13 de mar. de 2012

coluna FALO MESMO: O Fabuloso Mundo Rocker das Mulheres

O que seria do mundo sem as mulheres? A mulher, com toda a sua inteligência e sensibilidade, tem alcançado o seu lugar em muitos segmentos da sociedade. Mas, todos sabemos que nem sempre foi assim. O dia 08 de março representa exatamente o início da conquista desse espaço. Foi onde começou a Revolução Russa de 1917, com a greve das operárias da indústria têxtil contra a fome, contra o czar Nicolau II e contra a participação do país na 1ª Guerra Mundial. Uma luta heróica da mulher trabalhadora.

E essa luta continua até aos dias de hoje. Muita coisa já foi conquistada. Mesmo o mundo sendo dirigido por homens, as mulheres sempre estiveram nas maiores lutas e decisões mundiais. Quem não lembra de Joana D'Arc, a heroína da Guerra dos 100 anos e acabou queimada viva aos 19 anos, ou Margareth Thatcher, Primeira-Ministra britânica por 11 anos, que ficou conhecida como "Dama de Ferro" devido à linha dura de seu governo? No Brasil, podemos citar Princesa Izabel, que foi a primeira senadora da nação, aboliu a escravatura e defendeu o voto feminino e a reforma agrária, assim como Maria da Penha, vítima de atentados praticados por seu ex-marido, e a sua luta e história inspiraram a Lei de Proteção das Mulheres em casos de violência doméstica. Esses são alguns dos exemplos das mulheres lutadoras pelo mundo. Mas, e na música? Melhor, e no rock?

O rock mundial não poderia ficar sem as mulheres! Claro que nós tomamos conta desse espaço tão dominado pelos homens. E digo que conseguimos conquistar muito! Vejam algumas mulheres que mudaram a cara do rock pelo mundo.

01. Janis Joplin: A sua voz marcante encantou o cenário musical nos anos 60. Por conta da sua vida de "sex, drugs e and rock'n roll" (mais drogas do sexo e rock!), Janis nos deixou aos 27 anos, por overdose. Ninguém nunca cantou blues como ela! Ela cantava com a alma e com o coração.


02. The Runaways: Formada em 1975, mesmo com a proposta visivelmente comercial, as garotas conseguiram fugir do estigma de banda manufatura. Lançaram quatro álbuns, um deles ao vivo. Devido a brigas internas, a banda acabou no início dos anos 80. A vocalista e guitarrista Joan Jett e a lead guitar Lita Ford conseguiram emplacar breves carreiras solos.


03. Heart: sempre privilegiando a parte instrumental das composições, as irmãs Ann e Nancy Wilson trouxeram em sua fórmula musical uma mistura de folk e hard rock. O auge veio com o álbum "Bad Animal" (1987). 

 
04. Doro: Uma das poucas remanescentes da linha hard rock, a alemã Doro Pesch alia beleza, carisma e talento ao profissionalismo da banda que a acompanha. Depois de algum sucesso nos Estados Unidos, no início dos anos 90 como Warlock, a banda mudou o nome para Doro e segue em shows pela Europa.



05. P.U.S. : Banda brasiliense de death metal, formada no início dos anos 90. Foram os primeiros a aliar o peso instrumental do rock e os vocais guturais ao jazz e às características regionalistas. Uma das integrantes mais conhecidas é a guitarrista Syang, que participou do reality show "Casa dos Artistas". Aparentemente, a banda Madame Saatan deve ter bebido na fonte do grupo.


Agora, vou listar bandas que só os seus sucessos, já as descrevem:

01. Evanescence: Bring Me To Life


02. Lacuna Coil: Heaven's A Lie


03. Nightwish: Nemo


04. Paramore: Decode


05. Pitty: Teto de Vidro


Essas bandas são alguns exemplos da força da mulher no rock mundial. Sabemos que ainda temos muito pra conquistar, ainda existem preconceitos, mas como maioria mundial, acredito que conseguiremos fazer com que o mundo possa ser mais sensível, mais real e mais lindo!


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Um comentário:

Arroto do Sapo disse...

1.000.000 de vivas pra todas essas mulheres maravilhosas que fazem parte e são a nossa vida!!!