19 de abr. de 2017

DISSECANDO A BOLACHA #03 – EP PASSO NO ESPAÇO – BANDA ANTIGO SOFÁ


Por Victor Matheus – Blog Roraimarocknroll

Em 17 anos de carreira no rock roraimense tocando, produzindo e escrevendo, testemunhei o surgimento e o fim de diversas bandas de rock não só em Roraima, mas também no cenário independente brasileiro. 

Conheci grupos de rock que tinham todas as qualidades para conquistar o almejado ‘mainstream’, mas que sucumbiram no meio do caminho por diversas razões. Muitas delas nem passaram pela ‘crise dos três anos de banda’, e hoje figuram apenas como rasas lembranças na história do rock, principalmente o de Roraima. 

Felizmente a cena rock local é cíclica e vem amadurecendo a cada temporada com o surgimento de novas bandas com músicos cada vez mais profissionais e éticos, que preservam valores morais básicos como humildade, sagacidade e trabalho duro. 



Bandas que tem em sua formação artistas preocupados não só em tocar, mas também em produzir conteúdo, geralmente quando superam os três primeiros anos de estrada, seguem em frente e trilham uma longa e próspera caminhada no rock. 

Temos grupos no rock local que são a prova disso, e hoje temos mais bandas que cabem contar nos dedos que já passam de meia ou até uma década de historia no rock, ainda relevantes e produzindo conteúdo, e sendo referência para a nova geração do rock do extremo norte do Brasil.

Nesta Edição #03 dissecaremos o EP de uma das bandas mais promissoras da nova geração do rock macuxi, formada por jovens e talentosos músicos que tocam canções próprias que podem ser descritas como autorretratos da juventude do século 21. Dissecando a Bolacha #03 é com a maior promessa do rock alternativo do norte do Brasil, a banda Antigo Sofá.

Créditos: facebook/antigosofa
Antigo Sofá no Shangri-lá 2016

Conheci o trabalho da banda Antigo Sofá em 2014 ainda quando o grupo atendia pelo nome de Rolgare, que depois mudou para The Kab’ss, uma banda de rock alternativo formada por garotos que hoje formam outros grupos dentro do rock local e que naquela época já faziam barulho na cena.

Após uma breve reformulação de integrantes, soube que o baterista Lucas de Oliveira passaria a tocar bateria no The Kab’ss. Tenho uma amizade com o Lucas desde os tempos que tocou bateria na banda Corcel 73 e participou dos eventos promovidos pelo blog Roraimarocknroll, então quando soube do seu ingresso na banda, o chamei para uma conversa e lhe disse que o nome da banda soava bem cafona e antagônico ao trabalho deles, e que merecia um nome mais original e que refletisse a essência do trabalho da banda. Tempos depois Rolgare, que virou The Kab’ss, ganhou seu nome definitivo de Antigo Sofá. Ao saber do novo nome disse ao Lucas: Agora vai mano! (risos)


O EP Passo no Espaço está sendo vendido a R$ 10,00

A primeira vez que degustei ao vivo o som da banda Antigo Sofá, afinando meu ouvido e me abduzindo no som foi no evento Shangri-Lá 2016, promovido pela própria banda, no Antique Pub. Já acompanhava o trabalho dos sofaleiros, ouvindo os seus singles, assistindo seus vídeos e algumas performances em outros lugares, mas aquele show do Antique Pub foi o ticket de passagem deles para algo maior que ainda está por vir em sua carreira. 

EP Passo no Espapo da banda Antigo Sofá

Presenciei uma banda jovem cheia de tesão e amor pelo rock, tocando suas músicas autorais sem medo ou receio algum, e assistindo um público acompanhar de perto do palco, cantando cada frase, cada refrão, numa simbiose impressionante que lembrou dentro de mim porque amo tanto o rock, e porque me encho de otimismo quando encontro uma nova banda na cena com potencial para ser grande e levar o nome do rock macuxi a novos patamares na música brasileira.

Após o lançamento do EP Passo no Espaço no Shangri-Lá 2016, a Antigo Sofá não parou de produzir conteúdo e também de fazer shows, lançando na sequência um web clipe e também um clipe oficial, promovendo sua bolacha de estreia.

Verso do EP Passo no Espaço da banda Antigo Sofá

O EP ‘Passo no Espaço’ abre com a música ‘Andarilho’, também lançada em web clipe, um trabalho muito bem produzido pela própria banda. ‘Andarilho’ é um rock alternativo que te convida a viajar para onde o vento aponta, com sorriso no rosto. Como diz um dos trechos da canção - ‘Viajar é melhor do que chegar’ - é nesse clima que Andarilho leva o ouvinte de volta a um passado que nunca existiu, mas que reside dentro de você. Uma música perfeita para abrir um disco que já te arrebata no primeiro minuto.





‘Momentos’ é a segunda faixa da bolacha, e mantém o ritmo da abertura do disco, deixando o ouvinte com aquela sensação de que o mundo é um paraíso para quem sabe guardar os bons momentos. Os arranjos simples da canção nos remetem ao rock alternativo brasileiro dos anos 80, com pitadas de folk rock e back vocals de bom gosto, que te fazem ter vontade de levantar o volume do som e cantar junto.





A terceira faixa do EP, ‘Um Bom Rapaz’, apresenta a banda Antigo Sofá em sua síntese perfeita: Uma banda ainda crua, mas firme, honesta e sem medo de tocar sua música. Riff’s rápidos de guitarra e uma bateria bebendo da fonte de Artic Monkeys e Vivendo do Ócio, somado ao final psicodélico e sombrio, fazem dessa faixa uma das melhores do EP Passo no Espaço. É uma história filosófica de um bom rapaz, no melhor rock alternativo já produzido em Roraima.




‘Nostalgias’ é uma das canções mais sinceras e cativantes que já ouvi entre as bandas da nova geração do rock roraimense. Em menos de 1 minuto de som, senti um arrepio percorrendo meus braços como só senti tocando ou ouvindo a minha banda favorita: O Led Zeppelin. ‘Nostalgias’ é um indie rock na essência, direto, cru e rápido, com uma melodia que te leva a dar mais um passo no espaço cósmico da Antigo Sofá.





A quinta e penúltima faixa da bolacha também dá o título ao EP. ‘Passo no Espaço’ também ganhou um clipe produzido pela própria banda. A música é um indie rock com licks de guitarras simples e arrebatadores. Gabriel Marqueibe canta com uma sinceridade tão peculiar que nem aparenta ser apenas um garoto ainda jovem em busca dos seus sonhos. Passo no Espaço é o melhor cartão de visita da Antigo Sofá.





O disco encerra com a vigorosa ‘O Ultimo Cigarro’, sem dúvida a música mais pesada e forte da bolacha, muito bem construída com riffs agressivos contrastando com a bateria inquieta de Lucas de Oliveira, ecoando os heróis do Artic Monkeys em alguns momentos, e sendo a Antigo Sofá que me arrebatou no show do Antique Pub: Uma banda pronta para voar muito além do rock independente brasileiro.




O EP Passo no Espaço foi gravado no Estúdio Capibara, mixado e masterizado por Manuel Borrego e David Gonzales. Todas as composições são de autoria de Gabriel Marqueibe, exceto 'Nostalgias' com a coautoria de Reginaldo Jôsephe e Jéssica Bento e 'Momentos' com coautoria de Reginaldo Jôsephe. A arte gráfica da bolacha é assinada por Felipe Thiago.

A banda Antigo Sofá é a personificação ideal para as bandas da nova geração do rock roraimense seguir, reunindo as qualidades que qualquer grupo de rock necessita para conquistar seu tão sonhado lugar ao sol. Superou a fase mais importante na carreira de qualquer banda de rock, e após 3 anos de estrada já escreveu seu nome em definitivo no rock de Roraima.

Créditos: Arquivo Antigo Sofá
Antigo Sofá definindo o rock alternativo em Roraima

Antigo Sofá é um grupo de rock ainda jovem que já aponta seu caminho para o melhor destino, e se continuar dando seus passos firmes com profissionalismo, produzindo conteúdo como o ótimo EP de estreia, em breve não só o Brasil, mas o mundo conhecerá o rock alternativo made in Roraima na sua essência máxima. Antigo Sofá é uma banda foda! 

Fecha a conta.

Saiba mais sobre a Antigo Sofá
www.facebook.com/antigosofa

Nenhum comentário: