16 de jan. de 2012

PAPO RETO: Banda Garden apresenta seu “Quarto Branco”


A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll troca uma idéia “páidégua” com o guitarrista Rodrigo Baraúna, da banda Garden, que fala sobre o single do grupo “Quarto Branco” do vindouro segundo disco do grupo que será lançado este ano e analisa a carreira da banda. Confira como foi o papo:


Blog Roraimarocknroll
Em 15 anos de carreira, a banda Garden se firmou como uma das referências do rock Roraimense. Como você vê esse reconhecimento do público?

Rodrigo Baraúna
A cara, a gente realmente não percebe o tempo passando e quando menos se espera, 15 anos. Passou rápido! Mas acho que não seria assim uma referência, as pessoas gostam da gente porque a gente gosta do que faz. Musicalmente levamos a coisa muito a sério, pois nos preocupamos em executar as músicas da melhor forma possível. Mas ainda temos que aprender muito em "vender" o nosso produto, pois em relação a produção de nosso nome estamos aprendendo somente agora.

Blog Roraimarocknroll
A banda está na fase final de produção do seu segundo disco. O Blog já pode fazer uma pré audição do trabalho e percebe um amadurecimento em relação ao primeiro trabalho. O que mudou em relação ao primeiro disco e porque?

Rodrigo Baraúna
Realmente amadurecimento é a palavra chave, pois trabalhamos muito para aquirir todo o conhecimento que temos hoje e mesmo assim o universo que envolve a gravação de um disco é infinito. As músicas ganharam um formato mais único, diferente do primeiro disco que tinhas as músicas mais distintas e distantes uma das outras. Esse novo trabalho define a personalidade musical da banda, e é até engraçado ouvir o comentário de pessoas que escutam pela primeira vez a banda. Um colega jornalista que esteve aqui para cobrir o festival Tamarrock nos classificou como pós punk melancólico, o que eu achei, a princípio estranho, mas depois 'sim', acho que ele tem razão, pois temos influências punk-rock-grunge. Mas acredito que fizemos um som original, pois quando se define uma coisa com muitos nome é porque é algo diferente - não novo -, mas diferente, saca. Original! Explicando melhor. Uma banda hard é uma uma banda hard, uma banda grunge é uma banda grunge, uma banda blues é uma banda blues. Agora uma banda é pós-punk-melancólico (?) Pow - o cara pensa - essa banda eu quero escutar. Deve ser diferente!

Blog Roraimarocknroll
"Quarto Branco" foi escolhida como primeiro single desse novo trabalho. Qual foi a inspiração? Quem escreveu a letra e a melodia? Comente sobre essa canção e por que da escolha dela como single.

Rodrigo Baraúna
Música e letra é de minha autoria e foi realmente a melhor escolha para adiantarmos para o público o que está por vir. Essa música resume o novo disco, pois essa música é totalmente a cara da banda, falo isso em relação a tudo mesmo: letra, melodia, variações, push, refrão, parte instrumental, etc. Esse é o jeito que a gente gosta de tocar e como eu escrevo também, pois sempre escrevo em formato de poesia, saca. E a letra fala sobre loucura, talvez por ser aluno de psicologia (risos), mas acho que é a forma poética de perceber a loucura. Então é isso, Quarto Branco é a música que apostamos e que temos certeza que estamos mostrando o que a gente realmente é.



Blog Roraimarocknroll
Qual a previsão de lançamento do disco?

Rodrigo Baraúna
Bom, nosso plano era de concluir o disco até o final do ano passado, mas subestimamos a relação do espaço e tempo, filosoficamente falando (risos), pois para a qualidade que estávamos buscando o tempo não seria suficiente, então deixamos rolar, e terminar quando acabar, saca. Mas nossos planos são de lançar ainda neste primeiro semestre, pois ainda estamos aguardando a confirmação de dois patrocinadores deste trabalho que são fundamentais para tudo acontecer da forma mais profissional possível. Pois um CD é um filho e precisamos honrar esse trabalho, atuando de forma correta e buscando o maior númeor de parceiros.

Blog Roraimarocknroll
Além do lançamento do disco, quais são os planos da banda para 2012? pretendem lançar o trabalho por algum selo ou de forma independente?

Rodrigo Baraúna
Bom, queremos realizar o sonho de visitar as capitais Amazônicas, pois valorizamos muito nossa região. Para isso vamos precisar de um apoio ainda maior e temos certeza que os parceiros estarão com a gente nessa empreitada. Acho está mais do que na hora que a GARDEN participar de festivais importantes pelo País, afinal, acreditamos em nossa música e tenho convicção de temos peito para encarar o público de qualquer lugar e levar um pouco do rock de Roraima para outras cidades. Em relação a lançamento por selos, como disse, precisamos de muitos parceiros para que esse disco seja aproveitado da forma correta, sendo um portfólio ou um recurso financeiro. Já temos como parceiro a Roraima Rock ´n Roll, como você bem conhece, que será muito importante para a promoção desse disco. Por enquanto estamos ficados em terminar o disco, em fevereiro vamos sentar e planejar o ano e essas questões todas serão definidas.

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta...

Rodrigo Baraúna: Bom, em nome dos meus irmãos da GARDEN eu agradeço a atenção que o site www.roraimarocknroll.blogspot.com sempre deu para o nosso trabalho e parabenizá-los por essa missão quase que impossível de divulgar o rock de nosso estado. Acho que 2011 foi um ano muito bacana em nossas vidas, pois foi o ano de criação e de muito trabalho, sinal de 2012 será ainda melhor, pois tenho certeza que temos um bom material nas mãos e acredito que vamos conseguir trabalhar agora de forma mais objetiva e correta. Agradeço ao nosso principal patrocinado, Sesc-Roraima, em nome do nosso Tião Kildo Andrade. Aos amigos do estúdio Parixara, Bebeco Souto Maior, que está mixando o disco e o grande Márcio Patrício, que prestou a assistência técnica no estúdio, ele é o nosso braço direito. Abrigado mais uma vez vocês do roraimarocknroll e continuem trabalhando para que o nosso trabalho seja melhor visualizado. Abraço a todos.

3 comentários:

Armando Bass disse...

OLha só acho que sou o primeiro a comentar.A Garden desde que eu conheço sempre fez um otimo trabalho com seus cover´s e principalmente com suas obras musicais e acredito no potencial da banda em encarar o Brasil na totalidade.Valeu garden continuem com essa força que vcs tem e valeu o Blog por estar apoiando não s´a Garden mas como muitas bandas de futuro de Roraima. Let´s Rock...

Victor Matheus disse...

Armanda Bass Ptichula Fats'Fã na área... gostei! \m/

Siddhartha Brasil disse...

Assino em baixo as palavras do Rodrigo!
Quero tbem agradecer pelo espaco dado e o apoio que o blog vem prestando cavalo a cavalo cultura rocker de Roraima, pois temos, tdos nós, muito pra mostrar no País.