7 de jul. de 2015

30 BANDAS SE APRESENTAM NO DIA MUNDIAL DO ROCK

Foi no dia 13 de julho de 1985 que o músico Bob Geldof, vocalista da banda Boomtown Rats, organizou o Live Aid - uma perfeita combinação de artistas lendários da história da pop music e do rock mundial que tocaram em prol da fome na África. De lá pra cá, os roqueiros de todo o mundo adotaram a data como aniversário do estilo.

Em Roraima, o Coletivo Canoa Cultural realiza um festival dedicado à data. Trinta bandas de rock local e de outras cidades irão se apresentar gratuitamente na festa “Dia Mundial do Rock and Roll”, que será realizada nesse sábado, na Praça do Mirandinha a partir do meio-dia. O evento recebe apoio do Instituto Boa Vista de Música e da Biosphere Recordes. A proposta é promover o resgate à cultura do rock e integração entre a cena independente.

De acordo com Manoel Rolla, coordenador do evento, mais de trinta bandas se inscreveram para participar, inclusive algumas da Venezuela. “As inscrições foram feitas por e-mail, as bandas não irão receber cachê, a iniciativa surgiu para não deixar passar a data em branco”, relatou. Segundo ele, os shows terão duração de 30 minutos para cada banda.

Como o número de inscritos excedeu o número de vagas, a organização criou uma curadoria para ouvir o material das bandas. “Estamos dando prioridade às bandas novas, que precisam de espaço para tocar e querem divulgar o seu trabalho. Bandas Novas aparecem como uma importante ferramenta na trajetória de inúmeras bandas, pelas oportunidades de divulgação, aprendizado e amadurecimento que oferece”, explicou.

13 de julho

O dia 13 de julho é conhecido como o Dia Mundial do Rock. A data celebra anualmente o rock e foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia, em 1985. A celebração é uma referência a um desejo expressado por Phil Collins, participante do evento, que gostaria que aquele fosse considerado o "Dia Mundial do Rock". O evento também ficou conhecido por contar com grandes artistas do gênero, como Paul McCartney, Mick Jagger, Keith Richards, Ronnie Wood, Elton John, Queen, David Bowie, entre outros.

Serviço
Dia Mundial do Rock and Roll
Data: 11 de julho
Local: Praça do Mirandinha
Hora: 12h às 22 horas
Entrada Franca

Nenhum comentário: