11 de jun. de 2019

COLUNA RORAIMAROCKNROLL - ANO 9 - 5ª EDIÇÃO - ESPECIAL ANDRE MATOS


ESPECIAL ANDRE MATOS

ABRE A CONTA 
Bom dia rocker! No último dia 08 de junho o mundo perdeu a voz definitiva do metal nacional e dos nomes mais importantes do heavy metal de todos os tempos. O cantor e compositor André Matos, ídolo máximo da maioria dos heabanguers do Brasil nascidos dos anos 80 pra cá e referência para inúmeros vocalistas de rock e metal nos deixou aos 47 anos vitimado por um ataque cardíaco... Conheci o trabalho do André Matos ainda adolescente, ouvindo as bandas de metal nacional, até chegar no disco Angels Cry da banda Angra, na qual foi vocalista por nove anos e conquistou reconhecimento mundial.... A notícia da sua partida prematura me devastou por dentro, e tudo que posso expressar é minha admiração ao mestre do vocal heavy metal brasileiro. Esta edição é uma homenagem ao André Matos, único, inspirador e lenda definitiva da música brasileira Que os deuses do olympo do metal lhe recebam com todo amor, pois daqui, milhares de fãs continuarão enaltecendo seu legado. Vida longa ao eterno André Matos. Boa leitura, e ótima terça feira. Let’s go!
_______________________________________________________________________ 

QUEM FOI ANDRE MATOS? 
Andre Coelho Matos (São Paulo, 14 de setembro de 1971 — 8 de junho de 2019) foi um cantor, compositor, maestro e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman. Também capitaneou os projetos Virgo e Symfonia, além de ter feito participações especiais em bandas como Avantasia e Aina. Desde outubro de 2006 estava em carreira solo. Em seu currículo constam Regência Orquestral, Composição Musical, habilitação em Canto Lírico e habilitação em Piano Erudito. Foi eleito o 77º melhor cantor brasileiro de todos os tempos pela revista Rolling Stone Brasil. André Matos morreu em 8 de junho de 2019, aos 47 anos. O falecimento foi anunciado por uma nota publicada nas redes sociais e assinada pelos integrantes da banda Shaman. Os meios de comunicação confirmaram a notícia através de integrantes e assessores de imprensa da banda.
_______________________________________________________________________ 

VYPER (1985-1990)
Andre Matos começou seus estudos musicais ainda na infância aos sete anos de idade com aulas de piano e ingressou em sua primeira banda, o Viper, aos 13 anos. Como a banda ainda não tinha um vocalista, Andre foi o escolhido para assumir os vocais, apesar de achar que não tinha capacidade para isso, pois o que realmente sabia fazer era tocar piano e teclado. Com o Viper Andre Matos gravou a demo The Killera Sword em 1985 e os álbuns Soldiers of Sunrise, em 1987, e Theatre of Fate, em 1989. Com estes dois discos a banda teve um reconhecimento internacional, principalmente no Japão e na Europa e que resultou no lançamentos dos álbuns no Japão. Após o lançamento de Theatre of Fate Andre decidiu deixar o Viper, pois não conseguiria conciliar a banda com seus estudos na faculdade, e com isso ocorreu sua separação da banda. 
_______________________________________________________________________ 

ANGRA (1991-2000) 
Enquanto esteve na faculdade, André Matos conheceu Rafael Bittencourt e com ele teve a ideia de começar uma nova banda onde pudessem mesclar o heavy metal com a música erudita, o que mais tarde resultaria na criação do Angra. Com o Angra, desen uma carreira ao longo de nove anos com turnês pelo Brasil, Europa, Ásia e América Latina, com mais de um milhão de cópias vendidas e que o deram projeção mundial, consagrando Andre Matos como um dos principais vocalistas do chamado power metal. Com o Angra Andre Matos gravou a demo tape Reaching Horizons em 1992, o álbum Angels Cry em 1993, o EP Evil Warning em 1994, a demo tape Eyes of Christ em 1995 e o álbum Holy Land em 1996. Ainda no mesmo ano o Angra lançou o single "Make Believe" e o EP Freedom Call, em 1997 o EP ao vivo Holy Live e em 1998 os singles "Lisbon" e "Rainy Nights" e o álbum Fireworks. Nesse mesmo período Andre Matos foi sondado como possível substituto de Bruce Dickinson no Iron Maiden em um concurso que escolheria o novo vocalista da banda inglesa, mas a vaga acabou ficando com Blaze Bayley.
_______________________________________________________________________ 

SHAMAN (2000-2006) 
No começo de 2000 Andre decide deixar o Angra devido a problemas com o empresário da banda. O baixista Luis Mariutti e o baterista Ricardo Confessori também deixam o Angra juntamente com Andre Matos e formam a banda Shaman, convidando Hugo Mariutti para ser o guitarrista. Logo com seu primeiro álbum, o Ritual lançado em 2002, a banda assinou contratos com vários selos no exterior, como JVC no Japão e Universal Music no Brasil. O álbum teve inclusive uma de suas faixas ("Fairy Tale", de autoria de Andre Matos) incluída na trilha sonora da novela global O Beijo do Vampiro. No ano seguinte foi a vez do lançamento do DVD RituAlive gravado no Credicard Hall e que contou com as participações especiais de Marcus Viana, Tobias Sammet, Sascha Paeth, Andi Deris e Michael Weikath, um DVD cuja qualidade de vídeo e áudio foi considerada acima da média. Em 2005 o Shaman lançou o álbum Reason que resultou em mais uma turnê mundial.
_______________________________________________________________________ 

CARREIRA SOLO
O primeiro álbum de André Matos em sua carreira solo foi o Time to Be Free lançado em 2007 e sucedido por sua primeira turnê pelo Brasil, Europa e Japão com seu novo projeto. Em 2009 o segundo álbum de sua carreira solo foi lançado sob o nome Mentalize. No ano seguinte, ele participaria mais uma vez do projeto Avantasia, desta vez no álbum The Wicked Symphony, embora desta vez cantasse em apenas uma faixa: "Blizzard on a Broken Mirror". Ainda em 2010, Andre Matos e o guitarrista finlandês Timo Tolkki anunciavam a formação do supergrupo Symfonia. Em abril de 2011, o supergrupo, que contava ainda com Jari Kainulainen, Mikko Härkin e Uli Kusch, lançou o seu primeiro disco In Paradisum, dando a banda início a sua turnê mundial no segundo semestre de 2011. O grupo acabou alguns meses depois, após Timo anunciar sua aposentadoria da música.
_______________________________________________________________________ 

ROCKLIST
Confira 5 álbuns indispensáveis na carreira da lenda do metal André Matos: 
Soldiers of Sunrise - Vyper (1987) 
Angels Cry (1993) 
Ritual - Shaman (2002) 
Time to Be Free - Solo (2007) 
In Paradisum - Symfonia (2011)
_______________________________________________________________________ 

INSTAROCK 
A semana do rock roraimense no Instagram

#André Matos Fans 
Siga @andrematosfans 

#André Matos Fans 
Siga @andrematosfans 

#André Matos Fans 
Siga @andrematosfans 

#André Matos Fans 
Siga @andrematosfans 

Siga o Instagram do Blog Roraimarocknroll @roraimarock 
_______________________________________________________________________ 

RORAIMAROCK INDICA 
Confira os perfis e páginas que você deve acompanhar nas redes sociais 

#Andre Matos
 
_______________________________________________________________________ 

FECHA A CONTA
Para se manter informado sobre tudo que acontece no rock roraimense 
Acesse o blog da coluna, no www.roraimarocknroll.blogspot.com 
Siga-nos no twitter @roraimarock 
Curta nossa página no facebook/blogroraimarocknroll 
Participe da coluna com sugestões através do e-mail roraimarock@gmail.com


PUBLICAÇÃO
JORNAL FOLHA DE BOA VISTA | CADERNO B
COLUNA RORAIMAROCKNROLL | ANO 9
5ª EDIÇÃO | 11/06/19 | ESPECIAL ANDRE MATOS

Nenhum comentário: