14 de dez. de 2017

RETROSPECTIVA RORAIMAROCKNROLL 2017 – O INÍCIO



Nesta Edição: Galpão Rock, Balck Revolt, Red Roof, Bolivar Blues, Kiko Britez, Trupe de Marte, II Extremo Norte Metal Fest, Isah Carvalho, Arlan Salgado, Awaken, Carnívoro, Spectro Negro, Old Page, Estado de Coma, Prime Machina, Deadly Hatred e Caos Devasta, Capitão Kverna

Por Victor Matheus – Blog Roraimarocknroll

O fim do ano está chegando, e o Blog Roraimarocknroll preparou uma retrospectiva cronológica, comentando os principais acontecimentos na cena do rock roraimense em 2017. Nesta série especial, recordaremos os fatos marcantes de um ano interessante para a cena rock mais ao extremo do norte do Brasil.


O FIM DE 2016

Todo o fim de ano, desde a sua criação em 2010, o Blog Roraimarocknroll faz um balanço de suas atividades e da movimentação da cena rock de Roraima através da Coluna Senta a Púa, assinada por este blogger que aqui escreve. A última publicação do ano de 2016, intitulada ‘Senta a Púa – O que será do rockroraimense em 2017?’ encerrou o ano do Blog com as seguintes expectativas:

“Esperamos e sobretudo desejamos que o ano de 2017 seja um novo divisor de águas no rock roraimense, que mais bandas apareçam, que bandas veteranas se inspirem e retornem a tocar, compor, gravar e lançar novo material, e que esta nova geração de bandas continuem valorizando o profissionalismo, a ética e o respeito àqueles que somam e colaboram para o rock de Roraima ser grande e reconhecido. “

O INÍCIO DE 2017: JANEIRO

Black Revolt: 1º show do ano na cena rock de Roraima

O ano de 2017 no Blog Roraimarocknroll iniciou no dia 03 de janeiro, com a publicação da 31ª Edição do 6º ano da Coluna Roraimarocknroll no Jornal Folha de Boa Vista.

Os destaques desta edição foi à divulgação do então mais novo pico do rock roraimense, o Galpão Rock, um pub voltado para a cena underground com som mecânico e shows ao vivo de bandas autorais e covers, e que na época recebeu o apoio gratuito e irrestrito do Blog Roraimarocknroll na divulgação da sua programação, a custo zero para o pub.

Nesta mesma edição ainda tivemos o primeiro lançamento do ano, o web clipe ‘I tried so hard’, da banda venezuelana Bolivar Blues, gravado ao vivo no Porto do Babazinho, e outro destaque, a divulgação do 2º Prêmio Melhores do Ano Roraimarocknroll, que visa premiar e reconhecer os artistas, bandas locais, eventos e produtores culturais de Roraima que fazem parte da cadeia produtiva da música por aqui.

Seguindo a divulgação da cena, o Blog publicou a agenda da semana com o primeiro show de rock do ano, com as bandas Black Revolt e Red Roof, no Galpão Rock. Também divulgamos as novidades na carreira do cantor Kiko Britez, ex-participante do programa global The Voice Brasil, que encerrara a carreira com a banda Carta Pedrada para caminhar agora em trabalho solo.

No dia 10 de janeiro, divulgamos as novidades da banda Trupe de Marte, que entraria em estúdio para a gravação do seu primeiro disco (leia aqui). A matéria foi assinada pela jornalista Isah Carvalho, rock girl e colaboradora do Blog Roraimarocknroll desde o seu surgimento em 2010. A matéria foi publicada originalmente no caderno de cultura do jornal Folha de Boa Vista, e compartilhada no Blog.

Também publicamos em janeiro as novidades e os planos do Blog para o ano, na publicação ‘Blog Roraimarocknroll – Novidades 2017’, celebrando meio milhão de acessos e compartilhando vários depoimentos de leitores, personagens da cena e colaboradores que contribuem para o rock macuxi.

Trupe de Marte - Eleita pelo público do Blog Roraimarocknroll 
a Banda do Ano de 2016 do Rock Roraimense 

Em 16 de janeiro, os leitores do Blog conheceram os vencedores do 2º Prêmio Melhores do Ano Roraimarocknroll, eleitos através de votação por enquete no Blog. Foram 10 categorias para o público votar e mais de 4 mil votos somados. Um sucesso para o rock de Roraima.

A cena do metal Roraima também deu seu pontapé no início do ano. Em 19 de janeiro, o Blog divulgava a programação do II Extremo Norte Metal Fest, que aconteceria nos dias 02 e 03 de fevereiro no Galpão Rock, o novo pico do rock local, com shows das bandas locais Awaken, Carnívoro, Spectro Negro, Old Page, Estado de Coma, Prime Machina, Deadly Hatred e Caos Devasta, do Amazonas.

O II Extremo Norte Metal Fest, foi um evento que cobrou ingresso do público, mas não pagou cachê para as bandas, o que motivou o Blog Roraimarocknroll a encerrar a parceria com o Galpão Rock, por não aceitar de forma alguma que nenhum produtor local explore as bandas da cena, monetizando em cima do seu trabalho sem nenhuma contrapartida.

Tivemos ainda em janeiro mais quatro edições da Coluna Roraimarocknroll, com destaques na 32º edição para o Papo Reto com o baterista Arlan Salgado, que causou muitas polêmicas na cena e o retorno da banda Capitão Kverna, divulgado na 33ª Edição.

Janeiro encerrou com a publicação no dia 31, do primeiro artigo deste blogger no ano, intitulado ‘A Auto sabotagem do Rock Macuxi’, onde comentei o amadorismo na cena por parte de alguns produtores locais mais interessados em seus lucros financeiros, na exploração das bandas, e nenhum pouco preocupados com as expectativas aguardadas para o ano: o profissionalismo, humildade e respeito com as bandas da cena.

Continua...

Nenhum comentário: