30 de dez. de 2011

RORAIMAROCKNROLL 2011 - O QUE FICA?


O ano de 2011 entrou definitivamente para a história da emergente cena rock de Roraima, consolidando o Blog Roraimarocknroll como a referência em informação da cena rock do extremo norte do Brasil, e ponto de encontro virtual para debates sobre o cenário da música independente produzida em Roraima.

Vamos voltar no tempo: Quem se lembra como tudo começou ou recomeçou para o Blog Roraimarocknroll em 2011? A polêmica resenha do Grito Rock Boa Vista deu o start para a maior revolução até então na emergente cena rock do extremo norte do Brasil.


Após muita tensão, as cartas foram colocadas na mesa, cada lado juntou seus comparsas e a competição ideológica deu largada. Do nosso lado, após 4 anos de muito boicote e inveja por parte de pessoas que julgávamos nossas amigas e parceiras, mas na verdade demonstraram apenas serem falsas, manipuladoras e medíocres, resolvemos chutar o balde e reivindicar nossa independência artística. Na carona decidimos expandir e compartilhar os 10 anos de experiência na produção cultural, de eventos e música, os 5 de vivência na estrada com a banda Veludo Branco e abraçar uma causa maior que apenas o nosso sonho de viver de rock n'roll: Mostrar que é possível ser artista independente, promover e divulgar nossa cena sem nos submeter a nada e ninguém. Entendemos que só unindo forças podemos alcançar nossos objetivos, de forma honesta, sincera, humilde, assumindo os erros, reconhecendo os defeitos e defendendo aquilo que acredita.

Dúvidas, intrigas, boicotes, puxadas de tapete e muita falsidade surgiram durante o ano para o nosso lado, com muitas pessoas achando que queríamos competir de igual para igual com corporações sem fins lucrativos, que para nós nada mais são do que uma máfia legalizada que teve a “genial” idéia de usar o dinheiro público em causa própria. Todos que acompanham o Blog sabem qual é o nosso posicionamento e nossa opinião. Temos nossos motivos que sempre deixamos claro. Assumimos as conseqüências de nossas decisões e não temos remorso porque algumas portas se fecharam mas outras bem melhores se abriram, provando que honestidade, humildade, força de vontade e trabalho duro sempre prevalecem no final. Não aceitamos compactuar com grupos que utilizam discurso chapa branca e maquiam dados achando que convencem meia dúzia de executivos. Aos poucos as máscaras foram caindo, e foi provado quem é quem nesse jogo.

A democracia foi outro ponto sempre defendido pelo Blog. Deixamos a ferramenta de comentários sempre disponível para anônimos e assinantes comentarem. Muitos comentários depreciativos infelizmente foram publicados aqui, mas também muitos comentários construtivos foram compartilhados. Sabemos que em qualquer lugar e ambiente existem cabeças pensantes, e cabeças alienadas. A liberdade de expressão é fundamental, e mesmo nesse processo de amadurecimento da cena, ainda vão existir pessoas de espírito pequeno e outras realmente a fim de colaborar. Colocamos em pauta nossos questionamentos para debate. Se alguns levam para o lado pessoal, lamentamos. Estamos aqui para construir. É na dor que aprendemos as mais valiosas lições. A felicidade é o resultado do aprendizado e dos obstáculos que superamos durante nossa jornada.

Para deixar mais uma vez claro, o negócio do Blog Roraimarocknroll é a cultura underground, focada na MÚSICA, tendo como principal missão FOMENTAR, AGITAR, e DIVULGAR a cena rock de Roraima, apoiar as bandas e promovê-las através de várias pautas que criamos dentro da editoria do nosso portal, como a Web TV, A Vez do Leitor, Papo Reto, Coluna Fatos e Fotos, Coluna Falo Mesmo, e essa que escrevo – Senta a Púa.

O Blog sempre teve uma postura crítica, as vezes com opiniões divergentes da maioria da opinião pública. As resenhas de shows, eventos e festivais que foram publicados durante o ano expressam somente, e repito, somente o ponto de vista do Blog e não necessariamente a verdade absoluta. Infelizmente alguns tem maturidade para absorver e outros não. Alguns se afetam, gaguejam, se fazem de vítimas e inocentes. Reconhecemos que usamos de uma linguagem não muito convencional, e de certo modo apimentada. Esse é o nosso estilo. Se não gostam é simples, apenas não leiam o Blog.


Colaboramos de forma significativa e relevante no segundo semestre produzindo a carreira da banda Jamrock. No breve período em que trabalhos com a banda, transformamos o grupo de promessa em realidade da música local, dando a banda independência financeira, destaque na mídia local, regional, nacional e fortalecendo sua credibilidade no mercado da música local. Os frutos desse trabalho foram o destaque no caderno de cultura do estado de São Paulo (um dos 4 maiores do Brasil), convites para tocar na Guyana, Manaus, Rio de Janeiro, a gravação do primeiro EP, e o investimento de empresários locais como a Academia Word Gym que patrocina o grupo, e a Choperia Chacrinha que acreditou no trabalho da banda e desde então apóia a banda em todos os eventos que realiza. Reconhecemos que independente do apoio que o Blog deu ao grupo, o sucesso do mesmo é certo pelo brilho da estrela que tem. O talento dos Jambas é indiscutível e temos certeza absoluta que muito em breve eles voarão mais alto. E é por tudo isso que apostamos sempre nossas fichas na Jamrock . Desejamos o sucesso e que eles possam realizar o sonho que também é nosso.

Vimos também durante o ano acontecer a formação não formal de pequenos coletivos de bandas que entenderam a proposta do Blog de dar independência as suas carreiras. Algumas resolveram partir para o trabalho independente. Outras atrelaram seus trabalho a coletivos. Outras juntaram forças em parcerias. Cada uma, na sua realidade e ao seu modo procurou se consolidar no cenário. Algumas sucumbiram a esse processo e acabaram suas atividades. Outras simplesmente gritaram, espernearam e no final sumiram do mapa. Porque? Também gostaríamos de saber... O importante é que neste ano pudemos ver pela primeira vez em anos vários shows com bandas locais autorais tocando, o público cantando suas músicas, e muitas vezes recebendo cachê por isso. Sim, porque antes do Skinni Rock Festival Boa Vista, banda local tocando música própria não recebia cachê. Alguém sabe quem tem essa política do não pagamento de cachê aos artistas?


Os projetos desenvolvidos pelo Blog, foram conseqüência da visibilidade e repercussão que o Blog adquiriu na sociedade local, e na rede. Como todo incêndio que inicia com apenas uma fagulha, durante a jornada vimos oportunidades e espaços ociosos que deveriam ser ocupados por nós. Por conta disso criamos o Skinni Rock Festival Boa Vista, que deu origem ao 1º Selo Independente de Roraima - o Roraimarock Discos. Com a parceria consolidada no Skinni entre o Blog e a Chopperia Chacrinha, realizamos o 1º Hey Ho Let's Go, uma festa em homenagem ao dia mundial do rock, com o propósito de resgatar o espírito original do Roraima Sesc Fest Rock, que era de celebrar numa grande festa, um festival de bandas, a data mais importante para qualquer fã de rock. Também realizamos o 1º Chacrinha Fest Chopp, e o Rock N' Natal, além de articular com as bandas locais muitos shows na Chopperia.

Outra conquista do Blog foi a Coluna Roraimarocknroll, publicada no maior jornal impresso do Estado, a Folha de Boa Vista. Semanalmente publicamos uma coluna com notícias da cena rock local. Muitas bandas obtiveram mais visibilidade por conta desse espaço que não é do blog, é da cena, de todas as bandas que fazem parte dela. Nosso agradecimento desde já ao Jornal Folha de boa Vista por acreditar em nossa proposta e apoiar esse sonho.

Parece pouco, mas ao relembrar a caminhada de 2011, fizemos muito para um Blog que cunho cultural. A prova são os mais de 70 mil acessos em 12 meses.


E pra fechar a conta, o rock n'roll salvou a minha vida! Desde que ouvi pela primeira vez os discos de vinil com pouco mais de sete anos, sabia que de alguma forma aquela música faria parte da minha vida até o fim dos meus dias, e seria um dos motores responsáveis pela minha existência e crescimento espiritual, material e filosófico. Seja como fã, ouvinte, público, músico, blogueiro, agitador, produtor, empreendedor, ou qualquer outra nova possibilidade que apareça no futuro, eu estou nessa pelo amor a música, pelo amor ao som que fez e ainda faz a minha cabeça, pela razão que ao ouvir um riff de guitarra ainda sinto o coração acelerar a vontade de banguear e curtir uma roda punk, bater cabeça e tomar uma gelada com os amigos. Devo muito ao que tenho na vida ao rock n'roll. As melhores lembranças tem sempre ele como coadjuvante, e por causa dele eu sou o que sou, bom ou ruim, mas sou. Sou eternamente grato a vida por ter me permitido caminhar nesse mundo e estar aonde estou apesar dos tropeços. As alegrias superam.

Não serei eu, ou qualquer outra pessoa ou organização que comanda a cena rock local. Ela é um organismo vivo, mutável, evolutivo. Somos apenas uma parte desse grande quadro. Queremos apenas pintar a mais bela obra com aquilo que temos em mãos.

O que fica em 2011 é uma lição que compartilho com o leitor, a certeza que nada é impossível para quem acredita nos sonhos. Se você tiver paciência, persistência, foco, não temer os tropeços tudo ao seu tempo acontece. Não duvide. Um dia eu sonhei em ter apenas uma guitarra para imitar o Slash, ter uma banda de rock e cantar meus sentimentos. Hoje tenho isso e muito mais. Sou muito grato, eternamente grato por tudo que vivi até agora e esse Blog é um desses sonhos que se tornaram reais. Sou mesmo um cara de sorte...

Feliz 2012, 
e que esse seja o melhor ano de nossas vidas.

Fecha a conta.

2 comentários:

Anônimo disse...

isso aeeeee

Anônimo disse...

o povo ficou com medo de comentar aqui. rsrsr