27 de abr. de 2012

BANDA VELUDO BRANCO GRAVA NOVO EP EM OITO HORAS NO ESTÚDIO


Por Fabio Gomes - www.somdonorte.com.br
Normalmente, a gravação de um disco - EP ou CD - é um processo que leva algumas semanas. Primeiro se gravam os instrumentos - inicialmente a bateria, depois o baixo, e então os demais -, depois coloca-se a voz e por fim se acrescentam efeitos, como overdubs e plugins, para então se dar início aos processos de mixagem, masterização e, caso se trate de um lançamento em mídia física, à prensagem. No último final de semana, a Veludo Branco tornou-se a primeira banda de Roraima a inovar este processo. Gravou seu novo EP, Sem Mentiras, em apenas oito horas (das 18h do dia 21, sábado, às 2h do dia 22) tocando ao vivo no Estúdio Parixara, em Boa Vista, como se estivesse num show. A produção do disco, que não teve adição de efeitos, é de Bebeco Pujucan e Victor Matheus, com assistência técnica de Márcio Patrício. Será o segundo lançamento da banda, que teve seu primeiro CD, Veludo Branco Rock'n'Roll, lançado pelo Som do Norte em agosto de 2010. A gravação de um disco inteiro em oito horas em Roraima não deixa de ser uma façanha, considerando-se que um projeto semelhante da gravadora paulista Trama, intitulado 10 Horas no Estúdio, desativado em 2010, destinava-se à produção de uma única faixa.

 Paulo Henrrique, Saulo Oliveira, Victor Matheus e Cesar Matuza

O EP contém quatro músicas - o hard rock “Amor Bandido” (letra de Victor Matheus e Cesar Matuza), o blues “Ela só quer me fazer delirar” (letra de Victor Matheus e Poliana Silvestrini), o folk “Sem Mentiras” e free jazz “Maldita Ressaca” (ambas com letra de Victor Matheus). Todas as melodias são de autoria da banda. Oficialmente um trio - Victor Matheus (voz, guitarra), Paulo Henrrique Veludo (baixo) e Cesar Matuza (bateria) -, a Veludo foi reforçada nesta gravação pelo tecladista Alexandre Dias.

Saulo Oliveira filma o documentário que fará parte do DVD

As metas para o lançamento são ambiciosas. O EP sairá pelo selo Roraima Rock Discos, sendo disponibilizado para download gratuito no site da banda - www.veludobranco.blogspot.com -, acompanhado do videoclipe de “Sem Mentiras” em full hd widescream, e também no formato físico em CD e DVD. O DVD foi produzido simultaneamente à gravação do EP.  Além do documentário sobre a produção do disco, dirigido por Bebeco Pujucan e Victor Matheus, com produção de Saulo Oliveira, o DVD irá incluir os clipes das quatro músicas, mais imagens de shows da Veludo e entrevistas com os músicos e os integrantes da equipe de produção. As imagens dos bastidores da gravação foram captadas por Saulo Oliveira e Juliana Coelho, ambos responsáveis também pelo design gráfico do EP e do DVD. "A tecnologia usada na produção deste DVD é de ponta, a mesma utilizada pelos grandes estúdios de cinema da atualidade", destaca Victor Matheus.

Saulo Oliveira edita a gravação sob o olhar atento de Victor Matheus

A festa de lançamento do EP acontece em junho, na Choperia Chacrinha, em Boa Vista, etapa inicial de uma turnê regional da banda que inclui ainda shows em Manaus (AM) e Porto Velho (RO). Em agosto, a Veludo Branco volta à Choperia Chacrinha para o show de lançamento do DVD. A banda Veludo Branco tem o apoio de Jornal Folha de Boa Vista, Sesc Roraima, Chopperia Chacrinha, Estúdio Parixara, Camera Pro, Blog Som do Norte, Blog Roraimarocknroll, Saulo Oliveira, Juliana Coelho e do selo Roraima Rock Discos.

FONTE: http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=128233
CRÉDITO DAS IMAGENS: Juliana Coelho

4 comentários:

Anônimo disse...

parabens a veludo branco, a banda esta se destacando como a melhor banda que já existiu no estado. acompanho a banda e ela evoluiu muito e merece o sucesso. parabens

Anônimo disse...

quando vai está disponibilizado ?

Armando Bass disse...

È isso ai Veludos , nada melhor do que trabalhar com profissionalismo fico feliz que vcs estão no caminho certo, os frutos serão muito bons para vcs daqui pra frente.Falow...

Brendo disse...

É um destaque sem igual que a banda proporciona, evoluiu bastante mesmo.