8 de jan de 2019

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 8 - 28ª EDIÇÃO


Nesta Edição: Lobão, Rodrigo Baraúna, Planta e Raiz, Hayza Melo, Michael Alba, João Felipe, Cesar Matuza, Veludo Branco, Raimundos, Titãs, Skank, Velhas Virgens, Antigo Sofá
ABRE A CONTA 
Bom dia rocker! Estamos de volta após um breve recesso de fim de ano. Há 8 anos publicamos a coluna Roraimarocknroll na Folha BV, e com quase uma década de vida, este espaço tornou-se o farol sobre as novidades do rock do extremo norte do Brasil e muito desse sucesso e reconhecimento devemos aos protagonistas de tudo isso: as bandas de rock. Sem elas, não haveria razão de existir este espaço no jornal, muito menos o Blog Roraimarocknroll. Durante o ano de 2018 a cena andou bem agitada, e ao que tudo indica, este ano repetirá o sucesso do ano passado e estaremos aqui compartilhando tudo sobre o ritmo que amamos e nos inspira. Na primeira edição de 2019, confira nossa dica de literatura rocker. Saiba sobre o primeiro show nacional do ano que acontece no Tepequém. Gosta de tocar guitarra? Trouxemos novidades também para os amantes do instrumento símbolo do rock. Ainda nesta edição, um momento polaroid com um veterano da cena. Direto do Baú do Rock, o registro de amigos que são de casa para nós, e encerrando esta edição, nossa trip pelas redes sociais do Blog compartilhando as novidades. Que Deus abençoe nosso 2019 e que venha muito mais novidades para o rock roraimense. Seja bem vindo a coluna Roraimarocknroll, porque a história do rock você lê primeiro aqui. Boa leitura, e ótima terça feira. Let’s go!
_______________________________________________________________________ 

LIVRO 
GUIA POLITICAMENTE INCORRETO DOS ANOS 80 PELO ROCK 
Lobão solta o verbo e conta tudo o que você sempre quis saber sobre o rock brasileiro dos anos 80 com muito humor e, como não poderia ser diferente, sem papas na língua, Lobão revive as amizades, as parcerias, as primeiras derrotas, as decepções, as drogas, a baixa autoestima, as gravações ruins e, ao mesmo tempo, as grandes canções que marcaram a história do rock nacional e da década de 1980 neste Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock. Ele se confronta com as contradições daqueles anos, sua atmosfera política e o desinteresse da nova geração de músicos que surgia pelo que chama de “desgastada e empolada linguagem da ingênua, presunçosa e reacionária MPB”. Os anos 1980 ficaram conhecidos como a década perdida. Mas, apesar dos penteados esquisitos, das ombreiras, do Xou da Xuxa, e da hiperinflação, também foram anos de muito rock and roll. Pelo olhar de alguém que abraçou a vida bandida daquela época, o Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock apresenta um retrato irreverente, sincero e pessoal do Brasil a partir dos bastidores de uma de suas principais expressões culturais. Tomando o devido distanciamento temporal dos acontecimentos, Lobão (ao mesmo tempo um dos sócios-fundadores daquele rock e um de seus maiores críticos) não poupa palavras para, de uma vez por todas, contar todas as verdades sobre os anos 80 – de sua alegria inicial e real esperança à decadência. “Por que o melhor dessa década se esvaneceu? Por que será que não deixou nenhum legado? Foram as mortes de artistas fundamentais um fator decisivo? Certamente isso contribuiu de forma dramática para a derrocada... Mas será que foi só isso? É o que veremos”, escreve o autor. Este é um verdadeiro representante da família Politicamente Incorreta. Um guia repleto de farpas, ironia, e polêmica, como se espera de um livro desta coleção, e também, de uma obra escrita por Lobão. 
_______________________________________________________________________ 

LUAU TEPEQUÉM 
A Serra do Tepequém recebe pela primeira vez em 2019 um show nacional. Dia 26 de janeiro acontece o Luau Tepequém com a banda Planta e Raiz, bandas locais e DJS. O show tem apoio do Blog Roraimarocknroll. Em Breve mais informações.
_______________________________________________________________________ 

RODRIGO BARAÚNA 
Rodrigo Baraúna é guitarrista da banda Garden e um dos grandes nomes das 6 cordas em Roraima. Em 2019 “Baraboy” traz novidades para o público: Aulas de Guitarra Personalizada. Os alunos ainda ganham brindes especiais. Fica a dica do Blog Roraimarocknroll para os fãs de guitarra e que gostam de rock n’ roll. 
_______________________________________________________________________ 

BAÚ DO ROCK 
Revirando o baú do rock roraimense resgatamos o registro dos amigos Hayza Melo, João Felipe e Michael Alba, diretamente do ano de 2006 no Mentira Rock Fest, que aconteceu na Praça Velia Coutinho. 
_______________________________________________________________________ 

MOMENTO POLAROID 
*Créditos: Allan Denizard
Pelas lentes do fotógrafo Allan Denizard a história do rock roraimense é contada... O registro é do baterista Cesar Matuza, da banda Veludo Branco no 2º Underground Moto Clube Festival que aconteceu em julho de 2018 no Bar Roraima Moto Clube. Uma bela imagem digna de polaroid!
_______________________________________________________________________ 

INSTAROCK 
A semana do rock roraimense no Instagram

#Raimundos 
Siga @raimundosrock 

#Titãs
Siga @titasoficial 

#Velhas Virgens
Siga @velhasvirgensoficial 

#Skank
Siga @skankoficial 

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll @roraimarock 
_______________________________________________________________________ 

RORAIMAROCK INDICA 
Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais 

#Antigo Sofá
_______________________________________________________________________ 

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com 
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll 
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com

PUBLICAÇÃO
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 8
28ª EDIÇÃO | 08/01/19

Nenhum comentário: