10 de mar. de 2017

BLOG RORAIMAROCKNROLL - 7 ANOS CONTANDO A HISTÓRIA DO ROCK DE RORAIMA


Em 07 de março de 2010 estreava na blogsfera de forma despretensiosa o Blog Roraimarocknroll. Inicialmente idealizado para ser um blog pessoal do músico e produtor cultural Victor Matheus, em pouco tempo o Roraimarocknroll evoluiu para um blog de notícias especializado na cultura rock do extremo norte do Brasil.


No começo de 2011 o Roraimarocknroll ganhou os holofotes do público e da cena rock de Roraima quando passou a cobrir eventos e shows de rock em Boa Vista. Inicialmente as resenhas e matérias publicadas no Blog geraram uma avalanche de polêmicas e tretas homéricas nas redes sociais, e também abriu um espaço democrático que deu voz a todos interessados na produção rock de Roraima.

Vinheta do Skinni Rock Festival Boa Vista

O Blog Roraimarocknroll surgiu num momento interessante no cenário da música independente do Brasil e bem diferente e antagonista do que é hoje. Em 2010 havia um quantidade incontável de festivais de rock pelo Brasil, a cena independente ganhava cada vez mais visibilidade através de plataformas digitais e sites especializados, como o Trama Virtual, Palco mp3, entre outros. 

A cena underground iniciou um processo de amadurecimento e profissionalismo. Eventos mais organizados surgiram, capitalizando patrocínios públicos e privados. Os editais de incentivo a cultura pipocavam por todo o Brasil, por meio do Ministério da Cultura, BASA, Petrobrás, Itaú Cultural, etc, abrindo caminho para que produtores culturais, coletivos e artistas pudessem viabilizar seus projetos através do poder público e iniciativa privada. O Brasil vivia "tempos prósperos" na cultura, apesar da corrupção latente dos bastidores.

Veludo Branco - Grito Rock Boa Vista

A Abrafin (Associação Brasileira de Festivais Independentes) criada em 2005 com a finalidade de potencializar, agregar e promover a troca de informações sobre os festivais de música independente que aconteciam em todas as regiões do Brasil já era uma realidade consolidada. 

Conectada umbilicalmente com o Circuito Fora do Eixo por meio de diversos produtores e coletivos, A Abrafin revolucionou e conectou a música independente do Brasil. Produtores de festivais tradicionais como Porão do Rock, Abril Pro Rock, Rec Beat, Bananada, Goiânia Noise, Casarão, entre outros, pavimentaram o caminho para que novos festivais e micro rotas de circulação de artistas surgissem, vitaminando a música independente brasileira e dando holofotes principalmente ao rock underground.


Bandas de Roraima começaram a circular por todo o Brasil. Veludo Branco, Somero, Garden, AtlF4, Klethus e Iekuana foram algumas das bandas locais que tiveram a oportunidade de tocar fora de Roraima em festivais da Abrafin ou ligados ao Fora do Eixo.

Infelizmente em 2012 a Abrafin foi implodida pelo Circuito Fora do Eixo (leia aqui), que ganhava uma ascensão meteórica no mercado da música e se apropriando do capital cultural e conteúdo produzido por milhares de artistas de diversos seguimentos pelo Brasil e países vizinhos (leia aqui)

WebTV Roraimarocknroll - Viverde no II Indie ao Extremo

Paralelamente ao que acontecia no cenário da música independente no Brasil, o Blog Roraimarocknroll consolidava sua marca na cena rock roraimense conquistando o reconhecimento do público e das bandas como referência na produção de conteúdo relacionado ao rock de Roraima.

Em maio de 2011 o Blog ganhava espaço no jornal Folha de Boa Vista com a Coluna Roraimarocknroll, a versão impressa do Blog publicada semanalmente no Caderno B. A partir da Coluna Roraimarocknroll o Blog passou também a fomentar a cena rock macuxi promovendo eventos e festivais, e divulgando a história do rock de Roraima por meio da WebTV Roraimarocknroll, um canal do youtube voltado para o movimento rock do extremo norte do Brasil.

Veludo Branco no Festival Megafônica em Belém/PA

Desde 2011 o Blog Roraimarocknroll já promoveu os seguintes projetos, eventos e festivais:

- Skinni Rock Festival Boa Vista
- Hey! Ho! Let's Go! - Homenagem ao Dia Mundial do Rock
- Roraimarocknroll - A Festa
- Vitrola Rock Beat (em parceria com o Bateras Beat)
- Noites Som do Norte (em parceria com o portal Som do Norte)
- Sexta Rock do Antique Pub (em parceria com o Antique Pub)
- Prêmio Melhores do Ano Roraimarocknroll
- Coletânea Roraimarock
- Programa de Rádio Estilo Rock
- Coluna Roraimarocknroll
- Selo Roraimarock Discos.

Em síntese, o Blog Roraimarocknroll tornou-se o maior portal especializado na cultura rock de Roraima, registrando mais de 500 mil acessos, uma coluna no Jornal Folha de Boa Vista, WebTV no youtube, o Selo Roraimarock Discos, o programa de rádio Estilo Rock, a coletânea Roraimarock, além de estar presente nas redes sociais facebook, twitter e instagram.


O Roraimarocknroll também viu nascer e extinguir incontáveis bandas de rock em Roraima, eventos, e picos de rock, e procurou sempre registrar cada acontecimento para a história da música de Roraima.

Hoje o Roraimarocknroll já escreveu definitivamente seu nome na história da imprensa de Roraima, e ao longo dos 7 anos buscou sempre estar na vanguarda, abrindo espaço e dando voz a todas as bandas independentes de Roraima.

O Roraimarocknroll já apresentou para o leitor algumas novidades para 2017 e ainda há mais por vir e em breve será divulgado. Enquanto isso, segue ampliando sua editoria e promovendo as bandas de Roraima, a razão maior de sua existência.


Como um veterano de guerra, o Roraimarocknroll também teve seus altos e baixos. Se envolveu em polêmicas, ganhou inimigos e também arrebatou muitos apoiadores, mas jamais perdeu sua essência que fez dele ser o que é hoje. Sempre sagaz, por muitas vezes ácido e sincero por demais em suas pautas, na maioria escrita pelo autor Victor Matheus, o Roraimarocknroll nunca escondeu que sua bandeira de ideias libertárias devem ser propagadas e defendidas com unhas e dentes. 

Banda Papa Velhas em 2001

Talvez seja esta a maior razão do Roraimarocknroll continuar crescendo e permanecer por tantos anos na vanguarda da produção cultural de Roraima, por jamais se submeter as mesquinharias que rolam nos bastidores da cultura do extremo norte do Brasil, e expor, mesmo que custe um preço alto, os equívocos que envolvam bandas e produtores culturais "fomentadores" do rock macuxi.

WebTV Roraimarocknroll - II Sabaoth Norte Festival

A história já foi escrita e continuará sendo, e o certo é que o Blog Roraimarocknroll já é parte definitiva do rock de Roraima. Gostem ou não, respeitem ou não, concordem ou não, todos que acompanham o Blog sabe que sem o Roraimarocknroll muito do que foi produzido e realizado em termos de rock em Roraima jamais seria registrado para a história e lembrando por muitas gerações.


Aos haters e admiradores do Roraimarocknroll saibam que a história segue, e que sempre haverá espaço aberto para qualquer colaborador ou banda que se disponha a divulgar seu trabalho ou somente compartilhar suas ideias. 

O combustível que move uma ideia, um sonho, as vezes percorre caminhos de espinho, conflitos, altos e baixos, mas não se acaba quando é feito com honestidade e permanece vivo para as futuras gerações. Bandas de rock, eventos, casas noturnas, festivais, produtores culturais, coletivos, e ideias passam, mas a história fica, e o Blog Roraimarocknroll também ficará. 

Fecha a conta.

Nenhum comentário: