral com a 6ª#IndieRock. A 3ª edição do evento acontece dia 7 de agosto (sexta feira), com shows confirmados das bandas Veludo Branco, Becker, Míssil Javali e Trupe de Marte. #trupedemarte #6ªindierock #antiquepub 
_________________________________________________________________________

2º MAMAROCK BV 
*Créditos: Rakel Caminha 
INFÂMIA do Amazonas confirmado no MamaRock BV
O 2º Festival MamaRock Boa Vista acontece dia 04 de setembro no Antique Pub, com show de 4 bandas do Amazonas, entre elas Dpedis, Os Playmobils, Antiga Roll e Infâmia, o power trio roraimense Veludo Branco e a banda Dr. Yoko. O evento promete fortalecer de vez as cenas do rock amazônico. #mamarockbv 
_________________________________________________________________________

MOMENTO POLAROID 
*Créditos: Pedro Alencar
Pelas lentes de Pedro Alencar a história do rock roraimense é contada... O registro é da banda Hábito Noturno no show do Dia Mundial do Rock N’Roll realizado no último sábado, 18 de julho na Praça do Mirandinha... Uma bela imagem digna de polaroid! #polaroid #hábitonoturno 
_________________________________________________________________________

ROCK LIST 
*Créditos: Arquivo Pessoal

O músico e publicitário Dymerson Andrade escolhe cinco músicas essenciais na sua #RockList. Confira: 

1. Dream on (Aerosmith) 
2. Money (Pink Floyd) 
3. Would (Alice in Chains) 
4. Sad but true (Metallica) 
5. Don’t Cry (Guns N’Roses) 
_________________________________________________________________________

INSTAROCK 

A semana do rock roraimense no Instagram. 

#Danilo Gentili 
Siga @danilogentili 

#Yori Deva 
Siga @yorideva 

#Banda Aquisição 
Siga @prisca_dnz 

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll 
@roraimarock 
_________________________________________________________________________

RORAIMAROCK INDICA 

Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais 

#Míssil_Javali 


"...Quem grita não escuta o que responde a introspeção..." - A Alma Do Negócio 



#Bali_Rádio 
“Definitivamente um dos melhores shows da Bali. Que amor, que energia! Noite especial, com lançamento de duas músicas autorais "Rosa dos Ventos" e "Leve", em parceria com nossa amiga @samia.araujo. Enfim, foi assim que a gente saiu dali, leve e feliz por essa vibe! 
_________________________________________________________________________

LIVRO 
*Créditos: Editora Objetiva
MINHA FAMA DE MAU - Ele veio ao mundo para topar qualquer parada. Erasmo Carlos não só venceu os muitos desafios que o destino colocou no seu caminho, como se tornou um dos primeiros popstars brasileiros. Minha Fama de Mau conta como o menino criado pela mãe numa casa de cômodos, superou todas as limitações e o preconceito da Zona Sul carioca, consagrando-se, junto ao amigo Roberto Carlos, como o porta-voz sentimental de milhões de pessoas. Um artista deliciosamente humano que, através de suas memórias, conta as dificuldades e alegrias da juventude marcada pelo fenômeno da Jovem Guarda e da fama tão inesperada como explosiva 
_________________________________________________________________________

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com

PUBLICAÇÃO 
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B 
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 5
8ª EDIÇÃO | 12/07/15

Um comentário:

K' Freire disse...

Adorei a parte da dica de livro eu ouso dar só um palpite, do tipo, poderia ter lá no final um "onde encontrar", se tem em alguma livraria de BV ou pela internet em site de confiança. :)