23 de jan. de 2015

PAPO RETO – LEKA DENZ E A MÚSICA LIVRE DO REGIOJAZZ

A sessão PAPO RETO do Blog Roraimarocknroll trocou uma ideia com a cantora LEKA DENZ, vocalista do grupo roraimense REGIOJAZZ para compartilhar sobre sua carreira musical, a história do grupo Regiojazz e os projetos musicais do grupo para 2015. Confira como foi o papo:

Blog Roraimarocknroll
Hoje Leka Denz já uma das vozes mais importantes da nova música de Roraima, mas sua carreira já contabiliza um longo caminho... Quando você se descobriu artista?

Leka Denz
Desde a primeira vez que fui convidada a subir no palco para cantar, e o prazer de estar ali era maior que a vergonha de estar exposta, e precisei me aprimorar para continuar voltando aquele lugar... Tinha uns 18 anos e era convidada pela Garden a dar canja... Aquilo tinha uma importância enorme pra mim.


Blog Roraimarocknroll
Sua carreira musical iniciou com o rock, com participações nos shows da banda Garden e também como vocalista da icônica banda LN3. Também seguiu em carreira solo e hoje é vocalista do grupo Regiojazz. Quanto de rock ainda pulsa em sua música?

Leka Denz
Muito. O rock foi um estilo que esteve presente em mim durante muito tempo. Na vida e no palco. E as nossas referências nunca desaparecem. Ele faz parte da minha identidade e em determinados momentos de estado de espírito o rock vem à tona.

Blog Roraimarocknroll
Como intérprete e compositora você já conquistou prêmios importantes na música de Roraima, entre eles o Compoesi e mais recentemente o Canto Forte. Qual o sentimento de conquistar o reconhecimento artístico do seu trabalho?

Leka Denz
Sinto-me vitoriosa por estas conquistas que me deram as certezas que eu precisava para seguir trilhando este caminho. Infelizmente, algumas pessoas ainda precisam saber destes títulos para respeitarem o trabalho do artista. Mas na real independente disso, o mais importante é o momento que você se reconhece como artista.


Blog Roraimarocknroll
Como surgiu o grupo Regiojazz? Quem participa da banda?

Leka Denz
Eu já tinha uma parceria com Vitor Piani de alguns anos e estávamos em busca da nossa autenticidade musical. Que fosse uma expressão da nossa identidade. Com a entrada do Tauã Uchoa o jazz aconteceu naturalmente, da nossa necessidade de improviso, de liberdade de expressão. E o regionalismo é o nosso pão de cada dia. É a nossa linguagem, nossos costumes, paisagens, vivências. É muito do que somos em Roraima. A banda hoje tem 5 integrantes. Sou eu no vocal, o Vitor Piani na guitarra, Tauã Uchoa no baixo, Fábio Moura no teclado e Matheus Dbob na percuteria. 

Blog Roraimarocknroll
Que músicas fazem parte do repertório do Regiojazz? Já trabalham na produção de material autoral da banda?

Leka Denz
O nosso repertório tem muitas releituras de canções regionais, de compositores de Roraima e de outros estados da região norte. Temos músicas autorais, e fazemos nossas versões de músicas brasileiras e internacionais. Estamos gravando nosso primeiro EP no Estúdio Parixara com o produtor Fabrício Cadela


Blog Roraimarocknroll
O Regiojazz tem participado dos principais eventos culturais de Roraima, entre eles o Fronteira Cultural promovido pelo Sesc RR recentemente em Pacaraima e também selecionado para o projeto Amazônia das Artes. Quais são as expectativas do grupo para essa nova jornada de shows pela Amazônia Legal?

Leka Denz
Estamos ansiosos para conhecer estes povos, suas culturas, temperos, belezas naturais, e trazer todas estas influências de volta com a gente para continuarmos tecendo o RegioJazz.

Blog Roraimarocknroll
Em 2014 a Regiojazz participou da primeira edição do Tepequém Internacional Jazz Festival promovido pelo Platô 2112. Neste ano o grupo retorna ao festival. O que podemos esperar dessa performance em relação ao ano anterior?

Leka Denz
O Tepequém tem uma atmosfera nos deixa naturalmente à vontade com a música e com o público. E cada apresentação é uma celebração diferente. O Platô 2112 é um pub que se integra a paisagem e integra em si as belezas naturais do lugar, e todos são contagiados por isso, a energia vibra. O evento recebe pessoas do mundo, e é sempre uma feliz oportunidade de intercâmbio musical.


Blog Roraimarocknroll
Quais são os projetos da banda para 2015?

Leka Denz
Concluir a gravação do nosso EP. A turnê do Amazônia das Artes, o carnaval, nossa parceria com o SESC e todos os eventos públicos e particulares culturais que formos convidados. Se o tempo permitir. Trabalhar muito.

Blog Roraimarocknroll
Pra fechar a conta... 

Leka Denz
Agradeço a Deus pelos músicos talentosos que colocou no meu caminho e todas as pessoas que direta ou indiretamente contribuíram para a nossa caminhada, especialmente o SESC, a Casa do Neuber, Estúdio Parixara, Fabrício Cadela, a SCHIN, a você e todas as bandas que fazem parte da nossa cena. Estamos juntos!

Fecha a conta.

Saiba mais sobre o Regiojazz

*Todas as fotos de Charles Resplandes

Nenhum comentário: