11 de mar. de 2011

MAIS ATITUDE... MENOS BLÁ BLÁ BLÁ


Por Victor Matheus

Nos tempos do meu curso de radialista, um certo professor citou a seguinte frase: "O microfone é uma arma na mão".

Até então não compreendia na prática a dimensão desse poder. Ao observar de camarote a repercussão que minhas impressões sobre o Grito Rock Boa Vista tiveram, enxerguei um exemplo claro de como não apenas o microfone mas as palavras tem poder e relevância, provocando reações acaloradas e bem diversas entre os mais distintos grupos de pessoas.

Digo isso porque o assunto ultrapassou a esfera que ele se propôs, atingindo um público mais heterogêneo, e não apenas músicos com egos afetados, amigos de bandas indignados com meu vocabulário “chulo”, pessoas que faltaram as aulas de interpretação de texto nos tempos de escola e não leram na integra o que escrevi mas expressaram suas opiniões. O espaço é democrático e todos tem liberdade para opinar. Para isso serve a ferramente de comentários.

Passei de Mr Gonzo, o músico-poeta-agitador-cultural para “Lester Bangs”, o “inimigo” das bandas locais. Adjetivo interessante, admito.
 
Veludo Branco no GR BV 2011 - Creditos: Saulo Oliveira

Me impressiona como é perceptível a ALIENAÇÃO por grande parte do público e das pessoas envolvidas com o cenário roqueiro local. É claro, não podemos generalizar, e dentro desse pequeno e eclético universo de egos inflados, tapinhas nas costas, sorrisos e abraços hipócritas podemos separar os sinceros e honestos que trabalham e se esforçam pelo afeto que tem pela nossa cena e que expressam suas preferências sobre a música feita em Roraima, em especial o Rock, e o cenário cultural sem medo de soarem “arrogantes, prepotentes ou melhores que outros”.

É preciso urgentemente que os ARTISTAS e mesmo o PÚBLICO pare mais para refletir e analisar de uma forma mais crítica, ampla e não condicionada as atitudes que cada um, em seu papel, tem nesse “ecossistema cultural”, sabendo separar as relações e avaliar construtivamente o seu papel nesse processo de definição da identidade da nossa cena cultural “alternativa”.

Há aqueles que vão aos shows apenas para se divertirem, ouvir e ver a banda dos amigos, dar um apoio moral, comprar os discos dos grupos que gosta, tomar umas brejas, chegar junto nuns brotos, entre outras coisas ilícitas, e há aqueles que vêem a história ser escrita por outra ótica, sendo essa mais crítica, apontando os erros e acertos por acreditar que assim contribui para o crescimento e amadurecimento desses artistas e desse movimento cultural chamado Rock N'Roll Roraimense. É no segundo grupo que me encaixo melhor. 


Kandelabrus no GR BV 2011 - Créditos : Saulo Oliveira

Polêmicas a parte é preciso rever nossos conceitos e atitudes como seres pensantes e consumidores de cultura, pois com a atual visão distorcida que pulinhos e gritinhos impressionam e letras sem conteúdo crítico, divertido ou filósofico são a regra para se tocar nas rádios e vender mais discos, acabaremos num abismo alienado do qual o maior exemplo é uma tal de bandinha caga pau chamada RESTART que acha que “seria legal tocar na Amazônia. Será que tem civilização aqui?”. É essa imagem que queremos replicar para o mundo? Que somos um grupo de pessoas que estão a margem do que acontece na cena cultural do país e somos refém do que passa na mídia aberta que tem em sua maioria programação descartável para consumir?
 
Por isso eu espero mais atitude por parte das bandas em se preocuparem em ter uma postura profissional no palco com respeito ao seu público, em outras palavras, serem artistas com mais conteúdo, menos blá blá blá , egos afetados e amadorismo. Só usar da política da “brodagem” não ganha o jogo. A cena já passou da fase de engatinhar. É preciso urgentemente “reivindicar os direitos que ela tem” por mérito.

Nesse Grito Rock Boa Vista tivemos o exemplo de várias bandas que evoluíram nesse sentido, podendo até serem usadas como referência para a nova safra que está surgindo. É só analisar e ponderar. Quem se destacou? Aqueles que entregam um show amador, desafinado, com músicos ruins, pouco articulados no cenário, ou aqueles que se produziram, se preocuparam com repertório, visual, performance, atitude, articulação e divulgação? Para mim está claro quem tem o sangue no olho pra chegar onde quer.

Quando tivermos em nossa cena bandas que não pense além do que apenas tocar músicas sem conteúdo e ficarem no blá blá blá com seus músicos afetados por não terem maturidade de aceitar críticas construtivas, estaremos caminhando para o abismo do ostracismo e da fase atual que atravessamos, de achar que franjinha com gel e música rimando amor com dor vai conquistar o público e tocar no seriado global Malhação. Se é isso que querem meus pêsames, porque esse tipo de arte tem prazo de validade, e dura pouco,do contrário meu boa sorte e apoio, pois banda boa dura pra sempre. Que não me deixa mentir Beatles e Rolling Stones.

Foi dito!

9 comentários:

Rodrigo Lepletier disse...

Bom desabafo. Mas as reações dos "AMIGOS DA BANDAS", e "PSEUDO-ARTISTAS" que tiveram seu ego afetado, pra mim, foram mais do que válidas e CORRETAS.

Todo mundo tem direito de se expressar da forma que quiser, com as palavras que quiser - você que o diga. Críticas construtivas são bem-vindas, não tenha dúvida disso. Críticas PESSOAIS, AGRESSIVAS, não. Seu blog é EXTREMAMENTE imparcial, não de hoje, à tempos - desde que você começou a escrever aqui, pra ser mais exato. Isso gerou a revolta massissa dos "POPTEENS", da juventude que os "COROAS" gostam tanto de criticar. Sinto firmeza no que você escreve. A mesma firmeza que você tem ao olhar o show das bandas novas, rir ironicamente e pensar: "Esse é o novo rock."

Continua..

Rodrigo Lepletier disse...

Essa ALIENAÇÃO do cenário roqueiro local, é justamente o que as bandas locais causam em amizades verdadeiras, nos EGOS INFLADOS, a galera dos abraços hipócritas e dos "tapinhas" nas costas. Por falar em hipocrisia, me admira VOCÊ falando sobre arrogância, prepotência. Talvez você seja Deus - não me importo se você acredita ou não - para JULGAR quais bandas são as que tem que verdadeira vontade de crescer, que se importa com a cena local. Ah, os dos "abraços e sorrissos hipócritas" são os que tem criticaram. Acertei? Provavelmente.

Agora, falando sobre imparcialidade, por que, pra você, só as bandas "fodas pra caralho" são as que fazer o "PURO ROCK 'N ROLL"? Qual o problema em falar de AMOR? Eu tenho ORGULHO de escrever sobre isso. Rimar AMOR com DOR pode ser mais verdadeiro do que escrever sobre SEXO, DROGAS E ROCK 'N ROLL. Já vem de anos esse preconceito com quem fala de amor. Talvez MATAR a moça que mentiu seja melhor do que se LAMENTAR, com raiva, pela perda de alguém que já amou. Qual é? Todos temos sentimentos.

Talvez o fato da banda RESTART - uma banda que merece respeito com o qualquer outra - ter falado que não sabe se existe civilização em MANAUS, seja culpa das bandas que executam PULINHOS DE GAZELAS, GRITINHOS. Tenho CERTEZA ABSOLUTA que todas as bandas trabalham pra ter seu trabalho reconhecido, que não tão de SACANAGEM ai ajudando o Coletivo Canoa Cultural, ajudando a cena local a CRESCER. A ignorância da banda RESTART não é culpa de ninguém aqui - talvez possa ser das bandas mais antigas que não tiveram capacidade de ser reconhecidas nacionalmente. Culpa EXCLUSIVAMENTE dessas bandas. Sim, culpa.

Concordo plenamente com você quando se fala que a cena local precisa crescer, precisa alcançar um patamar mais alto. Como eu disse, NINGUÉM ESTÁ AQUI DE SACANAGEM. Todo mundo quer ajudar, quer crescer musicalmente. Se você pensa que suas críticas DURAS e PESSOAIS vão ajudar, você está muito enganado. VISUAL, PERFORMANCE, ATITUDE, são coisas RESTRITAS a BANDA! Não interessa a ninguém o jeito que eles se vestem, o jeito que cantam, o jeito que se desenvolvem no palco. Mais um ponto imparcial para o seu blog.

Sua arrogância no último parágrafo chega a me enojar. Sério. Músicas sem conteúdo seria falar de algo verdadeiro, algo que todo mundo sente? Ou de falar do OPALA BRANCO que ninguém viu ou de MATAR quem mente pra você? Franja com gel, músicas que rimam amor com dor podem sim conquistar o público! Se você faz o que você gosta, canta a música que você escreve, INDEPENDENTE DO ASSUNTO, você é capaz de conquistar o público com a veracidade das suas palavras, a vontade com que executa seu acorde, a verdade em seu olhar. Afinal, o que importa é fazer o que você gosta. E quem está lá, em cima do palco, tocando, AMA fazer aquilo. Independente de mostrar a música pro público, cantar a música para o MR. GONZO criticar, você tem que estar lá com prazer, sem se importar com o que os outros vão pensar de você e da sua música. SUCESSO É CONSEQUÊNCIA.

Sabe o que tem prazo de validade? Esse seu pensamento "IDOSO". Acreditar que falar de amor, falar a verdade tem prazo de validade é um pensamento passado - algo que já passou, se você não entender, tá? Tudo que os Rolling Stones e os Beatles escreviam era verdadeiro, era com vontade, por isso que eles são ETERNOS. Se você fizer música com o CORAÇÃO, você tem um lugar a chegar. É CONSEQUÊNCIA!

Músicos ruins, guitarras desafinadas, músicas ruins, pouca atitude, pouca presença de palco, Importam para se fazer um bom show. Mas um SHOW VERDADEIRO não se faz com isso. E isso, eu acho que VOCÊ não sabe.

Boa noite,

Rodrigo Lepletier, INSERT (G).

Cesar... disse...

Bom, sem querer polemizar mais ainda.. vou dar um pitaco aki nessa discussão. Assim como eh traiçoeiro vc analisar o show da sua própria banda, eh difícil comentar imparcialmente, num blog de um amigo e colega de banda, mas vamos lá..

Pra mim, Blogs são ferramentas de expressão de opiniões, quem bloga, exprime suas opiniões e não as verdades absolutas, afinal, segundo o princípio da semiótica, não existe a verdade absoluta, existe sim o ponto de vista, o que eh bom pra mim pode não ser pra vc e vice-versa.

Não defendo nem A nem B, O Mateus expressou suas opiniões do modo que ele costuma falar, e todos que não concordam tem direito de opinar contrário, da maneira que quiserem, aliás, muito bem feito pelo Lepletier (não sei se eh o knot), tem razão em muitas coisas, mas pode não ter em outras.. acalmaivos irmãos!!.

Uma coisa eh certa, eh muito bom esse debate e melhor ainda o que ele causa.. a “Chacoalhada”.. claro que os criticados se indignaram (eu provavelmente tbm ficaria puto), mas acho que eh muito mais produtivo, alguém criticar duramente e apontar (na opinião dele) os pontos fracos das bandas, do que sentar todos na mesa redonda do coletivo, e todos se babarem mutuamente (“Óh como sua banda eh boa”.. “Ó como foi fantástico o show de vocês”) deixando claro, nada contra o coletivo nem os métodos, afinal fazemos parte dele e aceitamos o sistema como ele é..

Tirem o melhor dessas criticas, anotem o que foi dito, assistam os shows da sua banda de novo, (eu já fiz isso).. e se auto analisem, e vejam se tem algum fundamento o que foi escrito, se acharam que não.. F**-se... EU, de longe não me acho um super musico, sei de muitas limitações minhas, principalmente por ser auto didata e não ter estudado meu instrumento (até hoje..kkk), faltam coisas importantes na técnica e no conhecimento.. onde aí a CRITICA eh válida,... se dedique ao instrumento.. estude, pratique.., pois ele não eh apenas pra fazer pose de rockstar, quanto mais bem tocado, mais mérito pra vcs... Seja chato, seja fresco na hora de plugar a guitarra, exija qualidade pro seu som.. pq faz diferença muita mesmo.. somos de uma geração de bandas em BV que no inicio a gente ligava duas guitarras e um baixo numa caixa CSR200, e ia pra praça tocar.. era um lixo.. kkk (que o diga os primórdios da Lepthos), as bandas novas são privilegiados, já estréiam em festivais e com som e luz de primeira.. bons tempos esses.. heheh

os elogiados q se “acharam”, calma aí.. não se acomode, os criticados não necessariamente estão como foi descrito, nem talvez os elogiados (me incluindo nessa), afinal, baterista de sonhos eh Neil Peart! ..

Existem inimizades, um q não bate com a cara do outro, claro que tem, hipocrisia demais dizer que não.. mas EU, e acho que a maioria eh assim, qdo vou ver show, quero muito e torço muito pra banda fazer um puta show, quero ver boas musicas, bem tocadas, bom show, sem me importar se eh a banda do cara que eu não vou com a cara saca?

Não se acomodem, não achem que somos todos fodas que boa vista tem bandas do caralho, NÃO TEM, estamos longe disso.. existem 673659w59w de bandas melhores que a gente no Brasil, e nem precisa ir longe, nos festivais da região norte que estivemos, muitas muitas bandas mesmos com músicos foda, bandas que tocam super em cima, som limpo, seja lá qual for o estilo, vocalistas com potencia de voz e presença.. haja visto que sempre se destacam as bandas que vem de fora tocar aqui, né verdade??

Eu tenho certeza, que a vontade de todos aqui eh ter uma banda foda, cada vez melhor, mas pra isso ninguém precisa se engolir. Tenho certeza que assim como Mateus, Knot, Neto, Manoel, EU.. e todos, o que mais querem eh uma puta cena com putas bandas, seria melhor pr todos, mas “.. its a long way to the top IF you wanna rock n roll..” sabias palavras de Bom Scott. Tá longe de ser assim ainda.. eu disse AINDA!!

continuA...

Cesar... disse...

Agora relatado os poréms dos outros comentários e do blog, minha opinião:
1) Não acho que fulano quer derrubar ciclano, pra banda aparecer, ou pra queimar... pelo menos não nesse caso.. acho que a critica do Mateus (preferências de estilos musicais a parte), correta ou não, foi a mais ácida que todos tiveram aqui (certas ou não), o que ninguém ainda teve, (e isso eh valido) e de fato eh difícil lidar com criticas negativas.. podia ser mais suave?, com mais jeitinho?, cm outras palavras? Claro que podia.. mas cada um fala a sua maneira.. (estou tentando não defender o colega, mas tirar o lado positivo de tudo isso).. podem achar que ele eh o inimigo.. o fdp que quer queimar td mundo e se achar o bom.. mas tbm, os melhores amigos nunca dizem (vcs tocaram mal hoje..), msmo vc sabendo que tocou mal.. né verdade?(2) ... tirem o melhor disso. Mas não façam musica assim ou assado, pq eh moda, pq vai dar grana, pq vou pegar varias garotas.. , façam o que vcs gostam, pq o que eh sincero, eh muito melhor de se fazer.. pq moda, sim, eh passageira.


2) Outra, bixo, EU, Cesar Matuza, acho que ninguém vai sair daqui e ser uma estrela famosa da musica, nem no nível médio, pois pra isso precisa, qualidade, grana, dedicação, sorte, e infinitos outros fatores, EU desencanei, EU toco pra me divertir, se der certo, blz, senão.. f**off, mas sempre tentando melhorar... EU tive sorte de sair e tocar fora varias vezes, mas .. pagando do meu bolso.. quase um turismo que fiz e aproveitei pra tocar.. saca? Apenas isso.. nada de famoso, nada de estrela.. o Bem Charles, um compositor e multi instrumentista foda, de longe o melhor do estado, foi pra Sampa tentar carreira, e foi engolido, tu acha que é fácil?? Diminua o sonho, continue estudando, garanta sua vida sem contar com a musica... não acorde tarde demais (mas essa são apenas minhas opiniões)

Ah.. o Opala Branco existiu, era meu, e a letra eh minha ... foi pesonagem das noites que tocávamos no Louge Bar, mas devidos a problemas sócio-econômicos quando estive desempregado, tive que vendê-lo.. (não só ele com o outro Opala verde que eu tinha).. mas ele ainda eh visto circulando pelo pricumã as vzs... (sei lá, a letra eh verdadeira do sentimento que tinha pelo carro, e fui eu quem escrevi.. coincidencia ou não, eh a musica que mais se destaca.. o sincero e verdadeiro sempre vale mais)

Lucchesi disse...

Cesar... Acho que o fuzuê todo aconteceu por causa da forma utilizada pelo matheus pra se expressar...

Como eu já disse pra outras pessoas, eu concordo com 95% das coisas que ele falou. Porém, ele se expressou de uma forma desnecessária... Ao invés de parecer uma crítica construtiva, pareceu apenas um ataque.

Uma coisa é chegar e falar pro cara se importar mais com a parte técnica do que com o estilo/ presença de palco... Outra é chegar e falar que "o visual é regular" (existe um padrão pra julgar visual?), que tal pessoa se preocupa mais "em dar pulinhos feito umas galinhas fugindo da panela", etc... Pode falar, pode criticar, mas cade a noção?

SE fosse um crítico/ produtor consagrado falando tudo isso, até que dava pra engolir.. Mas po, quem tá criticando é o Matheus, um músico como qualquer outro da cena, que tem qualidades e defeitos. Uma coisa é chegar e falar "matheus, acho que você devia fazer umas aulas de voz pra ver se consegue melhorar um pouco, porque não tá legal".. Outra é chegar e mandar "Matheus, para de cantar pelo amro de deus. Você não serve pra isso, tá perdendo tempo aí, tá horrososo cara". Entende?

Ele falou que a Ostin é "só mais uma banda de HC de Boa Vista"... Cara, foi a banda que mais teve público no grito..Talvez por causa do horário/dia (porque acho que o show da jamrock foi o melhor), mas foi a que atraiu maior quantidade de público... Se isso é ser só mais uma banda, eles tão é muito bem...

O Matheus me lembrou o Tico Santa Cruz, que não aparece mais pelo trabalho artístico, mas sim pelas críticas que ele faz às bandas que tão no topo atualmente e que agradam o público jovem... E tenho a total certeza que esse período pós-grito foi o que o blog teve mais vizualizações. Tomara que o cara não pense "deu certo, vou continuar a fazer", porque aí amigo, vai pro fundo do poço.

Faz o seu que eles fazem o deles sabe? É sempre bom dar uns toques pra AJUDAR. Se for só pra falar mal, tem que se garantir muito no que faz pra não tomar de volta. Tá todo mundo no mesmo ramo, todo mundo quer a mesma coisa. Pra respeitar tem que ser respeitado...Respeito é fundamental.

Eu nem ia comentar aqui porque acho que o matheus não merecia comentário de ninguem nesses posts... Acabei comentando porque acho que o Matheus deve saber o motivo da "revolta" das bandas, pra não exagerar na dose de novo... Mas aí a escolha é dele (:

Abraço a todos.

Cesar... disse...

Opa, vc ta certinho no seu comentário.. afinal, quem critica, está sujeito a receber criticas.. né? e tem que arcar com elas.. da mesma forma que o que foi comentado pras bandas foi talvez, de maneira errada, eh bom pra dar aquela ligada, aquele tranco na cena.. ele também com certeza vai absorver tudo que foi escrito contra as críticas dele.. e tirar as conclusões..

eh bom o processo de errar e acertar, aprender com os erros, pra todos, e os comentários devem ser feitos aqui sim, até mesmo para exercitar esse lance de absorver e rebater criticas.. ele na pele de comentarista e crítico, e os "avaliados" na posição de artista .. ninguem nasce sabendo como tudo funciona, tudo eh um processo de aprender com a vida, com os erros...

todos somos músicos amadores, tá td mundo no mesmo barco.. inimigos não existem, pode um não bater como santo do outro, mas o coleguismo e a união eh a maioria absoluta, pode crer..

keep rocking

Cristofer Floco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristofer Floco disse...

Concordo em número, gênero e grau com o que o Cesar escreveu. E ponto final.

Anônimo disse...

Quem da ouvido pra doido rapa!... O que vem do Matheus não tem peso nenhum. Merda é merda, e sempre será merda!
Olhe a Banda Veludo Branco tocando, creio que não preciso falar mas nada! rsrsrsr
flwss... se liga mano!