7 de mar. de 2011

GRITO ROCK BOA VISTA 2011 – PARTE 1


Por Victor Matheus - Blog Roraimarocknroll

Só posso usar uma palavra para descrever meu sentimento em relação à edição de 2011 do Grito Rock Boa Vista: Satisfação!

Isso mesmo baby! Satisfação por ver minhas expectativas citadas num post anterior sobre o evento sendo respondidas e colocando um largo e orgulhoso sorriso no rosto. Foram 2 dias de evento em Boa Vista, no mesmo lugar de sempre, no Palco Velia Coutinho, ou melhor, este ano na frente dele, com oficinas gratuitas de variados conteúdos, exposições, mesa redonda com debates entre os agentes culturais de RR e AM, comércio alternativo de produtos, campanha de conscientização do meio ambiente, teatro, música popular roraimense e principalmente muito rock n’ roll com as 10 bandas de Boa Vista e mais 2 bandas de Manaus que passaram pelo palco do Grito Rock BV quebrando tudo e agitando o público, que diga-se de passagem, foi o mais receptivo de todas as edições que aconteceram, merecendo o meu aplauso de pé e meu salve geral pra galera.


Nem mesmo o imprevisto metereológico, sendo claro: chuva forte que caiu na metade pro final da primeira noite do evento, tirou o brilho da festa, pelo contrário, deu um toque charmoso aos shows, lembrando para os saudosos, um micro Woodstock, fazendo alguns dançarem na chuva, empurrando muitos pro gargalo do palco e apertando outras centenas de pessoas numa área coberta disponibilizada pela organização a poucos metros do palco. Bem ou mal, o importante é que não deixou a música parar de rolar e lavou literalmente a alma dos que estavam ali curtindo.


PRODUÇÃO DO GRITO ROCK BOA VISTA 2011

Esse ano, o Canoa Cultural resolveu arriscar como no ano passado, e programou o GR BV para acontecer durante o carnaval de Boa Vista, ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, sempre sendo realizado semana antes ou depois do carnaval. O cenário foi propício, pois todos sabem, pelo menos quem mora em Boa Vista, que esse ano o carnaval de rua tradicional não aconteceria na cidade, dando espaço para várias manifestações alternativas de festa durante o feriadão. Ponto positivo, porque também o GR BV cumpre sua proposta que é ser mais uma opção de lazer para a população de Boa Vista durante o carnaval para quem não gosta de Axé e Samba.

Parece tudo lindo, mas nem tanto assim, porque apesar de tudo conspirar a favor para o sucesso do evento, o calcanhar de Aquiles do Canoa Cultural continua o mesmo: A falta de divulgação (em massa e antecipada) dos seus eventos. Pouco foi a divulgação que vi na mídia em geral. Ou estou muito alienado em relação à divulgação de eventos, ou realmente foi pouca a campanha de mídia do festival em Boa Vista. Esse é meu ponto de vista.



Quanto à produção em geral, exceto pela falta de divulgação, no mais tudo ocorreu harmoniosamente. Vale também destacar a estrutura de som, que esse ano foi menor devido a “imprevistos financeiros”, o que poderia ser um ponto negativo, mas pelo contrário, foi uma sacada que deu um inside legal, pois com o palco menor e mais próximo do chão, possibilitou que as bandas interagissem mais com o público, e este mais próximo das bandas, fizeram sua parte correspondendo com muitos aplausos, rodas, mosh e muitos gritos. O som ainda precisa ser mais polido, mas no geral ficou muito bom, e nenhuma banda foi prejudicada, exceto as que realmente não tiravam o som dos seus instrumentos, porque convenhamos que técnico de som não faz milagre e nem ensina músico a tocar certinho e afinado.

CARAVANA DE MANAUS COLABORANDO TAMBÉM

O coletivo Difusão – AM, veio pro festival dar um suporte na TEC do Audiovisual do Evento, cumprindo seu papel com excelência, e junto com o NUCOM do Canoa deu um show de cobertura. Apesar da internet banda curta e ruim que temos, todos os shows foram transmitidos ao vivo pelo blog do Canoa, twitadas à mil, fotos postadas em tempo real, filmadoras captando tudo, e uma expectativa de um pós produção de audiovisual do GR BV muito boa.


Junto com o Difusão e as bandas ROODIE e TUDO PELOS ARES de Manaus, veio uma turma classe A. Sandro Nine, jornalista e agitador cultural colaborou na apresentação do Festival e articulou vários contatos durante o evento, estreitando ainda mais os laços culturais e de amizade com a turma do rock de Boa Vista.

SUSTENTABILIDADE COLOCADA EM PRÁTICA



O Canoa também disponibilizou o já tradicional BAR CANOA com suas bebidas, salgados e promoções de fim de noite com bolo a 1 real, entre outras coisas. Também a BANCA CANOA cumpriu seu papel, vendendo os produtos das bandas locais e do CFE. Legal ver que o público de BV finalmente comprou a idéia da banca, consumindo vorazmente os produtos, com muita banda tendo seus materiais esgotados. Tem banda ainda que não se ligou do gargalo que é uma banca de produtos pra escoar sua arte, e é bom acordar antes que a fila ande. Uma novidade esse ano foi o BAZAR CANOA, ótima idéia da produção, que ano passado teve uma experiência com esse serviço sem sucesso, mas este ano melhorou muito. É um serviço que deve continuar em todos os eventos, pois muito produto, além de roupas, sapatos, livros e bijus podem ser oferecidos, como equipamentos de som, instrumentos, etc. É nesse ponto que vejo agora a necessidade de uma MOEDA SOCIAL ser implantada pelo Canoa Cultural, mas isso é debate pra outro post.

Outra novidade, e muito bem vinda, foi a CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL promovida pelo Canoa Cultural. Foram disponibilizados no local vários coletores de resíduos para serem levados pra reciclagem. A cooperativa UNIRENDA, formada por 11 famílias, foi a responsável pela coleta desses resíduos e posterior reciclagem, e é dessa reciclagem que elas tiram seu sustento de forma digna e honesta. O Canoa colocou em prática a sustentabilidade dando um ótimo exemplo de como podemos viver nesse mundo em equilíbrio sem agredir nosso planeta. LAMENTÁVEL foi constatar a total falta de educação da maioria das pessoas, que mesmo sabendo da campanha jogavam suas latinhas no chão. Por várias vezes eu mesmo juntei dezenas de latinha no chão e coloquei nos coletores. Faço minha parte porque tenho vergonha na cara, e aprendi em casa que educação não faz mal a ninguém. Minha sugestão é que o Canoa continue promovendo esse serviço junto com os outros citados acima em todos os seus eventos, pois não vai demorar muito pro público abraçar essa idéia também.

Essas foram algumas impressões que deixo sobre a Produção do Grito Rock Boa Vista 2011, mas não paro por aqui. Se liga que na sequência vem a resenha dos shows e um TOP 10 que deve causar polêmica, mas afinal, com debate construímos conhecimento e conceitos não é?

Um salve geral!

* Crédito das fotos: NUCOM - Canoa Cultural

Nenhum comentário: