22 de dez. de 2011

MELHORES DO ANO: RORAIMA ROCK N' ROLL


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

O ano de 2011 entrou definitivamente para a história do rock n'roll do extremo norte do país. A emergente cena rock de Roraima cresceu, deu bons frutos e mostrou que apesar de relativamente nova, já aponta para bons caminhos e quebra paradigmas e vícios na cena independente nacional.

Todo fim de ano rola pela rede diversas listas elegendo o que de melhor aconteceu no ano. São retrospectivas, top list, votações, prêmios entre outros. O Blog Roraimarocknroll não poderia ficar de fora dessa e resolve eleger os destaques de 2011 da cena rock local, por categorias e breves comentários. Então vamos sentar a púa!


MELHOR FESTIVAL DE ROCK
Encontro Internacional de Motos de Alta Cilindrada de Roraima

Por quê? Apesar de não ser oficialmente um festival de música, o Encontro Internacional de Motos de Alta Cilindrada de Roraima promove a união de três das maiores paixões de um roqueiro: Motos envenenadas, mulheres gostosas e muito rock n'roll. A cada ano que passa o evento se torna maior em estrutura e relevância e traz sempre atrações nacionais na sua programação e exposição de motos que é o sonho de muita gente. Este ano foi a vez de Biquini Cavadão e Frejat tocarem, além de bandas locais e centenas de motos de calibre alto circulando no local e litros de bebidas consumidos. Um verdadeiro oásis rocker no extremo norte do Brasil. 

MELHOR SHOW NACIONAL
Biquini Cavadão

Por quê? Tivemos muitos shows de rock com atrações nacionais esse ano, e só pra citar rápido Blues Etílicos, Cachorro Grande e Frejat, entre outros, mas o Biquini Cavadão provou que o melhor mesmo do rock nacional veio dos anos 80. Além de uma humildade e simpatia por parte da banda no atendimento aos fãs, um show memorável fez todos acima dos 30 anos relembrar os bons tempos do rock nacional. Domínio total de palco, set list matador e uma aula de primeira de como se fazer show de rock dos bons.

MELHOR SHOW REGIONAL
Tudo Pelos Ares no Grito Rock Boa Vista

Por quê? Apesar de já estar bem distante na memória de muitos, o show da banda Amazonense Tudo Pelos Ares literalmente pôs a baixo a praça Velia Coutinho saciando a sede de rock n'roll dos rockers mais ortodoxos e chutando a bunda da nova geração de fãs do rock sem sal de pulinhos hc. A banda ainda repetiu a dose no Skinni Rock Festival mas nada se compara a primeira passagem da banda por Roraima. Inesquecível!

MELHOR SHOW LOCAL
Jamrock no Festival Tomarrock

Por quê? A banda Jamrock fez o que nenhuma banda local conseguiu até hoje num show em Boa Vista: Fazer todo mundo cantar suas músicas do começo ao fim num show. Uma verdadeira comoção tomou conta do ginásio do Sesc Mecejana quando a banda subiu no palco para fazer o show de abertura da banda Forfun. Para os desavisados parecia que a atração principal do festival eram eles. Mais uma vez o talento do grupo foi posto a prova e autenticado com selo de qualidade. Os gritos e aplausos não deixam dúvida que este show entrou pra história do rock roraimense. Merecido!

MELHOR BAR PARA OUVIR ROCK
Chopperia Chacrinha

Por quê? As melhores bandas covers e autorais tocam semanalmente no bar, que possui 2 ambientes e uma coleção de dvds de rock que agrada a todos. No cardápio ainda há petiscos, pratos executivos, 4 variedades de chop que podem ser consumidos em canecas ou em torres, além de bebidas quentes e cervejas long necks. Quer mais? Mulheres gostosas também frequentam o bar. É quase um paraíso!

MELHOR COMBINAÇÃO
Chopperia Chacrinha + Heineken + Banda Garden + Sexta-Feira

Por quê? É covardia juntar um bar legal, com entrada liberada, a melhor cerveja de todas, uma banda que toca Thin Lizzy, Zeppelin, Sabbath entre outros e o melhor dia da semana. 

MELHOR MESA REDONDA
Mercado da Música: do Underground ao Maistream

Por quê? Durante o Skinni Rock Festival Boa Vista uma mesa redonda com a participação de vários personagens da cena, entre eles produtores culturais, jornalistas, músicos e agitadores culturais debateram o mercado da música no Brasil fazendo os ânimos esquentarem. Muitas verdades foram expostas e jogadas no ventilador, máscaras caíram e discursos chapa branca fizeram parte do debate. Depois disso todo mundo sabe como acabou a história.

BANDA DESTAQUE
Jamrock

Por quê? Quem acompanha o blog e prestigiou os principais eventos de rock de Roraima sabe por que eles são o destaque de 2011. Precisa dizer algo mais?

BANDA REVELAÇÃO
Viverde

Por quê? Apesar de ser uma banda inconstante e ainda ter muito chão pra caminhar a Viverde deu novos ares a nossa cena entupida de bandas enlatadas de estilo HC. O pós punk oitentista, instrumentos desafinados, músicas estranhas e legais, integrantes carismáticos fazem deles a revelação do ano. Se quiserem de verdade ser em 2012 uma das bandas mais legais pra se curtir ao vivo é só manter o foco. Eu aposto!

A PROMESSA DA GUITARRA
Neto Loureiro (Banda Ostin)

Por quê? Se a nova geração de guitarristas tiveram o tesão de tocar, a humildade e o feeling de Neto Loureiro, brevemente teremos grandes estrelas das 6 cordas em Roraima.

A PROMESSA DO BAIXO
Hugo Pereira (banda Jamrock)

Por quê? Quem toca baixo a menos de 2 anos e ainda canta com um timbre singular merece o crédito.

A PROMESSA DA BATERIA
Lucas Luchessi (Banda Ostin)

Por quê? Lucas “Lukis” Luchessi é o típico músico que toda banda precisa: Tem talento, curiosidade, direciona para que rumo a sonoridade de sua banda deve apontar e ainda aprendeu a bater forte na bateria. Tá no caminho certo!

A PROMESSA DO VOCAL
Gleison Axl Dove (Banda HAADJ)

Por quê? Apesar de não ter um timbre vibrante, ninguém encarna o estilo poser como ele. É muita “marra” hard rock saca? Estamos carentes de frontmans posers que domine a arte da posição do poder numa banda de rock n'roll. Porra! atitude no palco! Pelo menos Gleison Axl Dove salva essa classe extinta! 

MELHOR SINGLE
?????

Por quê? Tem muitas bandas legais da cena com músicas próprias que merecem destaque, mas nenhuma das que ouvimos com atenção foram lançadas oficialmente. Teremos que aguardar 2012.

MOMENTO INESQUECÍVEL
O dia em que o blog Roraimarocknroll saiu do ar 

Por quê? Devido ao pico de acesso, nada menos que 10 mil num único dia, o blog saiu do ar. Na época acontecia a votação do Skinni Rock Festival. Pode parecer “estranho”, mas nenhum outro blog do estado teve tantos acessos num único dia. A credibilidade alcançada depois desse evento deu bons frutos, entre eles a coluna Roraimarocknroll no Jornal Folha de Boa Vista, o Selo Roraimarock Discos, vários eventos promovidos durante o ano pelo blog e tornou nosso portal a referência em informação da cena rock independente do extremo norte do Brasil.

MOMENTO PRA ESQUECER
O pescoção que Neto Baraúna recebeu no Festival Tomarrock

Por quê? O pescoção que Neto Baraúna, da banda Garden, recebeu dos seguranças no backstage do Festival Tomarrock foi lamentável, mas que demonstra como ainda tem muitas falhas ridículas que certas promotoras de evento insistem em repetir. Pisada na bola feia!

5 comentários:

Anônimo disse...

Jamrock destaque do ano!! Tinha que ser né? Quem sabe, sabe!

Anônimo disse...

concordo com quase tudo.. alguns detalhes eu levo pro gosto pessoal, mas é isso ai. parabens pelo blog e pelas materias. continuem assim

Cesar... disse...

Faltou aí o premio Nobel da Paz em Boa Vista em 2011.. pra Cyneida.. hueuehue... pelos esforços em tentar apaziguar os confrontos da palestina e israel de roraima

Anônimo disse...

Essa do prêmio Nobel ai foi palha! rsrs

Anônimo disse...

premio nobel foi uma ideia bem babaca kkkkkkkkkkkkkk