27 de set. de 2016

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 6 - 17ª EDIÇÃO

Nesta Edição: Fabio Gomes, Hábito Noturno, Platinados, Bolivar Blues, Hugo Falkyner, Winder Porto, Hélio Flanders, Vanguart, Luísa Orihuela, Lucas Augusto, Sl16, Amy Winehouse.

ABRE A CONTA
Bom dia rocker! Mensalmente o jornalista Fábio Gomes, do portal Som do Norte colabora com a nossa coluna publicando artigos voltados ao mercado da música no qual o rock está inserido. Nesta edição confira no artigo como levar seu trabalho com afinidade e maestria. Confira também o rock list com o guitarrista Hugo Falkner. Conheça uma banda amazonense que fez e ainda faz história no rock amazonense. O som do clássic rock com a banda roraimense Hábito Noturno, nosso momento polaroid direto da Casa do Neuber, nossa sessão de humor e a já clássica trip pelas redes sociais. Seja bem vindo à coluna Roraimarocknroll, porque a história do rock você lê primeiro aqui! Boa Leitura, e ótima terça-feira! Let’s go!

________________________________________________________________________

PAPO CABEÇA 


AFINIDADE, MAESTRIA E DEMANDA 
(Por Fabio Gomes, para o Papo Cabeça) 

Um dos mantras da sociedade atual é “Você deve fazer o que gosta”. Há até quem atribua ao chinês Confúcio a frase “Escolha um trabalho que você ama e você nunca terá que trabalhar um dia sequer na vida” – sem levar em consideração que há 2.700 anos não existia o modelo atual de trabalho assalariado. 

Não conto nenhuma novidade ao dizer que nem sempre você conseguirá se manter fazendo só o que gosta. Isto porque existe uma tríade que preside qualquer trabalho que nos proponhamos a fazer. afinidade, maestria e demanda. 

Por afinidade, designo a inclinação que tenhamos para uma atividade específica – é o mais próximo do tal conceito de “amar o que se faz”. Vamos a um exemplo pessoal: sempre apreciei MPB, o que me levou a lançar, em 2002, um site de jornalismo musical, o Brasileirinho, onde comentava shows e abordava aspectos históricos da música brasileira. O site teve boa audiência durante algum tempo, mas já não repercutia muito nos últimos anos, até sair do ar este mês. 

O fato de ele ter repercutido e tido uma boa audiência por vários anos indica que eu obtive maestria em sua execução. Esse conceito está ligado à forma como executamos o que nos propomos. Tenho toda certeza que ao comentar um recital de violão eu me saio muito melhor do que se fosse tocar em público aquelas peças de Segovia e Villa-Lobos. Só amor à música poderia não ser suficiente, seria necessário muito tempo de estudo e mesmo talento. Pois é, (só) querer não é poder! 

Por fim, temos a questão da demanda, a mais decisiva. Que mercado existe para quem comenta shows? Nunca um artista me contratou para resenhar um show seu (felizmente para fotografar já!). Portanto, por mais que eu tenha afinidade com o jornalismo musical, e acredite ter maestria em sua execução, estou consciente de que a demanda que ele gera é muito pequena, tornando impossível que eu possa me manter apenas com ele. 

Se você consegue fazer bem (maestria) o que gosta (afinidade) e isso tem uma boa procura (demanda), que ótimo! Mas e se não tiver? Há que buscar alguma outra coisa que tenha demanda e em que você tenha maestria (ou se não tem hoje, possa vir a ter, fazendo um curso, por exemplo) e com a qual você encontre afinidade - ou, no mínimo, que faça sentido para você. 
________________________________________________________________________

HÁBITO NOTURNO
*Créditos: Divulgação/Hábito Noturno
HÁBITO NOTURNO é uma banda roraimense de classic rock, formada em 2010 na cena rock cover local. Seu repertório é focado no rock clássico dos anos 60 e 70, de bandas como Beatles, Creedence, Renato e Seus Blue Caps e Roberto Carlos. O grupo já participou dos principais eventos de rock do estado. #habitonoturno 
________________________________________________________________________

SOM DO NORTE 
*Créditos: Priscila Carvalho Vasco Ferreira
PLATINADOS é uma banda amazonense de rock formada em 1997, considerada um dos grandes nomes do rock do Amazonas. A banda construiu uma história aos poucos, na base do boca a boca, dos shows inesquecíveis e da inegável qualidade poética das letras. Atualmente a banda é formada por Clovis Rodrigues – voz, Andrei Gomes – guitarra, Thomaz Campos – baixo, AJ – bateria. Saiba mais sobre a banda no www.facebook.com/Platinados #recomendado #somdonorte 
________________________________________________________________________

MOMENTO POLAROID 
Pelas lentes de Adriana Duarte a história do Rock roraimense é contada... O registro é da banda Venezuela Bolivar Blues em show na Casa do Neuber... Uma bela imagem digna de polaroid! #bolivarblues #polaroid 
________________________________________________________________________

ROCKLIST 
*Créditos: Arquivo Pessoal
O guitarrista Hugo Falkyner, da banda Corcel 73, escolhe cinco músicas essenciais na sua #RockList, Confira: 

1. Anastácia - Slash feat Myles kennedy 
2. Elevate - The Winery Dogs 
3. Holding on to letting go- Black Stone Cherry 
4. Learning to fall- Chickenfoot 
5. You want to - Rival Sons 
________________________________________________________________________

INSTAROCK 
A semana do rock roraimense no Instagram

#Winder Porto 
Siga @windersheeprock 

#Luísa Orihuela 
Siga @luorihuela 

#Lucas Augusto 
Siga @luc_augusto 

#Hélio Flanders 
Siga @helioflanders 

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll @roraimarock 
_______________________________________________________________________

RORAIMAROCK INDICA 
Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais 

#SL16 

________________________________________________________________________

PUBLICIDADE
________________________________________________________________________

SEPARADOS NO NASCIMENTO 
*Créditos: Whiplash.net 
Quem disse que humor e rock n’ roll não combinam? Separados no nascimento, as “irmãs”, Pitty e Amy Winehouse, ou seria mesmo o contrário? #humor #rockbrothers 
________________________________________________________________________

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com 
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll 
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com 

PUBLICAÇÃO 
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B 
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 6 
17ª EDIÇÃO | 27/09/16

Nenhum comentário: